Conhece a história do Judô?
O Judô Kodokan foi fundado por Kano Jigoro Shihan, que quando jovem começou a praticar o Jujutsu* como uma forma de fortalecer seu corpo frágil.
Kano estudou os estilos Tenjin Shinyo-ryu e Kito-ryu do Jujutsu clássico, eventualmente dominando seus ensinamentos mais profundos, e complementou este treinamento com um interesse ávido em outras formas combativas também.
Integrando os pontos positivos destes com suas próprias ideias e inspirações, ele estabeleceu um corpo revisto de técnica física, e também transformou o princípio tradicional do Jujutsu de “derrotar a força através da flexibilidade” em um novo princípio de “uso máximo eficiente da energia física e mental”.
O resultado foi um novo sistema teórico e técnico que Kano sentiu que correspondia melhor às necessidades das pessoas modernas.
Qual a História do Judô?
A essência deste sistema ele expressou no axioma “máximo uso eficiente de energia”, um conceito que ele considerava tanto uma pedra angular das artes marciais quanto um princípio útil em muitos aspectos da vida.
A aplicação prática deste princípio, ele sentiu, poderia contribuir muito para o desenvolvimento humano e social, incluindo “prosperidade mútua para si mesmo e para os outros”, que ele identificou como o objetivo adequado do treinamento. O que Kano havia criado transcendeu a mera técnica para abraçar um conjunto de princípios para o aperfeiçoamento do eu.
Para refletir isto, ele substituiu jutsu (técnica) na palavra “Ju-jutsu” pelo sufixo do (caminho) para criar um novo nome para sua arte: judô. Sua sala de treinamento ele chamou “Ko-do-kan”, ou “um lugar para ensinar o caminho”.
Kano também tem sido elogiado como “o pai da educação física japonesa”. Como diretor da Escola Normal Superior de Tóquio, ele estabeleceu uma faculdade geral de educação física destinada a treinar professores capazes de trazer educação física de qualidade para a juventude japonesa.
Ele também ajudou a fundar a Associação Esportiva Amadora do Japão (Japan Amateur Sports Association), e em 1909 ele se tornou o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional. Kano viajou para o exterior treze vezes, conferindo e demonstrando judô, a fim de apresentar sua arte a pessoas do mundo inteiro.
Judô Hoje em Dia
Hoje, a Federação Internacional de Judô inclui representantes de cerca de 204 países e regiões (a partir de 2020), com praticantes de todos os estilos de vida que vestem uniformes de judô e pisam na esteira para forjar suas mentes, corpos e espíritos.
O seguinte é uma parte do preâmbulo dos estatutos da Federação Internacional de Judô: O judô foi criado em 1882 por Kano Jigoro Shihan. Como método educacional derivado das artes marciais, o judô tornou-se um esporte olímpico oficial em 1964 (depois de ter sido nomeado como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1940, que foram cancelados devido a conflitos internacionais).
O judô é um esporte altamente codificado no qual a mente controla a expressão do corpo e é um esporte que contribui para a educação dos indivíduos.
Além das competições e do combate, o judô envolve pesquisa técnica, prática de katas, trabalho de autodefesa, preparação física e afiação do espírito.
Como uma disciplina derivada de tradições ancestrais, o judô foi concebido por seu Mestre Fundador como uma atividade eminentemente moderna e progressiva.
Confira:
- Regras do Judô
- Quais são os golpes ilegais no Judô?
- A importância da técnica no Judô
- Curiosidades do Judô
- Oss no Judô
- Como funciona a vestimenta de Judô?
- Princípios do Judô
- Quedas no Judô
- Judô Paralímpico
- Diferença entre judô e karatê
- Diferença entre judô e jiu-jistu
- Ippon no Judô
- Wazari no Judô
- Benefícios do Judô