A posição de pivô no handebol é muito particular, pois ele é orientado para o gol durante todo o jogo, raramente toca a bola e quando o faz é sempre para marcar.
Como Funciona o Pivô no Handebol?
A posição do pivô no Handebol é especial e privilegiada por sua própria natureza. Se nós comparar o pivô com as outras posições – meias ou pontas – podemos dizer isso:
- Seus movimentos são quase ilimitados. Em um dado momento, de acordo com o sistema de jogo da equipe ele pode ser colocado em diferentes posições o tempo todo os 6 metros.
- Na maioria das vezes, ele está em contato físico com os defensores por seu colocação no coração da defesa.
- Seu papel é jogar principalmente para os jogadores de defesa, para facilitar sua pontuação chances e de vez em quando para receber a bola a fim de marcar.
No início do ataque, podemos ver muitas vezes o central mostrando ao pivô o lugar a ser tomado. Isto é necessário porque a maioria dos sistemas de jogo são baseados nas ações do pivô.
Encontrar uma boa solução para fazer um arremesso, por um meia ou por uma ala, é fruto de um excesso de jogadores criados graças a uma triagem ou um deslizamento do pivô que consegue manter dois defensores ocupados e assim, em algum outro lugar, o time atacante pode aproveitar isso e assim ter uma boa oportunidade de chutar e marcar.
Responsabilidades do Pivô no Handebol
Quebrar todas as relações defensivas entre os defensores
Com sua colocação relacionada aos movimentos laterais da defesa, sua triagem e deslizamento, ele deve quebrar a comunicação entre os diferentes defensores e definir os espaços para os atacantes.
Geralmente quando o pivô está no lado da bola, o jogador com a bola tentará se colocar em relação com este último. Para ter sucesso, é óbvio que o pivô não deve correr com a bola e não deve ocupar o lugar central entre dois defensores.
Permitir a continuidade no jogo de ataque
Seus movimentos de entrada e saída e o fato de ele representar um apoio dentro da defesa devem permitir que os jogadores de defesa perturbem a distribuição para os defensores e aproveitem ao máximo esta situação.
Aspecto estático
Essencialmente trata-se de ganhar uma boa posição em primeiro lugar e em segundo sobre sua colocação relacionada com o adversário e com o jogador com a bola. Quando o meia vai em direção ao gol, o pivô deve ser capaz de se colocar em uma relação direta com ele, posicionando-se da seguinte maneira:
- De frente ao defensor e na lateral do meia
- Com pés estendidos (um nos 6 m) a fim de bloquear a passagem do defensor
- Posição ereta com os joelhos dobrados
- Braços devem estar livres e preparados para pegar a bola
Confira: