Como nas corridas, os saltos parecem fazer parte do nosso DNA desde o tempo em que éramos crianças. Gostamos de ver quão alto e longe podemos saltar e quem pode fazer melhor. Há quatro eventos principais de saltos no atletismo. Aqui está uma descrição de cada uma delas:
Como Funcionam os Saltos no Atletismo?
Salto em Altura
No evento de salto em altura, o atleta recebe um início de corrida e deve saltar sobre uma barra sem derrubá-la. Eles aterrissam em uma grande almofada macia.
Como muitos eventos de atletismo, há um elemento chave para o bom desempenho neste esporte, que neste caso é capaz de saltar alto, mas a técnica também é muito importante. O tempo e deixar os pés no ponto certo, assim como a forma como você dobra seu corpo ao passar por cima da barra, são todos importantes.
Muitas técnicas foram usadas para saltar alto ao longo dos anos, mas a atual, e a mais bem sucedida, é chamada de Fosbury Flop.
A técnica do Fosbury Flop envolve conduzir com a cabeça sobre a barra (versus conduzir com os pés) e torcer de tal forma que suas costas fiquem no chão e mais próximas da barra enquanto você passa por cima dela. Os saltadores então pousam de costas.
Salto em Distância
Como muitos eventos de campo, o salto em distância envolve mais habilidade e técnica do que apenas ser capaz de saltar. Primeiro, o atleta deve ter boa velocidade enquanto desce a pista para se preparar para o salto.
Em seguida, deve ter muito bom trabalho de pés no final da corrida para que possa lançar o mais próximo possível da linha sem ultrapassar a linha e sem falhar; em terceiro lugar, deve fazer um bom salto; e por último, deve ter forma adequada através do ar e para o pouso. Todas estas técnicas e habilidades devem ser executadas com perfeição para dar um bom salto em comprimento.
O salto em distância tem sido um evento popular em pista e campo desde os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. O atual recorde mundial masculino é de 29,4 pés por Mike Powell. Isso é um salto em comprimento!
Salto com Vara
Enquanto todos os eventos de campo exigem técnica para se sobressair, o salto com vara pode ser o mais difícil de dominar. Neste evento de pista e de campo, o atleta corre pela pista segurando um poste em uma das extremidades.
No final da corrida, a planta se coloca em uma caixa de metal no solo e depois se impulsiona para cima e sobre uma barra alta usando tanto um salto quanto a mola do mastro para ganhar altura.
Eles devem passar por cima da barra sem derrubá-la. Em seguida, aterrissam em um grande colchão macio por segurança. O recorde mundial para o salto com vara é superior a 6m e é mantido por Sergey Bubka, provavelmente o maior atleta de salto com vara de todos os tempos.
Salto Triplo
O salto triplo é semelhante ao salto em comprimento, mas há três saltos combinados que vão para o comprimento total. Estes são chamados de salto, o passo e o salto.
O atleta primeiro vai correr pela pista ganhando velocidade; no início do salto ou decolagem, ele vai pular de um pé e pousar no mesmo pé (salto); depois pular novamente, desta vez pousando no pé oposto (degrau); em seguida, pular o máximo que puder e pousar nos dois pés (salto).