Há exercícios lá fora para se adequar a cada tipo de corpo e cada personalidade. E, de vez em quando, um treino específico se torna incrivelmente popular. Parece que todos estão fazendo o mais novo exercício de moda, e se você não estiver fazendo, você de repente sente que está perdendo algo.
Mas a verdade é que nem todos esses treinos populares são para todos e isto é especialmente verdade para um dos programas de treino mais quentes no momento — o Crossfit. Este exercício intenso não é para todos.
Como você sabe se deve ou não fazer isso? Se você ficou curioso sobre este programa popular, dê uma olhada em quem não pode fazer crossfit.
Quem Não Pode Fazer Crossfit?
Quem tem questões posturais
Crossfit é, por definição, de alta intensidade. Você deve empurrar seu corpo para os limites absolutos.
E se é isso que você está procurando, isso é legal. Mas é importante reconhecer que isto será realmente muito ruim para algumas pessoas.
Se você tem problemas com a mobilidade do quadril, aperto de ombros ou outros desequilíbrios musculares que precisam ser corrigidos, então você definitivamente não deve participar do crossfit até que você tenha abordado estas questões.
O crossfit não é um exercício corretivo e a maioria da população desenvolveu uma má postura. É raro uma pessoa não precisar de exercício corretivo antes que ele possa se mover corretamente o suficiente para sequer considerar fazer o tipo de exercícios que são comuns no crossfit.
Quem não tem experiência com exercícios multiarticulados
A Crossfit incorpora uma grande quantidade de movimentos de barras – desde agachamentos até elevações olímpicas mais complicadas como arremessos.
E embora estes sejam movimentos fantásticos – eu não aconselharia começar até que você possa fazer o básico com boa forma.
Se você tiver um bom técnico de crossfit, ele deverá ser capaz de construir sobre a proficiência de determinados exercícios, mas vale bem a pena dedicar tempo para aprender os movimentos básicos da barra – e corrigir quaisquer problemas que possam impedir que você os faça – antes de entrar no crossfit.
Quem está se recuperando de lesão
Você ainda não se recuperou totalmente de uma lesão, logo o crossfit não é DEFINITIVAMENTE uma terapia física. Se você tiver dor lombar, por exemplo, fazer crossfit provavelmente só vai piorar sua dor.
Não há box de crossfit disponível
Da mesma forma que há muitos coaches ruins por aí, há muitos ginásios e treinadores ruins por aí, também.
A questão é que – o crossfit é tão intenso que ir a ele sem muita experiência e sem um bom treinador é uma receita para o desastre.
É por isso que você ouve tantas histórias de horror sobre lesões horríveis em crossfit. Quando você se esforça tanto como no crossfit sem a forma adequada, você está pedindo uma hérnia de disco, um peitoral rasgado, um calcanhar destruído, ou qualquer outra coisa.
Você não tem muito tempo
O crossfit leva tempo. A maioria das academias oferece aulas várias vezes por semana, e elas duram cerca de uma hora. Se você não tem tempo para se comprometer com sua condição física, não faça Crossfit.
Você gosta de fazer exercícios sozinho.
Crossfit é um esporte de equipe. Você será empurrado e motivado por outros atletas, e cada treino é orientado para a equipe. Se você preferir treinar sozinho, Crossfit pode não ser para você.