Os benefícios da natação feminina são vastos, mas é provável que não seja uma parte tão regular de sua rotina de exercícios como, digamos, o treinamento de força, o Pilates, ou o levantamento de peso.
Como sempre dizemos, o treino que você gosta é aquele que você deve fazer, então se não é para você, então não force, mas se nadar é algo que você gosta, então você provavelmente deveria ler isto.
Quais os Benefícios da Natação Feminina?
Nadar Como Exercício
A natação envolve a maioria dos principais grupos musculares, incluindo pernas, braços, costas, ombros e músculos abdominais, ao mesmo tempo em que ajuda a aumentar a flexibilidade. A flexibilidade pode ajudar a evitar lesões.
Ela também aumenta a flexibilidade, o que ajuda a prevenir lesões e constrói a saúde cardiovascular, o que ajuda a combater as doenças cardiovasculares.
Como parte de uma rotina regular, as mulheres podem tonificar com sucesso áreas problemáticas como a parte de trás dos braços e a barriga.
Manter peso saudável
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda 150 minutos de atividade aeróbica semanal, leve a moderada, como a natação, para ajudar a manter um peso saudável.
A natação livre em ritmo leve a moderado pode queimar 472 calorias por hora para uma mulher de 130 libras e 563 calorias para uma mulher de 155 libras, diz o Departamento de Saúde do Wisconsin.
O nado livre é o estilo mais comum e oferece o curso mais eficiente. Nadadores mais avançados exercitando a um ritmo vigoroso podem queimar 590 calorias por hora para uma mulher de 130 libras (58Kg) e 704 calorias para uma mulher de 155 libras (70 Kg).
Depressão
As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a sofrer de depressão e sintomas associados, como ansiedade e perda do sono. A natação libera endorfinas e neurotransmissores, o que faz você se sentir bem e ajuda a afastar a depressão.
O exercício também pode reduzir os produtos químicos do sistema imunológico e ajudar a aumentar a temperatura corporal, o que pode ter um efeito calmante.
Nadar é um exercício apropriado, pois é fácil adaptá-lo ao seu nível de aptidão e preferência. A natação também proporciona um ambiente tranquilo com poucas distrações, o que permite que você concentre sua atenção.
Meditação e estresse
De acordo com a Associação Psicológica Americana, mais mulheres do que homens admitem o aumento dos níveis de estresse. As mulheres também relatam mais sintomas físicos e emocionais relacionados ao estresse.
A natação pode ser uma forma de meditação, proporcionando oportunidades de contemplação que poderiam deixá-lo mais tranquilo e em paz. Enquanto você estiver nadando, permita que sua mente relaxe. Nade a um ritmo consistente e lento. Concentre-se em sua respiração e ritmo de natação.
Confira: