A maioria das pessoas acha o sistema de faixas do karatê um pouco confuso, porque existem muitos estilos e formas diferentes. Você pode se perguntar, como realmente funciona. Ele varia entre diferentes estilos de karatê? Ou quanto tempo leva para progredir de um cinturão para o outro?
Branco, amarelo, laranja, verde, azul, roxo, vermelho (em alguns estilos de karatê), marrom e preto são as cores mais comuns no sistema de classificação de cintos de karatê. Na faixa preta, há 10 classificações que vão do 1º dan à 10ª dan faixa preta, que é a classificação mais alta no karatê.
Como Funcionam as Faixas do Karatê?
As origens das classificações das faixas do karatê vêm do judô, e o famoso sistema de classificação dos cintos coloridos criado por Jigoro Kano, um pai do judô.
O Jigoro se inspirou no popular jogo de tabuleiro chamado “go”, que é bastante semelhante ao xadrez, para criar as classificações do judô. No início, o sistema de cintos criado por Jigoro tinha apenas três cores: branco, marrom e preto. Mas ao longo dos anos, o sistema de classificação evoluiu e o número de notas e cintos aumentou.
O homem que tirou o sistema de classificação do judô para implementá-lo no karatê foi Gichin Fukanoshi, e ele o fez em 1924. No entanto, há outra teoria.
Segundo a lenda, a cada aluno de karatê foi dada uma faixa branca no início de sua jornada e foi-lhe dito para nunca lavar a faixa. Com o tempo, o cinto se sujava de suor, sangue, sujeira e mudança de cor.
Uma vez que se tornasse todo preto, considerou-se que o aluno tinha atingido a categoria de faixa preta. Embora esta história pareça interessante, ela está longe de ser verdadeira.
Ordem das Faixas do Karatê
Na maioria dos estilos de karatê como Shotokan e Wado-Ryu, existem dois grupos diferentes de faixas. O primeiro é o “grau kyu”, onde os alunos começam sua jornada, e o segundo é o “graus dan” para alunos avançados que usam cinto preto.
As faixas Kyu são classificadas na seguinte ordem:
- Faixa branca – 10º kyu
- Faixa amarela – 9º kyu
- Faixa laranja – 8º kyu
- Faixa verde – 7° kyu
- Faixa azul – 6° kyu
- Faixa roxa – 5ª kyu
- Faixa vermelha – 4º kyu *não em todos os estilos
- Faixa marrom – 3º kyu
- Faixa marrom – 2º kyu
- Faixa marrom (com risca preta do meio) – 1º kyu
- Faixa preta (1º ao 10º dan)
Os graus Dan são classificadas na seguinte ordem:
- Shodan (1º dan)
- Nidan (2º Dan)
- Sandan (3º Dan)
- Yondan (4º dan)
- Godan (5º dan)
- Rokudan (6º dan)
- Nanadan (7º dan)
- Hachidan (8º dan)
- Kyudan (9º dan)
- Judan (10º dan)
Qual é a diferença entre as notas de Kyu e Dan no karatê?
Os graus Kyu são para estudantes que ainda estão aprendendo técnicas e estão abaixo da faixa preta. As classificações de Dan começam onde Kyu termina, e são para mestres de karatê que já alcançaram uma classificação de faixa preta. Aqui está uma explicação detalhada de ambos:
- Kyu em japonês significa “classe” e, em karatê, indica os níveis abaixo da classificação de faixa preta. O sistema de classificação do kyu e sua estrutura variam entre escolas, estilos de karatê, e escolas. Na maioria dos dojos e estilos de karatê, existem 10 graus de kyu, sendo o 10º grau o de iniciante e o 1º grau o de faixa preta. Uma vez que um novo aluno se junte a um dojo de karatê, ele receberá uma faixa branca (10º lugar na classificação de kyu). Com o tempo, eles passariam por mais nove classificações kyu antes de alcançar a 1ª classificação kyu, que é uma faixa preta.
- Dan em japonês significa “Passo” ou “grau” e em karatê, representa um sistema de classificação que começa quando um aluno alcança a faixa preta. Os alunos que fizeram uma progressão em todas os graus kyu e ganharam uma faixa preta agora passam para os graus dan. As classificações de Dan são basicamente 10 faixas pretas diferentes onde a faixa mais baixa é a 1ª faixa preta de dan e a mais alta é a 10ª faixa preta de dan.
Quais são os diferentes estilos de karatê?
O karatê é uma arte marcial muito popular que tem dezenas de estilos e formas diferentes. Mas é crucial saber que, de todos os estilos, os quatro seguintes são os principais.
- Shotokan – é o estilo de karatê mais popular criado por Gichin Funakoshi, um homem muitas vezes considerado um pioneiro do karatê no Japão. Ele criou o Shotokan em 1938 com ênfase em amplas posturas, movimentos rápidos e ataques rápidos usando socos, cotovelos, chutes e joelhos.
- Wado-Ryu – foi criado em 1939 no Japão por Hironori Otsuka. É um estilo que tem origem no Shotokan e Shito-Ryu, notadamente quando se trata de técnicas impressionantes. Mas, Wado-Ryu também enfatiza as fechaduras conjuntas e os lançamentos poderosos que vêm do Ju-Jitsu.
- Shito-Ryu – é um estilo criado por Kenwa Mabuni em 1934. É amplamente considerado como um estilo muito técnico que consiste em mais de 94 katas diferentes que o aluno precisa dominar. A ênfase está em atacar usando todos os membros como armas.
- Goju-Ryu – foi desenvolvido em 1930 por Chojun Miyagi como uma mistura de técnicas de golpes e garras. A ênfase está em movimentos circulares e lineares e contra-ataques rápidos.
Estes quatro estilos podem parecer visualmente o mesmo. Mas, ao mesmo tempo, diferem muito em termos de ênfase, história, técnicas e métodos de treinamento. Além disso, seus quatro principais estilos de karatê influenciaram o nascimento de muitos outros estilos como:
- Kyokushin
- Shorin-Ryu
- Enshin
- Uechi-Ryu