Conhece o karatê Shotokan? O karatê é uma arte marcial muito popular praticada por milhões de pessoas em todo o mundo. É um sistema de combate que tem uma longa história, tradição e vários estilos e formas das quais o “Shotokan” é o mais famoso.
O Shotokan Karate é um dos quatro principais estilos de karatê desenvolvidos em Okinawa, Japão. É um estilo versátil onde a ênfase está em posições longas e largas, técnicas lineares, velocidade, mobilidade e ataques rápidos e diretos. O ensino moderno do Shotokan enfatiza a competição e não a autodefesa.
Como Funciona o Karatê Shotokan?
A história do Shotokan começa quando o Japão anexou as Ilhas Okinawan, em 1879. Isto iniciou a migração de pessoas, incluindo karatecas habilidosos, para as principais ilhas do Japão.
Um deles era um mestre de karatê Gichin Funakoshi que chegou às principais ilhas na década de 1920 com a missão de ensinar e popularizar o karatê. Funakoshi foi treinado em dois estilos de karatê chamado “Shorei-Ryu” e “Shorin-Ryu”.
Antes de se mudar para as ilhas principais, ele estava trabalhando na criação de seu próprio estilo. Sua ideia principal era desenvolver um estilo simples que fosse uma mistura de técnicas suaves e duras dos estilos Okinawan e budo japonês.
Mais tarde, ele abriria um ginásio chamado “Shotokan” em 1936 para ensinar e promover este novo estilo. O nome do estilo veio naturalmente como seu dojo e o estilo que ele estava ensinando tornou-se tão popular que as pessoas começaram a chamá-lo de “Karate Shotokan”.
O nome se traduz para “Shoto” (ondas de pinheiro) e “Kan” que significa “casa”. Durante os anos 20 e 30, Funakoshi viajava pelo país para ensinar e promover seu novo estilo. O maior avanço veio quando ele teve a chance de se apresentar no “Kodokan”.
Na época, Kodokan era o maior centro de arte marcial do Japão de propriedade de Jigoro Kano, o fundador do judô. Mais tarde, ele também demonstraria o karatê ao Príncipe Herdeiro, que mais tarde se tornaria o Imperador do Japão.
Funakoshi tornou-se uma figura muito popular, tanto que é visto frequentemente como um “pai do karatê” no Japão. Mas durante a Segunda Guerra Mundial, ele perderia seu filho Gigo, e o bombardeio aliado destruiria seu dojo. Apenas dois anos após a guerra, ele também perderia sua esposa e decidiria mudar-se para Tóquio e recomeçar tudo de novo.
O maior momento chegou em 1948 quando, graças ao Mestre Funakoshi e seus esforços, foi fundada a primeira “Associação de Karatê do Japão”.
Qual é a diferença entre karatê tradicional e karatê shotokan moderno?
Antes de começar a discutir o karatê Shotokan e como ele é prático, você deve separar o tradicional do moderno porque estes dois diferem muito, notadamente no que diz respeito à autodefesa. O estilo tradicional foi o desenvolvido nas ilhas Okinawan, enquanto os modernos são os desenvolvidos na ilha principal do Japão. Aqui está uma breve comparação:
Autodefesa
O estilo tradicional foi criado para autodefesa. Assim, todo o conceito de treinamento gira em torno da preparação de uma pessoa para um combate real e vários cenários que ela pode enfrentar nas ruas. Há muito poucos movimentos brilhantes, já que a maioria das técnicas são projetadas para serem eficazes.
No Shotokan moderno, entretanto, a autodefesa também está presente, mas não tanto quanto a real ênfase está na competição e no desenvolvimento do caráter. Os estudantes passam muito tempo aprendendo a competir sob regras rígidas, ao invés de como lutar. Eles fazem muito pouco treinamento em autodefesa ou qualquer outro exercício dedicado à luta fora dos torneios. Mas isto também pode variar entre as escolas.
Potência e danos
No estilo tradicional, os alunos costumavam poupar o contato total e utilizar técnicas brutais como joelhos e cotovelos, até mesmo táticas sujas como pontapés nas virilhas, tudo isso enquanto usavam equipamento de segurança limitado. Na maioria das vezes, eles apenas embrulhavam as mãos, e pronto.
Devido à importância da competição, a forma moderna se concentra mais no contato com a luz, e fornece socos e chutes rápidos e diretos.
