A base do Muay Thai é um dos fundamentos mais importantes a aprender quando se começa na arte marcial.
Sem saber como se posicionar corretamente, você não será capaz de atacar e defender, e você achará a luta mais frustrante do que divertida. Além disso, você não será capaz de gerar muita energia nas almofadas ou no saco.
Para ajudá-lo a construir uma base sólida, aqui estão algumas coisas para ter em mente enquanto você pratica sua base do Muay Thai.
Como Funciona a Base do Muay Thai?
Independentemente de você escolher ou não fazer seu treinamento Muay Thai no mesmo tipo de postura de luta que eu, é importante levar em consideração estes fatores:
- Largura dos ombros afastados para permitir fácil movimentação e uma base sólida para atacar e defender.
- Cotovelos aconchegados para permitir golpes mais retos e proteger contra golpes corporais. A tradicional postura de luta tailandesa teria suas mãos um pouco mais altas com as palmas das mãos viradas para fora. Eu prefiro ter meus punhos para dentro em direção ao queixo.
- Mãos para cima e queixo encolhido;
- Tenha a mão/pé atrás. Isto permitirá que você transforme seu quadril em seu lado mais poderoso e natural.
- Nunca fique com os pés chatos. Certifique-se de ser leve nos pés e ter o calcanhar das costas fora do chão para permitir um movimento mais fluente. Isto também lhe ajudará a acelerar seus golpes e sua defesa!
- Seja relativamente quadrado com seu adversário. Esta é uma diferença ENORME entre uma postura de boxe e uma postura de boxe tailandesa. Se você for desviado de seu oponente, deixará muito mais aberturas e eliminará a rapidez/eficiência de seus golpes por causa dos movimentos extras que você precisaria fazer.
Leve também em consideração seu trabalho de pés. É uma técnica básica, mas muito importante!
Sempre que você se move para a sua esquerda, sua comida esquerda se move primeiro. Sempre que você avança, seu pé de chumbo se move primeiro. Basicamente, o pé que estiver mais perto do lado em que você se move deve ser o pé que você move primeiro!
Não cruzar seus pés.
Isto o deixará desequilibrado e incapaz de atacar ou defender. Este é um dos aspectos mais básicos, mas essenciais, de seu trabalho de pés. Uma sólida postura de Muay Thai permitirá que você ataque e defenda em qualquer ponto de seus movimentos; uma vez cruzado os pés, você tira suas opções.
Não dê passos enormes.
A mesma ideia, uma vez que você se lança muito longe, você se deixa aberto a ataques enquanto é incapaz de desencadear seus próprios ataques. Dê pequenos e calculados passos e sempre retorne à sua postura original de luta Muay Thai.
Tente variações diferentes até encontrar uma postura confortável de luta. Cada uma delas é diferente, portanto, as chances de sua postura não serão as mesmas que a minha ou a de outros lutadores Muay Thai. Basta seguir os princípios básicos que listei acima e você terá uma postura sólida de boxe tailandês em pouco tempo!
Distribuição do peso
Em geral, você quer manter seu peso distribuído uniformemente sobre ambas as pernas. Se você se inclinar muito para frente, você será um alvo fácil, especialmente para pontapés baixos de perna de chumbo porque levará muito mais tempo para sair do caminho ou levantar a perna para verificar os chutes.
Por outro lado, se você colocar muito peso na perna traseira, será difícil colocar qualquer força por trás de seus ataques, especialmente seus socos, e você será fácil de derrubar o equilíbrio.
O truque da base do Muay Thai, então, é saber quando distribuir seu peso uniformemente, quando colocar seu peso sobre sua perna dianteira, e quando colocá-lo sobre seu pé traseiro. É claro que a distribuição do peso depende das circunstâncias, portanto, isto virá com a experiência.