Você sabe que o Wado-Ryu no Karatê tem um estilo misto de Shindo Yoshin Ryu Jujutsu e Okinawa? Sim, isso é verdade porque ele tem evoluído de tempos em tempos. Começando de Okinawa para o Japão, enfrentou muitas mudanças em seu estilo.
O nome Wado-Ryu – representa o ‘Caminho da Harmonia ou da Paz’. A razão pela qual ele se destaca do resto é que ele se concentra especialmente na promoção da harmonia.
Além disso, o que me fascina neste estilo de karatê são seus princípios como Maai, Tai Sabaki, etc., e alguns movimentos corporais para autodefesa.
Vamos mergulhar para saber mais sobre Wado-Ryu, sua história, seu fundador, ranking de cintos, e muito mais.
Como Funciona o Wado-Ryu no Karatê?
O Wado-Ryu é um estilo tradicional de karatê japonês que se concentra em esquivar-se ou controlar o ataque do adversário para se proteger. Ao invés de usar apenas a força física, você deve manter a disciplina corporal enquanto executa certas técnicas de karatê.
No entanto, outros estilos de karatê se concentram mais no soco; baseia-se no princípio de que o recuo é mais eficaz do que a força brutal. Além disso, envolve posturas naturais mais curtas como articulações e bloqueios de técnicas do estilo Jiu-Jitsu.
História do Karatê Wado-Ryu
Como você sabe, o karatê foi desenvolvido pela primeira vez em Okinawa. Mas você sabe como ele chegou ao Japão?
Bem, é devido ao intercâmbio cultural entre a China e o Japão. Até agora, ele teve muitas formas e estilos diferentes, praticados em diferentes escolas de karatê. Wado-Ryu é um desses estilos de karatê.
O Shindo Yoshin-Ryu (estilo Jujutsu) reflete a base para o Wado-Ryu. Se considerarmos o Jujutsu, ele foi desenvolvido por Yoshitoki Akiyama. Ele viajou para a China, onde aprendeu métodos de cura chineses, bem como técnicas de combate.
Um dia, enquanto estava sentado, ele observou um salgueiro. Ele notou que o salgueiro não tinha nenhum ramo quebrado, apesar da queda de neve. Quando o peso da neve se torna mais pesado, ela se dobra para cair. Esta observação o levou a desenvolver uma nova técnica de Karatê, o Jujutsu, que depois evoluiu para Wado-Ryu.
Quem Criou o Wado-Ryu?
Hironori Otsuka lançou as bases deste estilo de karatê. Ele começou a estudar o Shindo Yoshin Ryu Jujutsu sob Tatsusaburo Nakayama. Mais tarde ele se tornou o instrutor chefe do Shindo Yoshin Ryu Jujutsu.
Depois de estudar Karatê com o Mestre Gichin Funakoshi em 1922 e com Choki Motobu e Kenwa Mabuni em 1939, desenvolveu seu estilo de Karatê chamado Wado-Ryu
Hironori Otsuka se inspirou no karatê de Okinawa. Ele descobriu que o Karatê de Okinawa tem técnicas diferentes do Jujutsu e vice versa. Então veio à sua mente fundir ambas e aplicar as técnicas do Jujutsu ao Karatê de Okinawa. É por isso que o Wado-Ryu foi o resultado da combinação destes dois estilos.
Chutes no Wado-Ryu
- Mawashi Geri: Pode atingir uma ampla gama de alvos em diferentes alturas devido à velocidade, potência e habilidade.
- Hiza Geri (Chute de joelho): Usado quando não se pode estender as pernas porque o adversário está bem perto de você.
- Mae Geri (Chute frontal): É um chute muito básico para autodefesa.
- FumiKomi: Usado para atacar o joelho, a coxa e o pé de um adversário.
- Kin Geri (Chute na virilha): Este chute visa a área da virilha, bem como a parte interna das coxas.
- Kansetsu Geri (Pontapé de articulação): Alvos na lateral ou nas costas do joelho de um adversário.
- Ushiro Geri (Chute de Costas): Alvo na parte de trás do chutador e é menos preciso.
- Ashi Bari: Tira o equilíbrio do adversário do chão
- Kakato Otoshi Geri: Objetiva o osso da cabeça ou do ombro do adversário.
- Mikazuki Geri (Chute Crescente): Objetiva a cabeça ou o osso da coleira do adversário.
Socos no Karate Wado-Ryu
- Zuki (Tsuki)
- Empi (golpe de cotovelo)
- Gyakuzuki (soco reverso)
- Haishu (mão de trás)
- Haito
- Hitosashi Ipponken (golpe de articulação – 2ª articulação do dedo indicador)
- Ippon Nukite (uma mão de lança de um dedo)
- Junzuki (soco frontal)
- Koken Uchi (golpe de pulso com a parte de trás do pulso dobrada)
- Maewashi Zuki