Uma cortada no voleibol é a estratégia usada para enviar a bola sobre a rede ao adversário de tal forma que a bola não seja retornável.
Ele é feito movendo o braço de tal maneira que você inclina a bola para pousar no chão do lado adversário da quadra.
Qual a Importância da Cortada no Voleibol?
A cortada é uma das jogadas mais importantes no jogo de vôlei, podendo ser a diferença entre ganhar e perder um jogo. É um ataque poderoso que requer uma combinação de força, técnica e precisão para ser executado corretamente.
Ele é essencialmente um serviço de salto que envolve saltar e bater a bola com força na tentativa de marcar um ponto. Quando executado corretamente, pode criar confusão e caos entre os defensores do time adversário, dificultando sua resposta.
Como Funciona a Cortada no Voleibol?
Normalmente, uma cortada no voleibol é atingido com grande força em um ângulo descendente.
No entanto, os jogadores mais habilidosos usam outras estratégias de vôlei para atacar para enganar o adversário enquanto estão posicionados para receber a bola. Uma maneira de pegar os adversários desprevenidos é fazer uma jogada rápida ou uma bola pingada.
Para legalmente espetar a bola quando posicionada na rede, você deve ser um jogador da linha de ataque. Os jogadores da linha de trás podem legalmente espetar a bola por trás da linha de 3 metros, porém é um tipo de ataque de vôlei muito mais difícil e é usado somente por jogadores de vôlei mais experientes.
A cortada clássica básica é feito ao saltar de ambos os pés, sendo que normalmente é feito uma série de passos para atacar a bola, a chamado abordagem (ou approach).
O objetivo da abordagem do voleibol é chegar na melhor posição possível para atacar a bola.
Ao ensinar um jogador a se aproximar e acertar uma bola de vôlei, você pode começar com o aprendizado dos dois últimos passos. Uma vez que os últimos 2 passos sejam aprendidos, você pode passar a aperfeiçoar uma aproximação de 3 ou 4 passos de voleibol.
Ponto de Contato na Cortada
A bola deve ser contatada com o braço reto, o cotovelo estendido, devendo ser feito atingindo diretamente acima ou ligeiramente em frente ao corpo.
A bola é contatada pela mão usando um movimento do tipo “quebra” do pulso para direcionar a bola para baixo, para a quadra adversária.
Trajetória do Levantamento
A abordagem para a cortada no vôlei também pode ser diferente dependendo da trajetória do levantamento.
Ao atacar uma bola que está ajustada para fora, o atacante de voleibol pode se aproximar para bater em um ângulo que vem de fora da quadra. Esta aproximação do voleibol em um ângulo prepara o atacante para bater efetivamente na bola em ângulo duro ou virar e bater a bola para baixo da linha.
Importância do Trabalho de Pernas e do Movimento Completo
O trabalho de pés é a base de uma cortada de sucesso e é o primeiro passo para determinar a trajetória, velocidade e precisão da bola.
Assim sendo, o trabalho de pés adequado envolve uma série de movimentos que permitem ao jogador gerar energia suficiente para enviar a bola sobre a rede com autoridade por meio de passos curtos e rápidos e mover seus pés em uma trajetória linear em direção à rede, mantendo seu peso sobre os dedos dos pés. Isto ajudará a manter seu equilíbrio e estabilidade enquanto se aproximam da rede para fazer seu salto.
Fazer um movimento completo é a etapa final da cortada e é tão importante quanto o trabalho dos pés, o que envolve manter os braços estendidos e manter uma boa postura, para que possa alcançar sua altura total no salto.
Além disso, fazer o movimento completo também ajuda a garantir que a bola permaneça em sua trajetória pretendida, já que o jogador deve terminar seu movimento com um acabamento limpo e decisivo.
Como Praticar a Cortada no Voleibol?
A chave para aprender como realizar de forma consistente uma poderosa cortada no voleibol é a repetição.
Pode ser um desafio ser consistente, pois os levantamentos variam tanto, mas quanto mais bolas você bater, melhor preparado você estará para assimilar qualquer jogada.
Aqui estão algumas maneiras de desenvolver suas habilidades:
Fique de pé em uma caixa
Ficar em uma caixa de base larga que o coloca no auge de sua altura de salto proporciona uma oportunidade de se concentrar na extensão do braço e usar seu corpo.
Enquanto elimina o esforço da parte inferior do corpo, você será capaz de praticar a extensão adequada do balanço e entender como deve ser a geração de energia com seu corpo.
Uma vez que você seja consistente na caixa, leve esses mecânicos para uma abordagem regular e pule.
Passe Tempo Atrás da Linha
Embora jogar na rede seja tipicamente o que os jogadores praticam com mais frequência, pode produzir conforto com condições de jogo irrealistas.
Tente mover sua cortada a partir da linha de 3 metros, dando aos jogadores a oportunidade de aprender a se ajustar para disparar a rede e praticar a extensão total do braço sem se preocupar em ficar emaranhados na rede.
Aprenda a atacar consistentemente com a mecânica perfeita fora da rede e depois se aproxime à medida que você se sente mais confiante repetindo essa mecânica.
Jogue em duplas
Encontre um parceiro e dois adversários para jogar vôlei duplo – como o vôlei de praia ao ar livre.
Jogar em duplas é uma maneira divertida de praticar a cortada de muitos sets reais em um cenário parecido com um jogo.