Embora ambos sejam formas de luta, há diferença entre Judô e Jiu-jistu que você precisa estar ciente de quais são seus objetivos e quando você está usando cada conjunto de habilidades.
O judô e o jiu-jitsu são semelhantes, no sentido de que os lutadores vão se apegar a seus adversários em uma situação de autodefesa, trabalhar por uma derrubada e depois submeter seu atacante. Abaixo estão algumas das características únicas que separam o judô do jiu-jitsu.
Qual a Diferença entre Judô e Jiu-Jistu?
No judô, grande parte da ênfase é dada às técnicas em pé versus técnicas terrestres. Por outro lado, o Jiu-Jitsu está fortemente focado em técnicas terrestres com algumas técnicas em pé na forma de autodefesa.
A maior parte de seu treinamento em judô é gasta começando nos pés e aprendendo as derrubadas com algum tempo gasto no solo aprendendo algumas submissões e pinos. Você também se verá fazendo tudo, desde aprender como cair corretamente até o trabalho de pés necessário para executar técnicas de arremesso.
No Jiu-Jitsu, você passará algum tempo aprendendo como levar uma luta para o chão, mas a maior parte de suas aulas cobre como sobreviver, defender e atacar no chão. Em uma aula típica, você poderá aprender técnicas como escapar se alguém o monta ou como trabalhar para uma submissão se seu adversário estiver em uma posição de tartaruga.
Pontuação
Os diferentes sistemas de pontuação e regras entre os dois esportes de combate voltam ao foco de cada estilo. Na competição de judô, há cinco tipos diferentes de formas de garantir uma vitória. A primeira é por um arremesso no qual um adversário é lançado com força e velocidade, o que leva o adversário a pousar de costas.
A segunda é prendendo ou segurando seu oponente no chão por 20 segundos. O terceiro e o quarto são a submissão: Engasgamentos e bloqueios de braço. O método final é por decisão dos árbitros.
Quando se trata de torneios de Jiu-Jitsu, vemos dois estilos ou formatos básicos que um torneio pode seguir, tais como um sistema de pontos/submissão/limite de tempo ou um torneio somente de submissão que pode ou não ter um limite de tempo.
Geralmente, a maioria das competições de Jiu-Jitsu terminam por envios como bloqueios e estrangulamentos conjuntos. No entanto, existe um sistema de pontos para se mover através de uma hierarquia de posições e acumular pontos que também pode garantir uma vitória. Como no judô, o método final é por decisão de um árbitro.
Graduação
Quando se trata do sistema de faixas/graduação, a progressão no judô varia de acordo com a área. Na maioria dos países, há seis cintos antes do cinturão negro. Estes cintos são brancos, amarelos, laranja, verdes, azuis e marrons e são premiados nesta ordem.
O sistema de graduação no Jiu-Jistu é muito semelhante, mas tem menos faixas, passando do branco para o azul e depois para o roxo, marrom, e finalmente para o preto.
Há uma idade mínima necessária para cada faixa; por exemplo, uma faixa branca não precisa de idade, enquanto que, para uma faixa azul ou roxa, a idade mínima é de 16 anos. Cada uma requer um tempo mínimo também antes de se poder passar para o próximo.
Ambas as artes precisam de treinamento avançado para alcançar a faixa preta; por exemplo, você precisará de 5-10 anos para uma faixa preta de judô, enquanto uma faixa preta de BJJ precisa de 8-12 anos.
Equipamento
Tanto o Jiu-Jistu tradicional quanto os uniformes de judô são muito parecidos, mas há algumas pequenas diferenças. O kimono para judô é mais pesado e mais durável do que um uniforme padrão de taekwondo ou karatê, uma vez que é construído para resistir a arremessos e pegadas.
Por outro lado, o gi no Jiu-Jistu é mais durável e mais pesado que um quimono de judô porque deve resistir a mais castigos e movimentos. O tecido é reforçado com costura ou com uma trama. Ele também tem mais cores para escolher, incluindo azul, preto e branco, enquanto o Judô só permite a cor branca.
Você pode aprender Judô e Jiu-Jistu ao mesmo tempo?
Sim, já que tanto o Judô quanto o Jiu-Jistu pertencem aos mesmos ancestrais, você pode aprendê-los ao mesmo tempo. Você pode trabalhar arremessos no primeiro e implementá-los no segundo o que pode impressionar seu adversário, já que os arremessos são ensinados em um nível avançado em Jiu-Jistu
No entanto, treinar ambas as artes ao mesmo tempo e se destacar nelas exigiria um programa de treinamento em tempo integral. Se seu objetivo é competir frequentemente ou aprender uma arte marcial para autodefesa, então Jiu-Jistu é a melhor escolha.