Já ouviu falar da palavra Oss no Judô? Tudo o que fazemos dentro do dojo tem significado e consequência, nada é deixado ao acaso e tudo é planejado para o máximo benefício de nossos membros.
Da mesma forma, valorizamos os valores tradicionais do treinamento em artes marciais e é importante que todos entendam rapidamente a terminologia comum que é usada na classe.
A Primeira Palavra que é usada com extrema frequência no OSS no Judô!
O que Significa Oss no Judô?
Oss é japonês e é derivado da frase “Oshi Shinobu”. “Oshi” significa “empurrar” e “Shinobu” significa “suportar”. Juntos Oshi Shibonu significa “suportar mesmo quando empurrado”.
Os artistas marciais têm que empurrar contra a resistência de suas próprias limitações físicas e mentais. Além disso, grande parte dessa resistência e desse empurrão será executada contra outros artistas marciais enquanto eles estão literal ou proverbialmente empurrando para trás.
Quando o Oss no Judô é Usado?
- No início e no final de cada aula – um Oss entusiasta é encorajado como uma ótima maneira de começar ou terminar a aula.
- Após uma instrução para a classe ou aluno – Em nossas aulas, o Sensei emitirá um comando seguido pelo OSS. Os alunos devem responder a essa instrução com o OSS se eles entenderem. Se não entenderem, devem levantar a mão, o Sensei terá muito prazer em explicar.
- Por estudantes em resposta ao comando – é importante que todos na classe respondam para que o Sensei saiba que todos estão escutando e entendendo e que eles assumam a responsabilidade por sua própria segurança.
- Entre os alunos durante a autodefesa ou a prática de sparring – especialmente durante as aulas para iniciantes, para garantir que os alunos estejam prontos para a técnica.
Quando você não deve usar Oss?
Nunca diga isso a uma pessoa japonesa!
Você pode estar se perguntando por que você deve evitar dizer isso a um japonês. Afinal, você acabou de aprender que ela é usada como um sinal de respeito e saudação.
Bem, na cultura japonesa, o termo “oss” é usado como uma expressão de assertividade e masculinidade. Se você o diz a uma pessoa japonesa, pode levar a muitos mal-entendidos. E se você for uma mulher, evitar a palavra em última análise seria uma decisão sábia.
A única vez que você pode dizê-lo a uma pessoa japonesa é se ela for mais jovem do que você ou se for de nível inferior ao seu. E você também pode dizê-lo quando eles quiserem que você o diga.
Além disto, não o diga, ou você pode se encontrar em apuros. A cultura japonesa é muito mais rígida, e por isso você precisa ter cuidado com suas palavras. Você não quer estar em apuros, não é mesmo?
Outro exemplo em que você não deve usar oss é no início ou no final de cada frase. Lembre-se, não diga isso apenas se você vir todos os outros dizendo isso. Aprenda sobre isso e aprenda quando e quando não usá-lo!
Confira: