Esse texto é para você que está em busca das melhores bicicletas aro 26 disponíveis no mercado. Quem pratica ciclismo de forma recreativa, ou mesmo profissional, encontra nesse tamanho de roda uma ótima opção para seu desempenho.
Assim sendo, se você está em busca de uma bicicleta com esse tamanho específico de aro, veja um guia completo sobre o assunto a seguir. Descubra quais os fatores mais importantes que influenciam em sua escolha, bem como outras informações pertinentes.
Como escolher uma bicicleta aro 26?
Atualmente, existem diferentes tamanhos de aro de bicicleta. No entanto, o aro 26 é um dos mais utilizados, por se adequar aos mais diferentes perfis de atletas. Com ele você tem ótima funcionalidade, além de um equipamento mais leve e versátil.
Por outro lado, antes de escolher entre as melhores bicicletas aro 26, existem alguns fatores que você deve considerar. Entre eles se destacam o tipo físico do atleta, sua altura, seu objetivo no ciclismo, o material do equipamento, entre outros.
Altura e idade
Em primeiro lugar, esse é um fator de fundamental importância. De forma geral, o aro 26 é uma ótima opção para pessoas de diferentes tamanhos e pesos. No entanto, devido às características que possui, o ideal é que seja utilizado por ciclistas a partir dos 12 anos de idade.
Além disso, esse modelo de aro é mais indicado para quem tem estatura baixa e média. Pessoas mais altas, independentemente da idade, podem achar o aro 26 mais desconfortável. Nesses casos, a opção de aro 29 para a bicicleta é ideal.
Finalidade
Aqui você deve considerar fatores como a frequência com que usará a bicicleta, o tipo de treino que irá fazer e o terreno que pretende percorrer. Dessa forma, o aro 26 é o modelo mais indicado para trilhas e passeios mais curtos. E nesses casos, uma boa suspensão dianteira é o suficiente para mais conforto, desempenho e segurança.
Por outro lado, caso utilize sua bicicleta para pedaladas mais longas, em terrenos desafiadores e com treinos de pedaladas mais técnicos, o aro 26 também pode ajudar. Mas além dele, você irá precisar de um sistema de suspensão completo para a prática adequada.
Material do quadro
Basicamente, existem três tipos de material de quadro para sua bicicleta: alumínio, carbono e aço. Cada um possui suas próprias características e particularidades. Confira:
- Os quadros de alumínio costumam ser mais leves e com melhor relação custo-benefício. Por outro lado, são menos duráveis;
- Já os quadros de aço se destacam por ter alta resistência e durabilidade. Mas seu preço é mais elevado e ele acaba sento um material mais pesado;
- Por fim, os quadros de carbono reúnem o que há de melhor em termos de leveza, alta tecnologia e performance. Nesse caso a desvantagem é o seu valor elevado.
Suspensão
Esse é outro quesito que você deve considerar. Isso levando em conta os mesmos critérios de tipo de treino, nível de experiência do ciclista e terreno onde você irá pedalar. Os dois tipos de suspensão desse aparelho são a dianteira e a completa, e se distinguem da seguinte forma:
- A suspensão dianteira, como o nome já diz, é aplicada apenas na roda da frente da bicicleta. Ela é mais barata e é suficiente para uso recreativo e em terrenos mais leves;
- Já a suspensão completa é aplicada nas duas rodas da bike. Seu custo é mais elevado, mas ela se torna necessária para rodar em terrenos mais difíceis e em peladas mais técnicas e longas.
Freios
Da mesma forma que a suspensão, o tipo de freio também faz toda a diferença. Assim sendo, você deverá escolher entre o modelo a disco hidráulico ou V-Brake. Para isso, é preciso considerar que:
- Os freios a disco hidráulicos são mais potentes e precisos. Dessa forma, se tornam ideais para pedaladas mais complexas. Por outro lado, seu preço é mais elevado;
- Os freios V-Brake são mais básicos, e cumprem com a sua função sem tanta potência. Por esse motivo são mais baratos, mas podem prejudicar sua pedalada fora de passeios em terrenos mais leves.
Transmissão
Continuando com as características técnicas das melhores bicicletas aro 26, a transmissão também não pode ser ignorada. Dessa forma, você precisa optar entre um de seus dois tipos principais, considerando suas características específicas:
- A transmissão de cassete é o tipo mais comum de se encontrar em bicicletas. Elas dão mais opções de marcha e tem um custo um pouco maior;
- A transmissão de corrente fixa não é tão comum, mas é o modelo mais simples e acessível para o bolso. Por outro lado, ela não é tão precisa na hora de trocar marchas.
Preço
Com base em cada uma das características estruturais das melhores bicicletas aro 26, o preço também fará a diferença. Obviamente, quanto mais recursos o seu equipamento oferecer, maior terá que ser o seu investimento para comprá-lo.
Dessa forma, defina um orçamento específico para a escolha de uma boa bicicleta que tenha os recursos que você precisa. Tenha em mente que, às vezes é mais vantajoso investir um pouco mais do que você pensou inicialmente. Afinal de contas, um equipamento mais completo garante durabilidade e uma experiência melhor de pedalada.
Como escolher as melhores bicicletas aro 26?
Agora chegou a hora de você conhecer algumas opções entre as melhores bicicletas aro 26 disponíveis atualmente.
