O ressalto no basquete é usada para colocar a bola no início de cada quarto de jogo. Nela, um jogador de cada equipe se alinha de cada lado da linha do meio da quadra, o árbitro se alinha entre os jogadores e apita enquanto eles jogam a bola acima das cabeças dos jogadores.
Em seguida, os dois jogadores de basquete que participam saltarão em direção a bola e tentarão inclinar a bola para seus companheiros de equipe para ganhar a posse de bola.
Como Funciona o Ressalto no Basquete?
Os jogadores participantes do ressalto não têm permissão para agarrar a bola, dando as equipes chances iguais de posse de bola. Ao invés disso, eles devem bater e redirecionar a bola na direção de um colega de equipe usando uma mão.
No início do jogo, o jogador mais alto ou o jogador que conseguir pular a bola mais alta geralmente pegará a bola saltando, dando a seu time a melhor chance possível de alcançar a posse de bola.
O ressalto geralmente acontece na linha do meio da quadra no círculo de salto, também é conhecido como o círculo central ou meia quadra. É aqui que todo jogo começa, quando o ressalto abre o jogo.
As bolas de pulo também acontecem no meio da quadra durante o início das horas extras.
Quando o Ressalto no Basquete Acontece?
- No inicio do jogo
- No início de cada quarto.
- Quando o árbitro não concorda com uma chamada
- Quando a bola fica presa entre dois adversários
- Quando um jogador comete uma infração de segurar a bola ou tocar a bola duas vezes seguidas.
Regras do Ressalto no Basquete
- Ambos os pés devem estar no círculo de salto
- Não pode saltar para a bola até atingir sua altura máxima, mas esta regra não é rigorosamente aplicada
- Não é obrigado a realizar realmente o ato de saltar
- Não pode deixar a metade do círculo de salto de sua equipe
- Não pode agarrar ou segurar a bola até que ela tenha tocado outro jogador no chão
- Não pode bater a bola para si mesmo
- Todos os outros jogadores devem estar fora do círculo de salto, mas podem estar do outro lado do círculo
Violação da Regra do Ressalto
Uma violação do ressalto no basquete seria qualquer coisa que não respeitasse as regras, isto é, se um não jogador estiver dentro do círculo ou se saltar antes que o árbitro lance a bola no ar.
Outro exemplo de violação é se um saltador pega a bola. Novamente, o primeiro toque da bola seguindo o árbitro atirando-a para o ar precisa ser um toque de leve.
Além disso, se um jogador faz contato com a bola antes que ela atinja seu ápice, é considerada uma violação, ou seja, a equipe adversária receberá a posse da bola. Em alguns casos, uma falta (técnica) também pode ser chamada.