O esqui cross-country está desfrutando de uma popularidade por todos os tipos de razões, uma das quais é o quão acessível é para iniciantes. Suas necessidades de equipamento são modestas, assim como as taxas de trilha, e você pode estar de pé e andar de bicicleta por uma paisagem de inverno imaculada em pouco tempo.
Tipos de Esqui Cross-Country
Uma fonte comum de confusão é: “Qual é a diferença entre o esqui cross-country, XC e o esqui nórdico”? Estas são formas diferentes de descrever o mesmo esporte. “XC” é a abreviatura de “cross-country”. “Esqui nórdico”, que deriva da região onde se originou, é simplesmente outra palavra para esqui de fundo.
Esqui clássico
A versão original do esporte, que envolve um passo em linha reta. A própria passada é chamada de “passada diagonal” ou “chute e deslize”. Alguém que fala em “esqui cross-country” geralmente significa que está praticando o esqui de fundo clássico.
Skate esqui
Há algumas décadas, os movimentos de esqui desta técnica parecem um patinador de velocidade no gelo. Não é surpreendente que os esquiadores se movimentem mais rápido do que os esquiadores de fundo clássicos.
Onde Aprender Eski Cross-Country
Enquanto é possível ir sozinho e pegar o jeito do movimento básico, você aprenderá mais rápido e progredirá mais rapidamente se alguém lhe ensinar.
- Inscreva-se para aulas: Você pode encontrar instrutores treinados profissionalmente em estações de esqui de cross-country. Você também pode se inscrever para aulas através de clubes de esqui nórdicos, departamentos de parques e empresas de equipamentos.
- Aprenda com um amigo: Um amigo experiente pode ensiná-lo em qualquer espaço aberto coberto de neve (parques da cidade e campos de golfe podem funcionar), mas uma área de recreação que tenha trilhas preparadas (com pistas de neve e esqui suaves) é a melhor opção. Você também quer terrenos planos – e áreas que não apresentem risco de avalanche.
Equipamentos de Esqui Cross-Country
Se você fizer uma aula, o equipamento deve ser fornecido. Caso contrário, alugar esquis, botas e bastões é sensato para suas primeiras vezes. Você também pode pedir equipamento emprestado a um amigo, embora a probabilidade de que ele lhe sirva seja pequena.
- Esquis: O comprimento correto do esqui depende de seu peso, informações que devem ser listadas nas tabelas de tamanho do esqui.
- Botas e amarrações: Suas principais preocupações como novo esquiador de fundo são que você tenha um sistema compatível de bota/binding (NNN é comum) e que você esteja familiarizado com o funcionamento de seu sistema. As botas, independentemente do sistema, devem ser confortáveis e flexíveis.
- Polos: Com pontas na neve, a parte superior dos bastões com o tamanho correto é sobre até mesmo com seus sovacos. Você pode usar bastões de trekking com cestos de neve em uma pitada, embora os bastões de esqui cross-country funcionem melhor.
- Camadas adicionais de roupa: Como em qualquer atividade ao ar livre, você deve se vestir em camadas, tendo em mente que você vai gerar calor à medida que se move. Você precisa de roupas que se movimentem livremente e que possam lidar com o suor (sintéticos e lã, não algodão). Certifique-se também de ter camadas que funcionem bem em condições de frio, neve e vento.
- Reponha outras roupas: Não é necessário comprar roupas nórdicas especiais quando você está começando, porque suas camadas para outras atividades ao ar livre, como caminhadas, podem fazer o trabalho.
- Traga um chapéu e luvas: Ter dormência em seus ouvidos ou dedos não é divertido.
Precauções no Esqui Cross-Country
- Seja pró-ativo em manter o calor: Não espere para ajustar as camadas se você estiver ficando frio, especialmente nas extremidades. Também ajuste as camadas se você estiver suando muito, pois o excesso de umidade pode resfriar você. É sábio trazer aquecedores de mãos, aquecedores de pés e uma garrafa a vácuo cheia com uma bebida morna.
- Evite áreas de alto risco de avalanche: Ir a um resort minimiza esta preocupação, assim como esquiar em áreas planas e baixas, sem histórico de avalanches. Se você planeja esquiar em outros terrenos um dia, então aprenda o básico da preparação para avalanches.
- Saiba como navegar: Se você for onde não há um sistema desenvolvido de trilhas de cross-country, traga um mapa topográfico, uma bússola e possivelmente um GPS, e certifique-se de ter habilidades básicas de navegação antes de ir.
- Caia suavemente: Até mesmo esquiadores experientes tomam o tombo ocasionalmente. Se possível, no entanto, evite colocar seus bastões ou pulsos para fora quando cair, pois isso aumenta as chances de ferimentos ou danos nas engrenagens. Rolar de lado é geralmente uma boa tática, embora isso pressuponha que você tenha controle suficiente para fazê-lo, e que você não role em uma árvore ou outro perigo.
Confira: