Você conhece ou pratica esportes de aventura? Como o seu próprio nome sugere, essa é uma categoria indicada para quem gosta de emoções radicais. De forma geral, suas modalidades são responsáveis por proporcionar grandes doses de adrenalina aos praticantes.
Assim sendo, a seguir vamos trazer mais informações sobre os principais esportes de aventura. Conheça uma definição sobre essa categoria e quais são suas modalidades mais comuns. Além disso, veja dicas importantes caso queira começar a praticar esse tipo de esporte.
O que são esportes de aventura?
Por definição, os esportes de aventura são modalidades que expõem desafios maiores aos seus praticantes, inclusive riscos. De forma geral, eles exigem maior esforço físico e a nível psicológico para superar seus desafios. Geralmente alguns dos principais princípios dessas modalidades são:
- Grandes alturas;
- Velocidade;
- Superação de obstáculos;
- Entre outras variantes.
Além disso, esportes de aventura são divididos entre as categorias de ação e radicais. A primeira delas está ligada a execução de movimentos e manobras perfeitas para superar obstáculos. Já a segunda é normalmente realizada na natureza. Isso exige o uso de equipamentos específicos para explorar grandes espaços abertos no solo, ar e mar.
Quais são os esportes de aventura mais comuns?
Agora vamos conferir algumas das principais modalidades que fazem parte da categoria de esportes de aventura. Confira.
Paraquedismo
O salto com paraquedas é uma modalidade que tem uma grande quantidade de praticantes. Dessa forma é algo super popular, que consiste em pulos e manobras no ar, a vários quilômetros do solo. O acionamento do paraquedas ocorre a uma distância segura do chão.
Para praticar essa atividade, é preciso contar com o auxílio de profissionais especializados. Além disso, fatores como equipamento, altura e condições climáticas também são muito importantes.
Escalada
Seguindo com os melhores esportes de aventura, essa é uma modalidade comum da categoria de ação. Nela o praticante precisa realizar subidas em terrenos diversos, incluindo montanhas. Para tanto, torna-se imprescindível força física e nervos de aço para superar grandes alturas.
Dentro dela, o montanhismo é a categoria específica para montanhas. Fora ela, há ainda as modalidades indoor, alpina, artificial e esportiva, entre outras. Há vários equipamentos de segurança e de sustentação indispensáveis aos atletas.
Bungee Jump
Esse é um esporte de aventura radical que também envolve altura. No entanto, ela é praticada em locais como montanhas, pontes e grandes relevos em geral. Seu objetivo é saltar de grandes alturas e próximo ao chão, com a sustentação de uma corda fixa no atleta para evitar a queda.
Muitas pessoas iniciam o paraquedismo a partir do bungee jumping. Para praticá-la, é preciso contar com uma série de equipamentos e processos de segurança previamente fiscalizados.
Rapel
O rapel pode ser considerada uma mistura de escalada com bungee jump. Isso porque nela o atleta conta com cordas e equipamentos de apoio para descer paredões e montanhas em geral. Aqui o mais importante é desenvolver técnicas de apoio e força com as pernas para impulsão.
Como a pessoa desce praticamente sentada nas cordas, é fundamental que elas estejam firmes e sustentem o peso da pessoa. Além disso, equipamentos como capacetes são indispensáveis, bem como a supervisão de profissionais especializados.
Rafting
Este é um dos esportes de aventura mais comuns em vários locais do mundo, e tem se tornado muito popular no Brasil. Ele é praticado em botes com companheiros de equipe, que devem remar contra fortes correntezas de rios e até mesmo do mar.
Entre suas principais características se destacam o trabalho em equipe e técnicas de remadas precisas. É necessário vencer correntezas e passar por obstáculos do terreno, como pedras.
Tirolesa
Para quem curte grandes alturas, mas não quer uma modalidade com maior contato ao solo, esse é um ótimo esporte. Na tirolesa o atleta é transportado entre dois pontos por meio de um cabo aéreo. Isso por meio de uma estrutura devidamente presa e capaz de sustentar seu peso.
O deslocamento entre pontos ocorre por meio de roldanas, em uma velocidade moderada. Mas é claro que, antes de fazer a travessia, tudo é verificado por especialistas, que podem, inclusive, acompanhar os praticantes de um lado para o outro.
Parkour
Essa é uma modalidade urbana dos esportes de aventura. Ela consiste em atravessar ambientes urbanos em grandes alturas, como prédios. Para isso, seus atletas precisam ter grande preparo físico, além de técnicas específicas para pular, rolar e se agarrar em pontos de apoio.
Mais do que um esporte, para muitas pessoas esse é um método de treinamento. Por meio dele, é possível aprender equilíbrio e coordenação, além de aumentar a resistência muscular.
Slackline
Para finalizar, esse é um dos esportes de aventura mais recentes, mas nem por isso menos popular. Nele os atletas devem de equilibrar em uma corda elástica especial, realizar saltos diversos e fazer manobras diversas nela. Isso sem cair no chão.
O Slackline pode ser praticado tanto em ambientes urbanos quanto na natureza. Para isso, é necessário apenas esticar a corda acima do solo, na altura desejada pelo praticante.
Quais os benefícios dos esportes de aventura?
Sem dúvidas, os esportes de aventura trazem benefícios significativos para os seus praticantes. Nesse sentido, entre os principais se destacam, por exemplo:
- Ajuda no controle e eliminação de estresse e ansiedade;
- Desenvolvimento de equilíbrio e coordenação motora;
- Desenvolvimento de habilidades para lidar com pressão;
- Fortalecimento da musculatura e do sistema imunológico;
- Eliminação do sedentarismo e da zona de conforto;
- Ajuda na saúde mental, trazendo experiências incríveis ao cérebro.
Importância dos equipamentos nos esportes de aventura
Todo e qualquer esporte de aventura é uma atividade que, em maior ou menor grau, envolve risco físico. Por isso é fundamental que os atletas façam uso de equipamentos de segurança para preservar sua integridade física. E mais do que isso, suas vidas.
Levando isso em consideração, os também chamados equipamentos táticos protegem partes vitais do atleta. Além disso, também contribuem para diminuir os riscos do ambiente no qual ele fará sua atividade física. Nesse sentido, os principais itens para modalidades assim são:
- Capacetes (para todas as modalidades);
- Lanternas (para ambientes menos iluminados);
- Calçados adequados para cada prática;
- Cabos de sustentação (para esportes em altura);
- Paraquedas (também para prática em altura);
- Mochilas e kits de primeiros-socorros;
- Cordas (para grande parte das modalidades);
- Entre outros.
Vale lembrar que esses itens devem passar por inspeções regulares e estar com a certificação necessária. Caso contrário, corre-se o risco de não cumprirem com suas funções, resultando em graves consequências para o atleta.
Importância de avaliar os riscos nos esportes de aventura
A gestão de riscos na prática desse tipo de atividade é fundamental. Os esportes de aventura, se realizados sem a devida supervisão e o uso dos equipamentos certos, trazem perigos variados que afetam diretamente a integridade física do atleta.
Para evitar esse tipo de problema, e inclusive o risco de morte do atleta, a avaliação de riscos se faz necessária. Ela inclui etapas de verificação de equipamento e terreno, além do nível de preparo do praticante. E conforte a atividade física desempenhada, também é imprescindível o acompanhamento de um profissional especializado.
Melhores lugares para praticar esportes de aventura
Veja abaixo alguns dos melhores destinos nacionais e internacionais para praticar esportes de aventura.
No Brasil:
- Bonito, no Mato Grosso do Sul, oferece várias opções de esportes em meio a natureza;
- Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é ideal para prática de rafting, rapel e tirolesa;
- Brotas, interior de São Paulo, é um dos melhores locais para fazer rafting e arvorismo;
- Chapada Diamantina, na Bahia, é perfeito para Cave Jump e Bungee Jump;
- Boa Vista, em Roraima, tem uma das maiores montanhas para escalada do Brasil.
