Se você é novo no combate e se pergunta qual a diferença entre Boxe e Muay Thai, você não está sozinho.
Na superfície, os atletas dos dois esportes são parecidos. Ou seja, ambos usam shorts de boxe, luvas, bocais e protetores de virilha. Além disso, os boxeadores e lutadores Muay Thai não treinam sob um sistema de classificação como outras artes marciais.
Os esportes podem compartilhar algumas características comuns em situações da vida real, mas há muito mais neles do que o que você vê na superfície. Aqui estão algumas das maiores diferenças entre os dois estilos de luta.
Qual a Diferença entre Boxe e Muay Thai?
Golpes
A primeira diferença entre Muay Thai e boxe é o número de golpes que os combatentes de cada disciplina podem usar.
No Muay Thai, os lutadores têm mais opções quando se trata de atacar, podendo dar socos, chutes, joelhos, cotovelos e arremessos e o clinch, e é por isso que muitos fãs chamam o esporte de rei das artes impressionantes. Além disso, quando os lutadores se agarram em Muay Thai, eles podem atacar até que o árbitro os separe.
No boxe, porém, os lutadores só podem usar socos para atacar, seja de fora ou de dentro. Além do mais, quando os boxeadores se agarram, o árbitro os separa muito rapidamente – mas geralmente não antes que algum boxe sujo ocorra.
Socos
O boxe ainda produz os melhores socos do mundo – seria difícil refutar que como praticantes da “doce ciência” gastam cada sessão de treinamento afiando apenas uma arma: seus socos.
Ao lado de um sólido programa de força e condicionamento, a repetição é a razão pela qual os boxeadores têm algumas das técnicas de socos mais limpas em todos os esportes de combate. Eles realmente encontraram as formas mais poderosas de dar socos, evidentes quando transformam seus quadris em ganchos e pivotam seu pé traseiro ao arremessar retas ou cruzadas.
Embora o Muay Thai incorpore o boxe em sua arte, a mecânica dos socos é muitas vezes muito diferente. Essas nuances sutis mencionadas acima nem sempre são encontradas no Muay Thai porque os lutadores seguem os socos com pontapés e outras armas.
Mas isso não significa que o soco seja mais fácil de aprender em Muay Thai. É apenas diferente.
Postura e Trabalho de Pés
Uma das diferenças mais marcantes entre um boxeador e um lutador Muay Thai é a postura e o trabalho de pés que cada um geralmente possui.
Em uma partida de boxe, na maioria das vezes, os boxeadores tendem a ficar um pouco de lado para se tornarem um alvo menor. Eles também se mantêm leves nas bolas de seus pés, o que lhes permite girar, desviar, entrar e sair do alcance mais rapidamente para atacar e contra-atacar.
Em Muay Thai, porém, os lutadores ficam de pé com seus quadris mais lineares, o que lhes permite atacar com golpes que não sejam socos – como pontapés e joelhos. Além disso, os boxeadores tailandeses têm os pés mais chatos. Às vezes, eles colocam peso no pé de trás, como quando planejam atacar com um chute ou bloquear um chute de perna. Outras vezes, eles põem peso no pé da frente, como quando querem dar um chute redondo atrás.
Dito isto, raramente se vê um boxeador tradicional tailandês saltando sobre os dedos dos pés. Eles podem fazer isso durante os saltos de pneu no ginásio, mas não no ringue.
Ritmo de Ataque
Por causa das diferentes armas que tanto os boxeadores quanto os lutadores Muay Thai têm à sua disposição, o ritmo de seus ataques tende a variar.
Isto é mais evidente quando você não apenas observa, mas os escuta quando eles fazem trabalho de pad pad na academia. Os pugilistas tendem a atacar em ritmos constantes. Golpe, soco reto, gancho. recuar. Uppercut, soco reto. abaixar. Uppercut, soco reto, gancho, gancho.
Os lutadores Muay Thai, por outro lado, têm um ritmo mais quebrado. Jab. Pausa. Jab. Pausa. Jab, chute, chute. Bloqueio. Chute. Pausa. Golpe reto, cotovelo.
As variações nos ataques são obviamente infinitas e levam tempo para aprender, mas a frase “socos em cachos” não veio do boxe por engano.
Movimento da Cabeça
Finalmente, o movimento da cabeça tende a ser outra grande diferença no boxe ocidental e no Muay Thai.
Os boxeadores não precisam se preocupar com cotovelos, pontapés e joelhos, por isso têm uma enorme vantagem na medida em que podem mover livremente a cabeça para escapar de socos, pato sob socos e escorregar socos.
Em Muay Thai, porém, o movimento excessivo da cabeça pode ser preocupante. Abaixar-se sob um gancho deixaria alguém aberto para um joelho no rosto. Escorregar muito para um lado pode sinalizar para o outro lutador que ele deve dar um chute alto.
Entretanto, isso não significa que um lutador Muay Thai irá absorver o que for em direção as cabeças. Eles movem a cabeça, mas a parte superior do corpo costuma seguir quando evadem os chutes. E se eles escapam dos socos, eles se movem o suficiente para que o ataque mal os agarre.