Se você estiver se perguntando: natação hipertrofia músculos, então a resposta curta é sim, mas você pode precisar incluir outros tipos de treinamento se estiver ficar sarado, e aprender sobre seus tipos de fibra muscular.
A natação é essencialmente um tipo de treinamento de resistência, com a água proporcionando ‘resistência’ enquanto você tenta se impulsionar para a frente.
Como em todos os exercícios de resistência, fazer isso repetidamente eventualmente levará a adaptações musculares positivas (leia-se: você ficará mais forte.) Mas se você quiser obter músculos maiores, você pode precisar acrescentar algumas formas maiores de resistência.
Natação Hipertrofia os Músculos?
Nadar é exercício contra a resistência à água, e qualquer forma de exercício contra uma resistência externa irá construir músculo.
O músculo é construído com natação pela resistência da água e pelo esforço necessário para gerar propulsão através da água. Nadar sozinho, entretanto, só construiria músculo de forma finita.
Isto significa que é possível planar com seu crescimento muscular se a natação for sua principal forma de exercício. Para combater isto, sugere-se aumentar a quantidade de seu treinamento, o que significaria nadar com mais frequência ou por períodos mais longos de tempo.
Alternativamente, você poderia pegar um par de halteres ajustáveis e começar a fazer algumas sessões dedicadas ao levantamento de peso ao lado de sua rotina de natação.
Quais Músculos a Natação Trabalha?
Como um treino de corpo inteiro, a natação trabalha quase todos os músculos do corpo e pode lhe dar uma figura mais equilibrada e atlética do que o treinamento de peso.
Também é de baixo impacto – portanto, coloca menos tensão nas articulações e ossos.
Os principais grupos musculares envolvidos na natação são os glúteos, que são responsáveis pelas ações das pernas em todas as batidas. O glúteo máximo – o maior dos músculos do bumbum – é o principal impulsionador da extensão do quadril e da propulsão de força. O músculo latissimus dorsi (costas) impulsiona os movimentos do antebraço e a maior parte do puxão.
Os deltóides (ombros), bíceps (frente dos braços), tríceps (costas dos braços) auxiliam nos movimentos da parte superior do corpo. Os peitorais (peito), quadríceps (parte dianteira da coxa), tendões de perna (parte traseira da coxa) funcionam em todos os movimentos da perna, enquanto os bezerros (parte inferior da perna) apontam os tornozelos.
Nados Diferentes Trabalham Músculos Diferentes?
Todos os nados dão aos principais grupos musculares do corpo um bom treino, desde os abdominais, costas, antebraços, ombros, tendões e glúteos. Mas a mistura dos nados vai direcionar ainda mais para grupos musculares específicos.
O latissimus dorsi (um músculo no dorso do corpo) impulsiona as ações de tração e sobrecarga do membro superior e auxilia com peitorais e deltoides. Os glúteos estão fortemente envolvidos em todos os derrames, assim como os quadríceps e o posterior da coxa.
- Nado de peito: Os músculos mais dominantes são os do quadril e das pernas, particularmente os abdutores de quadril, que afastam as pernas do corpo e os adutores de quadril as unem novamente”. Os músculos do peito ajudam o nadador a iniciar o nado.
- Nado Borboleta: Este tem uma ênfase maior na parte superior do corpo, de modo que o latissimus dorsi, deltoides e trapézio superior (ao redor do pescoço e ombro superior) à medida que os braços se expandem por cima em uma gama tão grande de movimentos. Os peitorais são dominantes em trazer os braços em direção ao corpo a partir da parte superior do corpo. Os flexores e quadríceps realizam o movimento de flexão do quadril (flexão), enquanto os glúteos e os tendões do quadril contra-atacam com a extensão do quadril (abertura).
- Nado Costas: Esta depende muito do latissimus dorsi novamente, assim como dos deltoides e tríceps (costas dos braços), que auxiliam a parte superior do corpo. Os quadríceps (coxa dianteira) e peitorais (peito) trabalham especialmente duro para manter o nadador a flutuar.
- Nado Crawl: “Uma mistura de todos os músculos é usada no crawl, mas o corpo depende mais das longas alavancas dos braços e pernas para gerar energia. Um núcleo forte é essencial para este golpe e, como na maioria dos estilos de natação, latissimus dorsi, peitorais, glúteos e os tendões do martelo estão fortemente envolvidos.
Quanto Tempo Preciso Nadar para Ganhar Massa?
Isso depende do seu nível de fitness básico.
Se você é novo em natação, ou em exercício, esta atividade vai construir músculo mais rapidamente porque o corpo está sendo sobrecarregado com uma resistência maior do que a que está acostumado.
Independentemente do nível de condicionamento físico, o alto número de repetições de natação significa que os músculos são expostos rapidamente à resistência e construirão músculo. Mas os nadadores regulares precisariam continuar a aumentar seu treinamento regularmente ou acrescentar alguma forma de treinamento de força adicional para continuar a construir músculo ainda mais.
Isto porque os ganhos de força ocorrem quando o corpo está sob “sobrecarga progressiva”, portanto, se você quiser ver melhorias na massa muscular, você precisa treinar regularmente – cerca de três vezes por semana durante oito a 12 semanas.
Isto dá tempo para que os músculos sustentem micro traumas – pequenas lágrimas na fibra muscular – do exercício. Estes traumas no músculo então se reparam e crescem como resultado. Quanto mais isso acontece, mais forte o músculo se torna.