Já viu um lutador com aquela orelha no Jiu-Jitsu um tanto forma do comum?
Se você entrou em uma academia ou sala de luta de Jiu-Jitsu, ou assistiu a qualquer evento da UFC, você sem dúvida notou as orelhas deformadas de alguns ou de todos os indivíduos envolvidos.
Esta aparência enrugada e potencialmente bulbosa das orelhas de muitos lutadores e garras é conhecida como orelha de couve-flor.
Se você participa de Jiu-Jitsu ou qualquer arte que envolva potencial contato traumático com suas orelhas, a orelha de couve-flor é uma realidade do jogo.
Por que a Orelha no Jiu-Jitsu Fica com Aparência Estranha?
Orelha de couve-flor é uma condição que ocorre quando a porção externa de sua orelha é atingida ou golpeada com força física.
Exemplos comuns de garras incluem pegadas que envolvem o uso do lado da cabeça para alavancagem, luta contra estrangulamentos e bloqueios de cabeça e qualquer técnica que envolva contato com a orelha.
Se o dano for suficiente ou repetitivo, as camadas de cartilagem e tecido conjuntivo em sua orelha externa podem se separar e se encher de sangue e outros fluidos.
Inicialmente, a orelha será tenra, inchada, roxo-avermelhada e dolorosa ao toque. Se deixada sozinha por horas a dias, a cartilagem na área ao redor morrerá e o tecido fibroso se formará em todo o local ferido.
O tecido leva a uma massa endurecida na área danificada que normalmente se torna indolor e retorna à sua cor original, mas retém a massa bulbosa permanentemente. Por isso, a aparência distinta final da orelha no Jiu-Jitsu.
A localização e o grau do trauma inicial, assim como qualquer tratamento ou falta dele depois, determinará o aspecto final da couve-flor totalmente endurecida.
Como Tratar a Orelha no JIu-Jitsu?
Se você tiver o início da orelha de couve-flor, provavelmente sentirá dor e ao tocar a orelha notará o inchaço inchado. Para minimizar os efeitos estéticos da orelha de couve-flor, você deve drená-la o mais rápido possível.
Muitas vezes, isto é feito com uma seringa que perfura a pele e suga o sangue e o líquido. Recomendamos procurar um provedor médico qualificado para este serviço.
Após a drenagem, você precisa comprimir a área para que tudo fique junto, e mais fluido não se acumule novamente. Os médicos costurarão frequentemente a pele do ouvido à cartilagem ou usarão um clipe de compressão para manter tudo no lugar por uma ou duas semanas até que a cicatrização esteja completa.
Você também deve evitar mais danos e distúrbios na área, ou a orelha se encherá de sangue e potencialmente será pior.
Você deve drenar o líquido antes que o tecido morra e comece a endurecer. Este processo começa algumas horas após o trauma inicial e leva alguns dias a semanas antes de ser completamente endurecido.
Uma vez que a orelha de couve-flor esteja completamente endurecida, a cirurgia é a única opção de tratamento se você quiser uma orelha com aparência normal.
Enquanto você provavelmente será aconselhado a evitar o treinamento por um pouco após o tratamento da orelha de couve-flor, se você voltar para as esteiras, você deve usar protetor de cabeça pelo menos até que sua orelha esteja curada e mantê-la limpa para evitar infecções.
Note que ter bons profissionais médicos drenando seu ouvido é o melhor método para deter deformidades graves e prevenir infecções.
Enquanto muitos atletas terão um colega de equipe drenando seus ouvidos para eles, isto é muito mais provável que resulte em uma orelha de couve-flor recorrente e representa um risco de infecção.
Posso Evitar Aquela Aparência na Orelha no Jiu-Jitsu?
Além de evitar Jiu-Jitsu, luta livre, ou qualquer contato, a única medida preventiva eficaz é usar protetor de cabeça quando se treina e especialmente durante a rolagem ao vivo.
Isto fica entediante e é incomum ver alguém com anos no tatame que ainda usa protetor de cabeça, apesar de ser o único método real para prevenir os danos durante o treinamento.