O garrafão no basquete é usada por muitos, mas todos eles se referem à área pintada sob a cesta. Saiba mais sobre sua história e regras.
Como Funciona o Garrafão no Basquete?
O garrafão no basquete é uma área da quadra que se estende desde a linha de lançamento livre, ou linha de falta, até a linha de base, ou linha de fundo.
- A linha de base é a linha limite que se estende ao longo da borda da quadra de basquete, atrás da encosta do aro, e determina quando uma bola está fora dos limites.
- As linhas laterais que marcam os limites da quadra são as que normalmente apresentam uma cor diferente da cor do resto da quadra.
Dependendo do nível de jogo, o garrafão também se refere a vários outros termos de basquete: A National Basketball Association (NBA) e a National Collegiate Athletic Association (NCAA) se referem à chave como a “zona do lance livre”, enquanto a FIBA, que é o jogo do órgão dirigente internacional do basquetebol, a chama de “área restrita”.
O garrafão no basquete deriva seu nome de sua forma original: uma pista de 1,80 m de largura que culminou no círculo de arremesso livre e se assemelhava a uma chave usada para fechaduras ou portas. Entretanto, o tamanho do garrafão permitiu que jogadores de basquetebol altos como George Mikan de 1,80 m dominassem o jogo.
Em 1951, a NBA redimensionou a o garrafão de 1,80 m para 3,6 metros. Mais tarde, a liga adicionou 30 cm em 1964 para uma largura total de 4,8 metros, devido em grande parte, novamente, a centros poderosos como Wilt Chamberlain.
Violação de 3 Segundos no Garrafão no Basquete
Uma violação de três segundos é uma decisão contra um jogador de basquete que permanece dentro do garrafão por mais de três segundos. Há duas iterações da regra dos três segundos:
Violação de três segundos na defesa
Também conhecida como defesa ilegal, uma violação defensiva de três segundos é uma falta técnica de equipe dada quando um jogador defensivo passa mais de três segundos na chave enquanto não guarda um adversário.
Como declarado no manual da NBA, o ataque recebe um lançamento livre e a posse da bola devido a esta falta. A regra defensiva de três segundos dificulta a execução de uma defesa em zona, que é uma estratégia que atribui jogadores defensivos para cobrir áreas específicas da quadra.
A violação defensiva de três segundos não se aplica aos jogos da FIBA ou do basquetebol do ensino médio.
Violação de três segundos no ataque
A violação ofensiva de três segundos é semelhante à variação defensiva. Um árbitro chamará esta falta em um jogador ofensivo que permanece na chave enquanto a equipe do jogador estiver no controle da bola e não fizer um chute, ou passar ou driblar para fora da pista.
O objetivo da violação ofensiva de três segundos é evitar que jogadores ofensivos permaneçam perto do poste baixo enquanto o relógio de tiro está correndo, o que permitiria rebotes ilimitados, bloqueios e tentativas de bandeja.