O ponto principal é aprender como se mover para pousar um golpe ou derrubar o adversário, e sair sem ser pego com o contador. Para receber um ponto e ganhar uma partida, os competidores de Shotokan não precisam usar muita força desde que a batida aterrisse no local certo. Na verdade, você pode ser penalizado por utilizar muita força em uma partida.
Sparring (Kumite)
O estilo tradicional coloca muita ênfase no sparring duro. Na verdade, parece visualmente uma partida de estilo livre porque os competidores utilizam todos os tipos de técnicas de greve e luta em conjunto.
Eles lutam em todas as faixas usando todos os membros como armas, incluindo joelhos e cotovelos. Eles também podem atirar uns aos outros ao chão, e até mesmo atacar uns aos outros no chão.
O estilo moderno se concentra mais no contato leve com pontapés e socos sem cotovelos e joelhos. Os estudantes nunca poupam usando força total e sempre têm que usar equipamentos de proteção como luvas acolchoadas, protetor de cabeça, protetor bucal e caneleiras.
Katas (formas)
O estilo tradicional também inclui os katas. No entanto, eles também fazem muito “bunkai” que faz parte do treinamento onde os alunos aprendem como aplicar katas na vida real. De alguma forma, os katas sem bunkai não são eficazes.
A forma moderna difere muito aqui porque inclui apenas katas usadas em competição, e os estudantes raramente fazem bunkai.
Quais são as Vantagens do Karatê Shotokan?
Aqui estão alguns dos benefícios cruciais do treinamento de Shotokan:
- Sólidas habilidades de autodefesa – O Shotokan é um sistema de combate versátil, projetado para ser prático na vida real. Você aprenderá como usar todos os membros como armas para dar socos rápidos e precisos, todos os tipos de pontapés, assim como golpes de joelho e cotovelo. Embora não seja um estilo de contato completo, a velocidade, o tempo e a precisão que você desenvolve são mais do que suficientes para você lidar com um atacante. O sistema cobre todas as faixas, mas é justo dizer que ele funciona melhor quando você está em campo aberto e tem espaço para se mover.
- Trabalho de pés e posturas – Os karatecas Shotokan estão em posturas largas e profundas que diferem bastante de outros estilos. Este tipo de posição tem certos prós e contras nos esportes de combate, mas o truque é misturá-lo com trabalho rápido de pés e movimento. Os karatecas habilidosos estão sempre em movimento, nunca ficam em um lugar por mais de 2 segundos, e sempre saltando por aí. Eles usam este tipo de postura e movimento para manter seu alcance, evitar greves e armar ataques.
- Velocidade, timing e precisão – O karatê Shotokan não é um sistema de contato completo. Ou em outras palavras, você não verá dois alunos atacando um ao outro com potência total na luta ou durante a partida. Em vez de bater um no outro e causar lesões, o ponto principal é sobrecarregar o adversário com o alto rendimento, precisão e velocidade, e derrotá-lo sem causar lesões graves.
O Karatê Shotokan é eficaz para autodefesa?
A resposta certa é baseada no estilo do Shotokan. O estilo tradicional é um sistema de combate criado com a autodefesa em mente e ensina valiosas táticas de autodefesa.
É um sistema versátil que cobre a maioria dos cenários que você pode enfrentar nas ruas. O estilo moderno, por outro lado, negligencia o aspecto de autodefesa porque se concentra mais na competição.
Se você quiser aprender táticas de autodefesa, não deixe de fazer sua pesquisa e encontrar um dojo tradicional. Aqui, você aprenderá como golpear com todos os membros, incluindo cotovelos e joelhos, e até mesmo alguns princípios básicos de luta. Tenha em mente que estas técnicas não são tão avançadas quanto as que você pode encontrar no MMA, ou Jiu-Jitsu, mas são mais do que suficientes para se proteger nas ruas.
Além disso, o treinamento envolve muita luta em que dois alunos simulam uma luta na vida real. Isto permite que você aprenda como aplicar movimentos de karatê em uma luta e condicionar seu corpo para absorver tiros duros.
Entretanto, a maioria dos dojos modernos negligenciam o aspecto de autodefesa. Em vez de ensiná-lo a lutar, a forma moderna o prepara para uma luta na qual você precisa marcar pontos usando golpes suaves, mas rápidos e precisos. É muito mais suave do que o estilo tradicional, e com isso, muito menos eficaz para a autodefesa.