Se você é um recém-chegado, pode não ficar imediatamente claro por que a clinch no Muay Thai é tão importante para um esporte que parece ser pouco mais do que kickboxing.
A clinch é o que realmente faz do Muay Thai um esporte único. Enquanto muito é feito dos chutes de canela e golpes de joelho do Muay Thai, é a presença da luta livre que torna o Muay Thai tão diferente de outras formas de luta de pontapés.
Se você se vê constantemente apanhado e espancado na luta, será quase impossível avançar na sua carreira de Muay Thai. Aprender como controlar seu oponente é a última forma de dominação de combate.
De amarrações a varreduras, de joelhos a cotovelos, dominar cada elemento da clínica lhe dá a base necessária para ser um muay nak verdadeiramente eficaz!
Como Funciona o Clinch no Muay Thai?
No boxe, o clinch é normalmente usado para a defesa. Como resultado, a maneira mais frequente de entrar nela é manter a guarda apertada e se desgarrar. O clinch no Muay Thai é ativamente encorajada, com varreduras e joelhos da clinch marcando muito alto. Isto permite que um lutador entre na clínica de formas mais variadas.
A maneira mais fácil de executar um clinch é através da luta de mãos. Um parry é uma forma de apanhar as mãos. Quando você assume o controle da mão de seu oponente, você deve ser capaz de entrar facilmente com um joelho ou cotovelo e depois começar a lutar quando no clinch.
Felizmente para os lutadores que lutam com garra, a garra é bastante difícil de ser evitada. Você provavelmente não vai se ver lutando para cair na rebite quando aprender a armar uma armadilha manual.
Não apenas isso, mas sempre que um soco falhar, você tem um caminho claro para entrar na rebite. Tenha o hábito de fazer seu oponente falhar. Quando você antecipar um soco ou uma reta traseira, escorregue para fora do soco, feche essa brecha e voilá!- você estará no clinch.
Se você é um lutador que gosta de acelerar o ritmo, você pode fingir um gancho em vez de realmente executá-lo. Você quer dar a volta na parte de trás da cabeça. A partir daí, você não só estará no clinch, mas já estará na posse do controle da cabeça, que é metade do seu trabalho feito.
Quando estiver de pé, você quer abandonar sua postura normal de luta, pois sua parte interna da coxa será muito vulnerável aos joelhos. Fique de pé quase normalmente com seus pés alinhados com seus ombros. Isto lhe dá o equilíbrio e a posição ideal para manipular seu oponente.
Manter os pés juntos também permite que você tenha um puxão repentino sobre seu oponente caso opte por se mover e girar de repente. Você não terá esse tipo de impulso se já estiver em uma posição.
Como Desarmar um Clinch no Muay Thai?
Embora seja importante saber como estabelecer uma clinch, saber como desarmá-lo é indiscutivelmente mais importante. Se você não for um lutador de clich, você será facilmente atacado e espancado por um se não for capaz de se sair dele.
A primeira coisa que você quer fazer é reduzir o espaço entre você e seu oponente. Se não o fizer, o resultado será alguns joelhos muito dolorosos para o esterno. Para fazer isso, você vai querer endireitar suas costas e dar um passo à frente. Os passos que você vai querer dar para escapar diferem de acordo com a posição de golpe em que você está.
Uma boa fuga geral é ganhar o controle de um dos bíceps de seu oponente e começar a puxá-lo para baixo, em direção ao chão.
A partir daqui, seu oponente tem uma de duas opções: ele pode permitir que você o puxe e o dobre fora de equilíbrio ou ele pode puxá-lo contra você para tentar manter sua posição. O mais comum é que seu oponente faça a última
À medida que o oponente puxa para cima no bíceps, você pode trocar de garra e empurrar para cima o tríceps de seu oponente. Isto abrirá o caminho para a cabeça e permitirá que você gire em volta e pegue o oponente de volta. Agora você pode desengatá-lo ou jogá-lo no chão. Alternativamente, forneça a seu oponente um contra-ataque na saída.