Já ouviu falar do armlock no Jiu-Jitsu? O Jiu-Jitsu brasileiro é uma arte marcial que evoluiu significativamente ao longo das últimas décadas. A sua beleza é que todo praticante é encorajado a rolar com seus parceiros de treinamento a cada sessão de treinamento.
Isto beneficia muito seu desenvolvimento porque você pode aplicar seus conhecimentos contra os parceiros de treinamento que resistem totalmente.
Cada faixa branca de Jiu-Jitsu será exposta a uma miríade de técnicas em seus primeiros anos de treinamento. Isto significa que as pessoas irão gravitar para técnicas específicas com base em seu tipo corporal, idade e preferências pessoais.
Independentemente do estilo de luta, aprender um ou dois armlocks é sempre uma coisa inteligente a fazer. Este artigo discutirá os principais cadeados de braço que você pode incluir em seu jogo.
Como Funciona o Armlock no Jiu-Jitsu?
O armlock no Jiu-Jitsu é uma submissão que visa hiperextender o braço em posições comprometedoras. Existem dois tipos básicos de bloqueios de braço – o de braço reto e o de braço dobrado. O reto é onde se submete o braço do adversário, endireitando-o e empurrando-o contra a articulação do cotovelo.
O armlock dobrado é definido primeiro dobrando o braço para uma configuração em “L”, depois forçando a mão para trás. Exemplos comuns de travas de braço dobrado são o kimura e o americano.
Benefícios do Armlock no Jiu-Jitsu
O armlock é uma técnica excelente porque pode ser usado de várias maneiras. Você verá variações do cadeado de braço em muitas demonstrações de autodefesa.
Este é especialmente o caso para o desarmamento de facas e armas de fogo. É talvez uma das técnicas mais comuns ensinadas nas academias de polícia em todo o mundo, pois restringir o braço geralmente leva a uma desescalada.
No contexto do Jiu-Jitsu competitivo, o armlock é uma arma versátil que pode ser aplicada a partir de quase todas as posições. O kimura, uma variação do armlock de braço dobrado, é a melhor submissão que você pode aprender.
Você pode obter o kimura tanto da posição superior quanto da inferior. Uma vez obtido o aperto do kimura, você pode usá-lo para se submeter, varrer ou levar o oponente de volta. Não importa se você joga gi ou no-gi Jiu-Jitsu; o armlock lhe servirá bem até o nível de faixa preta.
Tipos de Armlock no Jiu-Jitsu
Americana
A americana é uma técnica fantástica geralmente ensinada no início de sua jornada. É uma variação do cadeado dobrado do braço que pressiona o ombro ao hiperextender o braço em um movimento ao estilo de pincel.
Esta técnica é comumente usada uma vez que você prende um pino superior tipo montagem ou controle lateral. A americana também é conhecida como trava em V, trava de chave e trava de braço de pincel.
Kimura
O kimura de guarda fechada geralmente começa forçando o adversário a colocar suas mãos sobre o tatame. Na maioria das vezes, seu oponente também sabe disso, por isso é essencial conhecer muitas táticas para quebrar a postura.
Prenda seu pé na postura do adversário e traga seu joelho em direção a você enquanto você se estende. Fazer isso desequilibra o oponente e o forçará a postar no tapete.
Daqui, agarre o pulso usando um punho sem polegar e fixe a posição do kimura. Termine a submissão colocando seu braço em direção ao peito enquanto você move a mão deles para a parte de trás da cabeça.
Omoplata
A omoplata pode parecer uma técnica complexa, mas na verdade é surpreendentemente fácil de fazer. O benefício da omoplata é que você pode usá-la tanto como uma submissão quanto como uma varredura.
Comece segurando suas garras, agarrando as mangas. Abra sua guarda e coloque seus pés sobre seus quadris. Traga um joelho perto do peito deles.
Em seguida, flameje o joelho interno enquanto você desloca sua posição. Traga seu pé externo em direção ao braço deles e vire empurrando contra o quadril deles enquanto você trava seus pés e quebra a postura deles. Finalmente, sente-se enquanto você agarra o cinto deles enquanto puxa o braço da armadilha em direção ao seu corpo para a torneira.