Caloi Urbam 21 marchas
Entre os modelos de melhores bicicletas aro 26, a Caloi é uma marca tradicional no segmento de bikes. E esse equipamento conta com uma série de características interessantes, incluindo suspensão dianteira, freio V-Brake e quadro de alumínio:
- Prós – esse modelo é completo para passeios simples, com grande funcionalidade;
- Contras – não indicado para terrenos mais difíceis e tem custo mais elevado;
- Onde comprar – você encontra essa bike na Amazon, e na loja da própria marca.
Vikingx Tuff 25
Esse é um modelo focado em treinos intensos com pedaladas técnicas e terrenos complexos. Suas principais características incluem suspensão dianteira, freio a disco mecânico e uma ótima estrutura para conforto e estabilidade na hora de pedalar:
- Prós – é um modelo robusto, ideal para pedaladas mais profissionais e complexas;
- Contras – relação de preço mais elevada e pouco indicada para pessoas mais altas;
- Onde comprar – esse equipamento está disponível na Amazon, Americanas e Extra.
Houston Foxer Hammer
Seguindo com a lista das melhores bicicletas aro 26, esse é um dos modelos com melhor custo-benefício. Com estrutura em aço carbono, sua resistência é um grande diferencial. Além disso, ela se caracteriza pelo freio V-Brake e o design clássico e confortável:
- Prós – preço acessível, sendo um modelo ideal para passeios leves;
- Contras – não possui suspensão e seu uso não é indicado para pedaladas técnicas;
- Onde comprar – bicicleta disponível na Amazon e Casas Bahia.
Colli Bike GPS 148
Seguindo com a lista, esse é outro ótimo modelo de equipamento para quem precisa de força e resistência. Ele possui quadro em aço carbono, freios V-Brake e suspensão completa para acabar com problemas enquanto pedala por terrenos diversos:
- Prós – ótimo modelo para quem procura um equipamento técnico por preço acessível;
- Contras – algumas de suas características deixam a desejar em pedaladas profissionais;
- Onde comprar – disponível em sites como a Amazon, Benoit e Magazine Luíza.
Ultra Bikes Technology
Por fim, esse é outro modelo que também merece estar entre as melhores bicicletas aro 26. Esse equipamento tem ótimo custo-benefício e se adapta super bem a terrenos leves e de média complexidade. Além disso, possui freio V-Brake e quadro de aço carbono:
- Prós – modelo básico com preço mais acessível, ideal para iniciantes;
- Contras – possui apenas 18 marchas e não tem sistema de suspensão;
- Onde comprar – você a encontra na Amazon, Americanas e Magazine Luíza.
Dúvidas
Por fim, veja agora a reposta para algumas dúvidas frequentes sobre as melhores bicicletas aro 26 do mercado.
Qual o tamanho da roda aro 26?
De forma geral, a roda aro 26 conta com um diâmetro de 22 polegadas, classificado como ISO-559 mm. Além disso, o diâmetro do pneu exterior é 665 mm, ou 26 polegadas.
Quantos furos tem uma roda aro 26?
Os furos de uma roda aro 26 são chamados de Vzan, e a quantidade total é de 36 ao longo de toda a sua estrutura.
Como saber se a bicicleta é aro 26?
Você consegue ter acesso a essa informação olhando na lateral do próprio pneu. Geralmente há uma sequência numérica nesse local, cujo primeiro número é o tamanho do aro. Nesse caso, se começar com 26 é porque esse é o total de seu aro.
Qual a vantagem do aro 26?
Sendo este um dos tamanhos mais tradicionais de roda, ele conta com algumas vantagens bem interessantes. Em primeiro lugar, trata-se de um pneu menor e mais leve em comparação ao aro 29. Assim, ele facilita o transporte do equipamento e o processo de pedalada.
Além disso, o aro 26 também é mais positivo na hora de realizar arrancadas com a sua bicicleta. Isso ocorre porque ele é capaz de proporcionar uma velocidade maior em menos tempo do que consegue o aro 29.
Qual a altura ideal para usar uma bicicleta aro 26?
Essa pode ser uma questão bastante relativa. Mas de forma geral, o mais indicado é que o ciclista tenha uma altura entre 1,60 e 1,77 metros. Acima desses números, o melhor é contar com um equipamento que utilize aro 29.
Qual a idade ideal para usar uma bicicleta aro 26?
O melhor é adotar esse tamanho de roda a partir dos 12 anos de idade. Para crianças dos seis aos nove anos, o melhor é o aro 20. Já entre os nove e os 12 anos o mais recomendado é o aro 24. Assim o processo de uso da bicicleta se torna mais fácil para os pequenos.
Qual o peso que uma bicicleta aro 26 aguenta?
Geralmente a média de peso de uma bicicleta com esse aro é bastante ampla. Assim sendo, é possível afirmar que ela consegue suportar uma média de 30 até 140 quilos, dependendo do tipo de bicicleta e do nível de condicionamento físico do ciclista.
Como saber o tamanho do quadro da bicicleta aro 26?
O tamanho do quadro de uma bicicleta aro 26 deve ter o tamanho entre 47 até 55 centímetros. Para medi-lo, com o auxílio de uma fita métrica calcule a distância de seu centro (local com o tubo onde vai o assento) até os pedais. O resultado deverá bater com as medidas acima.