Já ouviu falar do temido No Rep no Crossfit? No CrossFit ocorrem oportunidades perdidas; elas fazem parte do jogo, vinculam o desempenho a um padrão mensurável e promovem a responsabilidade do jogador/atleta.
No beisebol, é um erro; no hóquei, futebol ou basquete pode ser um gol perdido ou uma penalidade; no atletismo é uma falsa partida ou uma violação de limite; e no CrossFit, é a chamado “No Rep” (repetição não válida, em português) sempre ouvida de um treinador ou juiz.
O que Significa No Rep no Crossfit?
Um No Rep no Crossfit é um movimento ou repetição subexecutada; tal como não atingir a profundidade total em um agachamento ou quebrar o plano vertical ou horizontal em um movimento de ginástica.
No sentido competitivo e esportivo, o “No Rep” ajuda para legitimar ainda mais os padrões fundamentais do esporte e devemos nos orgulhar do que eles representam, quer você seja um atleta competitivo ou um entusiasta geral.
Para o atleta de competição é uma área identificada de oportunidade para melhorar o desempenho futuro.
Para o entusiasta, pode ser um reconhecimento de um movimento realizado com segurança dentro de suas habilidades.
Por que o No Rep Acontece?
Normalmente, há duas razões principais para um não representante:
Falta de percepção real do movimento
Algumas pessoas não têm nenhum senso de autopercepção. Que realmente acreditam que estão quebrando o paralelo quando na realidade não estão. Que acreditam que estão estendendo seus quadris quando na realidade não estão.
Pessoa não é honesta com ela mesma
Pode haver certos movimentos que você não gosta, e que quando se trata de executá-los você decidiu fazer à sua maneira, porque você não quer exigir o que deveria exigir. Isto pode acontecer com certos exercícios em particular, ou com muitos em geral.
Como Evitar o No Rep no Crossfit
Para ambos os tipos de atletas, as dicas para melhorar a taxa de repetições válidas são as seguintes:
Grave um treino
Todos têm um telefone celular e podem se gravar em uma classe. É muito mais fácil entender como você realmente se move se você o vê com seus próprios olhos.
Não importa quantas vezes você tenha sido avisado pelo técnico que você tem que corrigir isto ou aquilo, ou por todos os conselhos que seus colegas lhe dão, não há nada como ver a si mesmo para perceber o que você está fazendo.
Seja honesto
Para evitar a verdade e contar repetições que não são o mesmo que descontar repetições, manter um tempo melhor do que o real, ou mentir sobre os quilos que você usou. Quanto mais seu treinamento se assemelhar a uma competição real, menos surpresas você terá.
As pessoas adquirem o hábito do No Rep acontecer por uma razão ou outra, e quando chegam a uma competição, onde uma terceira pessoa está julgando, de forma adequada, o que é uma repetição do que não é, é quando nos damos conta do que temos feito.