Conhece as faltas no basquete? O basquete tem dois objetivos diretos: arramessar a bola no aro para marcar um ponto, e marcar mais pontos do que a equipe adversária para ganhar o jogo.

Ao perseguir estes objetivos, um jogador pode cometer uma falta, uma infração que viole as regras do jogo. As faltas afetam o ritmo e a energia de um jogo, fazendo com que seja um desafio para os jogadores construírem um impulso para levar a vitória para casa.

Como Funcionam as Faltas no Basquete?

As faltas no basquete referem-se a contato pessoal ilegal ou conduta antidesportiva na quadra ou à margem de um jogo.

A maioria das faltas dos jogadores envolve contato que impede a jogabilidade de um jogador adversário. Quando um jogador comete falta com outro jogador de um time adversário no ato de chutar, o árbitro recompensa o jogador faltoso com arremessos livres não vigiados da linha de falta.

Cada lance livre feito com sucesso conta para um ponto. Os árbitros podem avaliar os treinadores com faltas por atos anti-desportivos, tais como usar a profanação para contestar uma falta.

Como as faltas são distribuídas no Basquetebol?

A NBA atribui aos jogadores seis faltas pessoais por jogo; os jogadores são automaticamente desclassificados da competição ao incorrerem em sua sexta falta, e um árbitro os remove do jogo.

O basquete universitário e a maioria das ligas do ensino médio só marcam cinco faltas por jogo; os jogadores são automaticamente desclassificados da competição após incorrerem sua quinta falta.

Qual é a diferença entre as violações de regras e as faltas?

As faltas no basquete infringem uma regra, mas nem toda violação de regra conta como falta. Jogadas ilegais como violações de tempo, violações de três segundos ou um drible duplo resultam em uma mudança de posse.

Tipos de falta no basquete

Os jogadores e técnicos podem cometer muitos tipos de faltas no basquete ao longo do jogo.

  1. Faltas flagrantes: Faltas flagrantes se referem a uma falta pessoal que pode potencialmente ferir o adversário. Essas faltas acarretam penalidades mais pesadas, como multas, ejeção imediata e até mesmo suspensão. Há dois tipos de faltas flagrantes: falta flagrante número 1 e falta flagrante número 2. Flagrante 1 refere-se a faltas que envolvem contato desnecessário. A punição para este tipo de falta é lançamento livre para o adversário e posse da bola. Flagrante 2 se refere a qualquer falta que envolva contato desnecessário e excessivo. As autoridades fazem uma revisão instantânea para determinar se um ato se qualifica para o flagrante 2 de penalidade. Se o fizer, o jogador em falta é avaliado como uma multa e uma expulsão automática do jogo, e o time adversário recebe lances livres e posse da bola.
  2. Faltas pessoais: Uma falta pessoal é uma infração que viola as regras do jogo. Jogadores podem incorrer em faltas pessoais ao empurrar, bloquear ou golpear outro jogador no ato de chutar. Faltas no arremesso resultam em tentativas de arremesso livre para o jogador com falta. Se um lance for falhado ao tentar um tiro de dois pontos, ele receberá dois lances livres. Se um arremessador é falhado durante uma tentativa de três pontos, ele receberá três arremessos livres. Se o jogador fizer o arremesso que estava tentando na hora do contato ilegal, a cesta conta, e o atirador receberá um arremesso livre.
  3. Faltas de ataque: Uma falta de ataque é um tipo de falta pessoal que os jogadores ofensivos cometem quando sua equipe possui a bola. Existem dois tipos de falta de ataque. A primeira é feita quando um jogador ofensivo entra em contato com um jogador defensivo que colocou seus pés em uma posição travada. A segunda é quando um jogador ofensivo que não lida com bola se move enquanto bloqueia o movimento do adversário para seu companheiro de equipe tenha liberdade para se mover na quadra.
  4. Faltas de bola solta: Quando nenhuma das equipes estabeleceu a posse da bola, a bola é considerada “solta”. Uma falta de bola solta envolve contato físico ilegal quando a bola está sendo disputada. A penalidade para este tipo de falta é lances livres ou perda de posse de bola.
  5. Faltas de equipe: A NBA aloca cada equipe com um total de cinco faltas por quarto. Uma vez que um time ultrapassa esta atribuição, eles vão “para o bônus”, o que significa que os oficiais vão premiar o time adversário com lances livres por cada falta adicional que um jogador cometa naquele quarto de jogo. No NCAA, estes lances de falta são conhecidos como “um e um”, o que significa que se um jogador faz o primeiro arremesso livre, ele recebe um segundo arremesso livre. Se falharem o primeiro arremesso livre, qualquer um dos times pode rebater o chute errante e reivindicar a posse de bola. Após 10 faltas, o time adversário recebe um “bônus duplo”, o que significa que eles podem fazer dois arremessos livres.
  6. Faltas técnicas: Uma falta técnica é uma penalidade por violar as regras administrativas do jogo. As autoridades normalmente avaliam as faltas técnicas por lutas e abusos verbais, muitas vezes avaliando os treinadores com esta penalidade se eles forem muito abrasivos ao disputar uma chamada. Faltas técnicas resultam em um arremesso livre e uma mudança de posse de bola. Se um jogador ou técnico recebe duas faltas técnicas no mesmo jogo, o árbitro as ejeta. Jogadores com um longo histórico de faltas técnicas correm o risco de suspensão da temporada regular e até dos jogos da repescagem.
  7. Violação do relógio: o ataque que não sair da linha do meio campo em até 8 segundos é punida com a perda da boa,
  8. Violação dos 3 segundos: o jogador no ataque não pode ficar no garrafão por mais de 3 segundos.

Autor

Previous

Como Funciona o Sistema Tático do Basquetebol?

Next

Como Funcionam os Arremessos no Basquete?