Um dos principais fundamentos do esporte é a recepção no handebol, além do passe. Com outras coisas, a eficiência, o dinamismo e a progressão no jogo dependem do passe e da recepção.
Podemos definir o passe como a ação de mover a bola para outros companheiros de equipe que podem ficar parados ou se movimentar. A recepção é também um aspecto chave no relacionamento entre os colegas de equipe.
Deve-se trabalhar o passe e a recepção desde o início da prática do handebol para que os jogadores possam controlar estes aspectos técnicos naturalmente no futuro e para que possam desenvolver um jogo mais fácil e para que possam se concentrar no controle técnico em situações complicadas e imprevisíveis e também em tática.
Como Funciona a Recepção no Handebol?
Alguns dos princípios da recepção no handebol são:
- Colocação do recebedor da bola
- Mantenha o visual da direção da bola quando o passe estiver fazendo
- Controle da recepção
A melhor maneira de começar a trabalhar com passes é com um parceiro, a fim de trabalhar a recepção também. Aqui, sugerimos uma proposta de exercícios que você pode usar como modelo de atividades para desenvolver em sessões de trabalho de passe e recepção técnica.
Exercício 1
Em pares, frente a frente e em estática, praticar diferentes tipos de passes, concentrando-se na tensão e na precisão do passe.
*Variação: o mesmo exercício anterior, mas em vez de permanecer em estática, os jogadores têm que se movimentar em torno da quadra.
Exercício 2
Em duas linhas voltadas uma para a outra, os jogadores têm que passar a bola para o colega de equipe que tem na frente, com o passe clássico. Após o passe, os dois têm que correr para a outra linha.
*Variação: o mesmo exercício anterior, mas as linhas são colocadas viradas para o gol e os passes devem ser com o corpo do jogador virado para o gol.
É possível adaptar estes exercícios sobre passes e recepções a fim de fazer sessões variadas e dinâmicas.
Confira: