Badminton é oficialmente o esporte de corrida mais rápido do mundo, o que requer reflexos rápidos e um excelente condicionamento.
A peteca, quando esmagado em volta da quadra, viaja a uma velocidade superior a 300 km/hora. Aqui estão 8 fatos sobre badminton que vão absolutamente estourar sua mente!
Quais as Curiosidades do Badminton?
Badminton é mais intenso que o tênis
No campeonato All England (Tennis) de 1985, Boris Becker derrotou Kevin Curren 6-3, 6-7, 7-6, 6-4.
No Campeonato Mundial de Badminton de 1985 em Calgary, Canadá, Han Jian da China derrotou Morten Frost da Dinamarca, 14-18, 15-10, 15-8. A seguir, uma comparação estatística dessas partidas.
- Tempo: Tênis – 3 horas e 18 minutos; Badminton – 1 hora e 16 minutos
- Bola/peteca em jogo: Tênis – 18 minutos; Badminton – 37 minutos
- Intensidade da partida*: Tênis – 9%; Badminton – 48% (*O tempo real em que a bola/peteca estava em vo, dividido pela duração da partida.)
- Rallies: Tênis – 299; Badminton – 146
- Tiros: Tênis – 1.004; Badminton – 1.972
- Tiros por Rally: Tênis – 3,4; Badminton – 13,5
- Distância percorrida: Tênis – 2 milhas; Badminton – 4 milhas
Note que os jogadores de badminton competiram pela metade do tempo, mas correram duas vezes mais longe e acertaram quase o dobro dos tiros!
A dominação asiática do esporte
Desde sua inclusão nas Olimpíadas em 1992, os jogadores asiáticos ganharam 93 das 103 medalhas olímpicas.
Os países badminton mais bem-sucedidos do mundo são a China e a Indonésia, que ganharam 70% de todos os eventos BWF entre eles.
A Copa Thomas, o campeonato mundial de equipes masculinas, foi conquistada por apenas três países desde o seu início em 1948 – Malásia, Indonésia e China.
A única vez que a Copa Uber, o campeonato mundial de equipes femininas, foi conquistada fora da Ásia foi pelos EUA em 1957, 1960 e 1963; os outros campeões são China, Indonésia, Japão e, mais recentemente, Coreia do Sul.
Badminton é o 2º esporte mais popular do mundo.
Tem sido afirmado que o badminton é o segundo esporte de participação mais popular do mundo, apenas atrás do futebol.
Quando o badminton foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1992, 1,1 bilhões de pessoas assistiram à competição de badminton na televisão.
Um jogo de badminton uma vez durou apenas 6 minutos.
A partida mais curta de badminton já registrada foi na Copa Uber de 1996 em Hong Kong, que durou todos os seis minutos! Ra Kyung-min (Coréia do Sul) esmagou Julia Mann (Inglaterra) por 11-2, 11-1 naquela partida.
A partida mais longa, por outro lado, durou 124 minutos, e foi disputada entre Peter Rasmussen (Dinamarca) e Sun Jun (China). Rasmussen venceu aquele encontro de 16-17, 18-13, 15-10.
A peteca é feito da asa esquerda de um ganso
A média do vaivém pesa entre 4,74 a 5,5 gramas, o melhor dos quais é feito das penas da asa esquerda de um ganso.
16 penas são utilizadas na fabricação de um vaivém. Durante uma partida de nível superior são usadas 10 lançadeiras, sendo que cada uma delas é atingida cerca de 400 vezes.
As cordas das raquetes de badminton são feitas a partir dos forros estomacais dos gatos
Enquanto ao longo dos anos, a maioria dos jogadores começou a usar cordas sintéticas, alguns jogadores ainda usam tripas feitas com o revestimento seco do estômago de animais como gatos ou vacas.
Badminton foi inicialmente jogado com os pés dos jogadores
Um jogo chamado Ti Zian Ji foi jogado pelos chineses originalmente, que é o precursor do badminton. Neste esporte, os jogadores usavam seus pés ao invés de raquetes para acertar o peitoral! O jogo ainda é jogado na China!
Índia desempenhou seu papel na descoberta do jogo
Na Índia, o jogo existia antes de 1500 a.C. e era chamado de “Poona” por causa de sua região de origem, que era a cidade “Pune”. Diz-se que “Poona” significa “o jogo da cidade de Pune”.
Inicialmente, o jogo era jogado com a mão, usando a palma da mão como raquete. Mais tarde, as mãos foram substituídas pelas pernas, algo que tornou este jogo popular entre os homens indianos, mas extremamente difícil para as mulheres indianas. Assim, ele foi separado em um jogo masculino e um jogo feminino.
Em 1870, oficiais britânicos que serviam na Índia trouxeram de volta ao país o jogo Poona. O Duque de Beaufort, o Pai de Badminton, era um grande adepto do jogo, que jogava com muita frequência.
Entretanto, este jogo era bastante primitivo para a elite da sociedade inglesa. Assim, ele preferiu jogar a versão feminina do jogo de Poona com seus amigos e suas filhas em sua vila de Badminton de Glouschester.
Um dia, quando ele estava jogando no jardim de sua vila, começou a chover. Sem hesitar, ele esvaziou sua sala de jantar para poder continuar o jogo lá. Este também foi o início do esporte conhecido como Badminton.