No mundo:
- Auckland, na Nova Zelândia, tem uma ampla gama de esportes radicais na natureza;
- A Islândia é um país com várias montanhas e paisagens ideais para esportes diversos;
- O Nepal é um dos melhores destinos para quem é amante de montanhismo;
- Já a Patagônia, entre Argentina e Chile, é ideal para trekking e outras atividades.
Dicas de esportes de aventura para iniciantes
Se você pretende começar esse tipo de atividade, é muito importante seguir algumas dicas e cuidados. Dessa forma, antes de fazer um esporte de aventura, considere o seguinte:
- Primeiro, faça um checkup médico e certifique-se de que sua saúde está em ordem;
- Escolha uma atividade que você tenha afinidade e se sinta seguro praticando;
- Mantenha-se sempre devidamente alimentado e hidratado;
- Procure aquecer o seu corpo antes de começar uma atividade e alongar depois;
- Adquira todos os itens necessários e conte com a supervisão de um profissional.
Dúvidas
Para finalizar, confira a resposta para algumas dúvidas comuns sobre os esportes de aventura e suas modalidades diversas.
Qual é a diferença entre esportes de aventura e esportes radicais?
Normalmente, esportes de aventura são realizados em paisagens e cenários naturais, em meio a matas, montanhas e rios. Já os radicais ocorrem em ambientes controlados, como pistas e rampas. Além disso, esse tipo de modalidade é focado em manobras específicas e controladas.
Pode praticar esportes de aventura mesmo sem experiência anterior?
Se você quer praticar uma modalidade desse tipo sem nunca ter feito isso antes, é possível. No entanto, nesse caso é fundamental contar com o auxílio de um profissional especializado para te ajudar. Além disso, o ambiente precisa estar seguro e você deve usar todos os equipamentos de segurança necessários.
É necessário ter um bom condicionamento físico para praticar esportes de aventura?
Assim como qualquer outra modalidade esportiva, os esportes de aventura exigem um certo nível de preparo e condicionamento. Assim sendo, se possível, invista em uma boa academia antes de iniciar, para preparar seus músculos e articulações. Além disso, você também deverá treinar seu emocional para as descargas de adrenalina.
Como escolher um instrutor qualificado para aprender um novo esporte de aventura?
A melhor forma de encontrar um bom profissional é procurar um local especializado para a prática do esporte de aventura. Normalmente esses centros contam com instrutores que são credenciados e qualificados para te ajudar. Além disso, é importante que a pessoa tenha as devidas certificações na área.
Quais são os melhores meses do ano para praticar esportes de aventura em determinados destinos?
Essa é uma questão bastante relativa e tudo depende de seus objetivos. Por exemplo, há vários esportes de aventura praticados na neve, como ski e certas modalidades de montanhismo. Nesse caso, o inverno é mais adequado. Por outro lado, esportes na natureza e em rios, devem ser realizados em estações amenas e mais quentes.
Quais são os esportes de aventura mais adequados para crianças e famílias?
Locais especializados tem várias modalidades de esportes radicais específicos para crianças e famílias. Nesse sentido, algumas boas opções nesse sentido são:
- Mini tirolesa;
- Mini rapel;
- Escalada indoor;
- Rafting;
- Entre outros.
Como posso superar o medo e a ansiedade ao praticar esportes de aventura?
Esse é um aspecto bastante pessoal na prática desse tipo de atividade. Enquanto várias pessoas amam a adrenalina que elas proporcionam, outras sentem muito medo e insegurança. Se esse for o seu caso, saiba que esses esportes não são para todos.
Mas caso queira mesmo tentar, o primeiro passo é se permitir ter as sensações que eles trazem. O famoso “frio na barriga” ocorre em intensidades variadas, e nos esportes de aventura ele é diferente. Na medida em que conseguir senti-lo pela primeira vez, é provável que adore essa sensação e vença o medo e a ansiedade da prática.
Confira: