A sanção básica para uma infração (falta, drible duplo, etc.) no é um tiro livre no handebol. Quando ocorre uma infração, o árbitro apita uma vez e sinaliza com 1 braço para o gol da equipe que recebeu um arremesso livre.
Um jogador então recolhe a bola e fica onde ocorreu a infração e a joga para um companheiro de equipe ou, alternativamente, o jogador também pode tentar marcar diretamente no gol.
Como Funciona o Tiro Livre no Handebol?
Para uma falta ou violação menor, um tiro livre no handebol é concedido ao adversário no local exato em que ocorreu. Se a falta ou violação ocorrer entre a linha da área do gol e a linha de 9 metros, o arremesso é feito do poste mais próximo, fora da linha de 9 metros. O jogador deve manter um pé em contato com o chão, depois passar ou arremessar.
Os jogadores defensivos devem ficar a 3 metros do jogador que lança a bola. Se uma falta for cometida por um jogador defensivo dentro da área de 9 metros, o arremesso livre ocorre no ponto da linha de 9 metros mais próximo do local da infração. Além disso, os jogadores em ofensa são obrigados a sair da área entre as linhas de 6 e 9 metros e começar a jogar além da linha de 9 metros.
Para a maioria das infrações, o relógio não pára e a equipe que recebeu o arremesso livre pode imediatamente começar a jogar com um arremesso. Entretanto, se a infração também resultar num cartão amarelo ou numa suspensão de 2 minutos, o relógio é parado e o arremesso só pode ser iniciado após o árbitro apitar para iniciar o relógio.
Se ao final de meio arremesso livre for chamado, mas o arremesso não ocorrer antes que o tempo expire, a equipe que recebeu o arremesso livre ainda pode dar um último chute no gol sem tempo restante. Um jogador ofensivo então chuta normalmente sobre uma parede defensiva a 3 metros de distância.
Quando Ocorre um Tiro Livre no Handebol?
Um tiro livre no handebol é concedido nas seguintes situações:
- Um jogador que exibe um comportamento proibido em relação a um adversário.
- A bola é jogada de forma imprópria.
- A linha da área do gol é tocada ou cruzada.
- Um jogador ou treinador se comporta de forma antidesportiva.
- Uma equipe empata deliberadamente.
- Um jogador é substituído de forma incorreta.
- Um goleiro cruza a linha da área do gol com controle da bola.
- Quando o jogo é interrompido por situações que não sejam violações das regras (ou seja, lesão do jogador).
- Quando um time ofensivo faz um lançamento livre ou um lançamento de pênalti de forma ilegal.
- Se o jogo for interrompido porque a bola tocou o teto ou um lance acima da quadra, e a bola permanecer dentro da quadra, o jogo é reiniciado com um arremesso livre para a equipe que não tocou a bola pela última vez. O arremesso livre é feito, após o sinal de apito, do local abaixo onde a bola tocou o teto ou luminária.
- Se um jogador jogar intencionalmente a bola em sua própria área de gol e o goleiro tocar
- a bola.
- Quando o goleiro traz a bola de volta para a área do gol.
Confira: