Sabe quanto tempo dura uma partida de basquete? Os jogos profissionais de basquete e os jogos amadores duram por um tempo específico, mas diferentes fatores podem prolongar seu tempo de execução.
Saiba quanto tempo os jogos de basquete geralmente duram, juntamente com alguns fatores que impactam a duração do jogo.
Quanto Tempo Dura uma Partida de Basquete?
Uma partida de basquete dura entre 32 minutos a 48 minutos, a depender da categoria em que o jogador atua (NBA, WNBA, NCAA ou colegial) e a depender das pausas ao longo do jogo.
Os jogos de basquetebol variam em comprimento, e a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e outros órgãos governamentais são responsáveis por determinar esses comprimentos. Aqui está uma discriminação dos diversos comprimentos dos jogos nas diferentes ligas de basquetebol:
NBA
Os jogos da Associação Nacional de Basquetebol (NBA) consistem em quatro quartos de doze minutos, para uma duração total de jogo de quarenta e oito minutos. Entretanto, o relógio do jogo pára durante esse período de quarenta e oito minutos por vários motivos, incluindo faltas, intervalo e intervalos.
Como resultado, um jogo típico da NBA durante a temporada regular pode durar um tempo total de duas a duas horas e meia, enquanto a duração do jogo durante os playoffs e finais pode chegar a três horas.
O jogo mais longo da NBA na história foi de setenta e oito minutos, com seis horas extras, e aconteceu em 6 de janeiro de 1951, entre o Rochester Royals e os Indianapolis Olympians em Rochester, Nova Iorque. Os Olympians finalmente venceram o jogo com um placar de 75-73.
WNBA
Os jogos da Associação Nacional de Basquetebol Feminino (WNBA) têm duas metades de 20 minutos, para um tempo total de jogo de quarenta minutos. Novamente, as paradas de relógio estendem cada jogo, e os jogos da temporada regular podem durar de duas a duas horas e meia.
O jogo de basquete mais longo da história da WNBA ocorreu em 8 de junho de 2002, entre o Orlando Miracle e os Cleveland Rockers. O Miracle venceu por 103-99 em um jogo que durou duas horas e cinqüenta e sete minutos, com três períodos de prorrogação.
NCAA
Os jogos de basquete universitário, supervisionados pela Associação Nacional de Atletismo Colegial (NCAA), Associação Nacional de Atletismo Intercolegial e outros órgãos dirigentes, têm duração de quarenta minutos.
No entanto, esse tempo inclui duas metades de vinte minutos em jogos universitários masculinos, enquanto os jogos universitários femininos têm quatro quartos de dez minutos.
O jogo de basquete mais longo da NCAA ocorreu em 1981. O jogo, entre a Universidade de Cincinnati e a Universidade de Bradley, durou setenta e cinco minutos com sete horas extras.
Colegial
A duração de um jogo de basquete de ensino médio e de basquete juvenil é de trinta e dois minutos, respectivamente, com cada um dividido em quatro quartos de oito minutos. A duração em tempo real de um jogo de basquetebol de colegial é de aproximadamente noventa minutos.
Que fatores afetam a duração dos jogos de basquete?
Vários problemas de parada do relógio podem afetar a duração dos jogos de basquete, inclusive:
Faltas, lesões e lances livres
O relógio do jogo pára para faltas, lesões do jogador, bolas fora do limite e lances livres. O relógio do jogo permanece parado até que a bola retorne para jogar com um arremesso ou salto de bola. Saiba como funciona a falta no basquetebol.
Intervalo
O intervalo prolonga o tempo de jogo da NBA, WNBA e basquete universitário em quinze minutos. O esporte não pode estender o intervalo, que pode já parecer longo para os telespectadores que assistem ao jogo na televisão, devido aos intervalos comerciais que se fazem durante o intervalo.
Prorrogação (Time-outs)
A prorrogação (time-outs, em inglês) também afetam a duração de uma partida de basquete. Os jogos de basquete da NBA não têm um limite no número de períodos de horas extras que as equipes podem jogar.
Cada período de horas extras na NBA, WNBA e FIBA tem cinco minutos de duração e cada equipe recebe um punhado de pausas adicionais para cada período OT jogado. Não há limites para o número de horas extras permitidas nos jogos de basquetebol universitário masculino e feminino.
Relógio de Arremesso
O relógio de arremesso é um cronômetro que determina por quanto tempo um time de basquete pode possuir a bola antes de uma tentativa de lançamento. Se o relógio de tacada chegar a zero antes que o time tente um gol de campo, eles perdem a posse da bola.
A NBA introduziu um relógio de tacada de vinte e quatro segundos em 1954, enquanto os jogos da FIBA, da WNBA e os jogos de basquete universitário tinham todos relógios de trinta segundos. Entretanto, a FIBA e a WNBA adotaram o relógio de vinte e quatro segundos em 2000 e 2006, respectivamente.
Tempo Técnico
Se uma equipe da NBA ou da WNBA fizer todas as suas pausas em um único jogo, eles podem prolongar a duração do jogo por até nove minutos.
Entretanto, as equipes devem fazer um intervalo completo por quarto e não podem usar mais de três intervalos no último quarto.
Se dois ou mais intervalos permanecerem no último quarto, as regras reduzem o intervalo de setenta e cinco segundos para vinte segundos. Os intervalos só prolongam os jogos da NCAA e do ensino médio por menos de dois minutos.