Conhece os tipos de patins mais comuns? O rollerblading, também conhecida como patinação, é uma atividade recreativa popular apreciada por pessoas de todas as idades. É uma ótima maneira de se exercitar e se manter ativo, e pode ser feito em quase qualquer lugar.
A maioria das pessoas que gostam de patinar fazem isso de forma recreativa, sozinhas ou com amigos. Entretanto, há também um lado competitivo do esporte, com muitas pessoas participando de corridas e outras competições.
O patins é também uma forma de transporte popular em algumas cidades, pois é muito mais rápido que andar a pé e pode ser feito na maioria dos tipos de terreno.
Quais são os Tipos de Patins Existentes?
Speed (Velocidade)
Estes patins são feitos para andar rápido e, por causa de seu design, são patins muito populares. Os patins de velocidade apresentam sapatos de corte baixo (bota) que se encaixam exatamente como os tênis. O design de corte baixo ajuda a percorrer as esquinas.
Estes patins são muito populares devido à liberdade de movimento que eles proporcionam nos tornozelos, sendo assim populares para patinar em jam (dança) e, é claro, patinar rápido. Estes patins também apresentam rodas e rolamentos do estilo velocidade (parte que faz sua roda girar) que permite aos patinadores patinar mais rápido e por mais tempo.
Outdoor (Ar livre)
Os patins ao ar livre vêm em botas de teto baixo ou alto e as rodas são projetadas especificamente para patinar ao ar livre onde o solo normalmente não é tão liso. Na maioria das vezes, a única diferença entre um skate indoor e um skate outdoor são as rodas, e as rodas outdoor são tipicamente mais macias do que as indoor.
As rodas são mais macias e absorventes, o que permite um passeio mais suave sobre superfícies “não tão lisas”, como ruas e caminhos que apresentam rachaduras e detritos.
Dentro da categoria de patins outdoor, existem rodas especificamente projetadas para patinar em parques, como as rodas Moxi Fundae. As rodas para patinar em estacionamentos são um pouco mais duras do que as tradicionais rodas de exterior porque são projetadas para serem usadas em concreto liso que você encontrará em uma tigela de skate.
Há também rodas especificamente projetadas para a dança de patins ao ar livre, tais como as rodas Radar Crush. Estas rodas são menores do que as tradicionais rodas de recreação ao ar livre para permitir transições e giros rápidos.
Os patinadores de skate park normalmente vão para uma bota superior alta com um tornozelo estruturado e de apoio. Os patinadores, por outro lado, querem mais movimento, portanto optarão por uma bota superior baixa ou uma bota superior alta que permita que o tornozelo se dobre.
Se você está simplesmente querendo patinar de forma recreativa, o estilo da bota depende completamente de você e de sua preferência pessoal.
Indoor
Patins Indoor (às vezes chamados de Patins Artísticos, Patins Rítmicos ou Patins Tradicionais). Estes são patins de estilo tradicional que são para aqueles que querem patinar em um rinque de patinação, dançar artisticamente (como patinar no gelo, mas em vez de uma lâmina eles têm rodas), e aqueles que querem ritmar o skate.
Estes patins apresentam botas altas que permitem um bom controle enquanto executam giros ou saltos. As rodas são mais estreitas, o que permite fácil giro e manobrabilidade.
Patins Infantis
Patins para crianças são patins projetados para os patinadores jovens. Eles parecem legais, mas ao mesmo tempo foram projetados para que não andem tão rápido como os outros patins. Além disso, os patins para crianças são projetados para o uso e desgaste que as crianças colocam em seus patins!
Inline
Existem 3 tipos diferentes de patins Inline: recreativo, de corrida e de hóquei em patins.
Patins Recreativo
Também conhecidos como patins de fitness, estes patins recreativos são projetados para o patinador que quer um bom par de patins para se exercitar dentro, geralmente ao ar livre.
Os sapatos (botas) são de topo alto que oferecem excelente apoio para os pés e tornozelos. Estes patins recreativos são também incrivelmente confortáveis para que o patinador possa patinar por períodos mais longos de tempo.
Patins de corrida
Os patins de corrida são patins que foram projetados para andar rápido, de forma simples. O sapato (bota) é projetado para que se ajuste o mais próximo possível de seu pé, permitindo-lhe a menor resistência possível ao vento. As rodas destes patins são facilmente intercambiáveis para permitir que o patinador patine dentro de casa ou ao ar livre.
Patins de Hóquei em Patins
São patins que são feitos para aqueles que praticam o esporte do hóquei em patins. O hóquei em patins é um esporte muito popular, especialmente entre jovens e adultos jovens. Estes patins foram projetados para resistir ao abuso devido à natureza do esporte.