O squash é um esporte de raquete jogado com dois ou quatro jogadores. É semelhante ao tênis, em que os jogadores voleiam para frente e para trás na tentativa de derrubar o(s) adversário(s).
A única diferença é que os adversários ficam lado a lado com uma parede à sua frente e rebatem a bola contra a parede dentro da quadra. O esporte teve origem em Londres e começou na década de 1950 e se espalhou pelo mundo. No entanto, não faz parte dos Jogos Olímpicos.
As regras do squash são bastante simples e semelhantes às de esportes como tênis, vôlei ou badminton. Cada pessoa alterna a rebatida da bola na parede com sua raquete, tentando colocar o adversário em desvantagem para que ele não consiga devolver a bola.
Para vencer, é preciso ganhar o maior número de sets em uma partida, que normalmente é de três ou cinco. A bola de squash é pequena e oca e precisa ser aquecida antes do início da partida.
Os jogadores de squash geralmente usam roupas esportivas e carregam raquetes de tamanho semelhante ao das raquetes de tênis. O esporte exige muita agilidade, velocidade e pés rápidos.
Regras do Squash
Quadra e o equipamento
Uma quadra de squash é semelhante a uma quadra de raquetebol, pois é uma sala fechada. Entretanto, a quadra de squash tem mais o formato de uma caixa, enquanto a quadra de raquetebol é retangular.
Na quadra, há várias linhas, incluindo a linha de fora, a linha de saque e as linhas de zona. A linha de fora se estende pela parte superior da parede frontal e pelas paredes laterais. Se a bola for rebatida acima dessa linha, ela será considerada fora dos limites. A linha de saque também está localizada na parede frontal. Em um saque, a bola deve ser rebatida acima dessa linha para que seja considerada.
Na parte de trás da quadra, há linhas que marcam as zonas onde os jogadores devem ficar no início de cada ponto, juntamente com as caixas de saque de onde a bola deve ser sacada. Além das marcações das linhas, há também uma tábua na parte inferior da parede frontal que serve como “rede”.
O único equipamento necessário para o squash é uma raquete e uma bola. As bolas de squash podem variar em termos de velocidade em uma faixa que vai de superlenta a rápida. As bolas superlentas geralmente são usadas em níveis de habilidade mais altos porque quicam muito baixo e são mais difíceis de devolver.
Acertando a bola
Para iniciar cada ponto, uma equipe saca a bola para a outra. O jogador que saca, juntamente com o jogador que recebe o saque, deve ter pelo menos um pé em suas respectivas áreas de saque quando a bola é rebatida.
O sacador deve bater a bola contra a parede frontal entre a linha de fora e a linha de saque para que o saque seja válido. Além disso, a bola deve cair na parte de trás da quadra do adversário no saque.
Além do saque, a bola pode ser rebatida contra as paredes laterais e de fundo a qualquer momento durante uma jogada, desde que atinja a parede frontal em um ponto. Ao contrário do raquetebol, a bola não pode ser rebatida contra o teto no squash.
Pontuação no Squash
Como em muitos outros esportes, uma equipe pontua no squash quando a outra equipe comete um erro ao devolver a bola.
Uma equipe pode ganhar um ponto se a outra equipe permitir que a bola quique duas vezes antes de devolvê-la, se acertar a bola na tábua da parede frontal, se acertar a bola fora dos limites ou se um dos jogadores adversários interferir na capacidade de outro jogador de acertar a bola.
No sistema de pontuação tradicional, os sets são jogados com 9 pontos e somente a equipe que saca pode marcar pontos.
O sistema de pontuação oficial atualizado é conhecido como “PAR”, em que cada set é jogado com 11 pontos e qualquer equipe pode ganhar pontos, independentemente de quem sacou a bola.
Para vencer o set, uma equipe deve ter pelo menos dois pontos de vantagem (uma equipe não pode vencer um set com um placar de 11 a 10).