Conhece os benefícios do Jiu-Jitsu? O Jiu-Jitsu brasileiro é uma arte marcial difícil, mas gratificante. Ao contrário de muitas outras artes marciais, ele não tem nada de marcante, ao invés disso, acontece principalmente no chão e utiliza estrangulamentos, estrangulamentos e bloqueios nas articulações.
Em anúncios de jornais da década de 1930 no Brasil, os benefícios do jiu-jitsu foram listados como “mais agilidade, reflexos mais acentuados, sentidos mais agudos, melhor circulação sanguínea e respiração, e uma sensação de absoluta tranquilidade, como resultado da autoconfiança que as técnicas do jiu-jitsu inculcariam”.
Hoje o esporte já existe há tempo suficiente para que possamos conhecer os benefícios além da propaganda de marketing . Aqui estão alguns dos benefícios.
Quais os Benefícios do Jiu-Jitsu?
É um grande exercício
As rodadas de sparring (também chamadas de rolos) têm geralmente cinco minutos de duração e incluem uma variedade de esforços de baixa e alta intensidade com pouco descanso.
De acordo com nossa estimativa baseada em pesquisas realizadas com atletas, 30 minutos de rolagem dura poderiam queimar aproximadamente 500 calorias.
Embora o VO2max dos atletas de jiu-jitsu seja apenas moderado em comparação com outros esportes, ainda é uma boa forma de exercício que requer resistência aeróbica e anaeróbica.
Você sempre será desafiado
Há uma quantidade de técnicas a aprender, começando com posições básicas, varreduras, transições e submissões. Há uma quantidade enorme de técnicas que você poderia aprender, e como nenhum adversário é exatamente o mesmo, você será forçado a adaptar constantemente qual destas técnicas você usa.
Essa é apenas a parte da técnica. Depois há os conceitos sutis embutidos no jiu-jitsu como equilíbrio, alavancagem, enquadramento e muito mais. É improvável que você fique sem coisas novas para aprender.
Há oportunidades regulares de sparring
Ele é uma arte marcial interessante por causa das oportunidades regulares de poupar e “testar” suas técnicas e hipóteses contra um oponente resistente.
A maioria das classes incluirá de 15 a 30 minutos de sparring divididos em rodadas de 5 minutos onde você pode lutar com oponentes de diferentes pesos e níveis de habilidade.
Isto significa que você está constantemente enfrentando pessoas diferentes com estilos de jogo diferentes, e deve constantemente refinar e mudar seu jogo.
Autodefesa
O Jiu-Jitsu ensina habilidades valiosas de autodefesa, particularmente como conter oponentes, técnicas de sobrevivência em terra e submissões projetadas para tornar um oponente inconsciente ou imobilizar suas articulações.
É relevante para o MMA
O Jiu-Jitsu tornou-se rapidamente uma das artes marciais fundamentais utilizadas por artistas marciais mistos em promoções de luta de alto perfil como o UFC e o Bellator.
Demonstrou uma grande utilidade no MMA, portanto, se você planeja aprender e competir no MMA, é uma adição útil ao seu arsenal.
Você fará parte de uma nova comunidade
Quando você começar a aprender Jiu-jitsu você será apresentado não apenas à sua comunidade de ginástica, mas também à próspera comunidade internacional. Isto existe não apenas no mundo real, mas também on-line em lugares como o Facebook.
Como um benefício adicional, o Jiu-jitsu é único, pois é bastante fácil não só conhecer os melhores atletas do esporte, mas também treinar com eles, lutar com eles e participar de seus seminários.
Há progresso e oportunidades de domínio
O Jiu-jitsu tem um sistema de faixas que vai desde o branco até o preto e até mais além até o vermelho. As academias lidam com a progressão do cinto e das listras de diferentes maneiras, com algumas usando graduações e outras sendo mais subjetivas.
À medida que você avança em sua jornada, você também pode se especializar em diferentes estilos de guarda e de jogo, e dominar vários aspectos destes estilos.
Há opções para ensinar
Se você está procurando oportunidades para desafiar a si mesmo através do ensino, é uma maneira de experimentá-lo.
Muitas academias ministram aulas para crianças onde os instrutores em início de carreira podem começar a ensinar jiu-jitsu como treinadores assistentes.
O ensino também tem um dos grandes benefícios do Jiu-Jitsu colateral de solidificar seus próprios conhecimentos à medida que você devolve à sua própria comunidade.
É divertido
Acima de tudo, o JIu-Jitsu é difícil, mas divertido. A primeira vez que consegui uma apresentação bem-sucedida no treinamento, fiquei eufórico.
Quando seu plano de jogo sai perfeitamente, ou você rola com um parceiro de treinamento confiável e se mistura em algum lixo saudável falando, você vai perceber o quanto é divertido.