Quase todas as competições possuem um sistema de pontuação no Jiu-Jitsu Brasileiro para declarar o vendedor de uma luta.
O sistema de pontos mais comum usado pelo IBJJF e SJJIF concede entre 2-4 pontos quando um concorrente estabelece com sucesso uma das quatro posições ou completa uma das três manobras.
Como Funciona a Pontuação no Jiu-Jitsu?
Técnica | Pontuação |
Joelho sobre Barriga | 2 |
Derrubada | 2 |
Varredura | 2 |
Passada da guarda | 3 |
Controle por trás | 4 |
Montada por trás | 4 |
Montada | 4 |
Este sistema de pontuação no Jiu-Jitsu é utilizado pela IBJJF, a Federação Internacional de Jiu Jitsu Esportivo (SJJIF) e os jogos gi na Associação Norte-Americana de Grappling (NAGA).
A Grappling Industries usa o mesmo sistema de pontos, mas também concede dois pontos por uma “tentativa de submissão sólida que foi interrompida fora dos limites”.
Derrubada (2 pontos)
Uma derrubada é quando um concorrente começa com dois pés no tatame e faz com que o adversário pouse de costas, ou em uma posição lateral ou sentado. Para marcar nas regras do IBJJF, o atacante deve manter uma posição dominante após a derrubada por três segundos.
Joelho sobre Barriga (2 Pontos)
Joelho sobre barriga é quando um concorrente coloca seu joelho ou canela no peito, costelas ou barriga do adversário enquanto o adversário está de costas ou de lado. O atacante deve ter seu outro joelho fora do chão e manter a posição por pelo menos três segundos para marcar o gol.
Varredura (2 Pontos)
Uma varredura é quando o atleta na guarda inferior ou meia guarda inverte a posição para ficar em cima do adversário e mantém a posição por três segundos.
Passagem de Guarda (3 pontos)
Um passaagem de guarda é quando o concorrente na posição superior supera as pernas do adversário inferior em guarda ou meia guarda para terminar em controle lateral ou na posição norte-sul. O passante deve segurar o controle lateral ou norte-sul por três segundos para pontuar.
Montadas (4 Pontos)
A montada é definida como o melhor lutador sentado no tronco do adversário enquanto está de frente para a cabeça do adversário. O lutador de cima deve ter dois joelhos sobre o tapete ou um joelho e um pé. A posição deve ser mantida por três segundos para marcar o gol.
A montada por trás como definida no conjunto de regras do IBJJF é uma variação da montagem onde ambos os atletas estão voltados para baixo em direção ao tapete, com o atleta de cima tendo a mesma posição de montagem, mas sobre as costas do adversário.
Controle por Trás (4 Pontos)
O controle por trás é quando o atleta de costas controla as costas de seu oponente usando suas pernas e pés entre as coxas do oponente, enquanto está em posição de prender pelo menos um dos braços do oponente.
Nas regras do IBJJF, os quatro pontos não são concedidos se o atacante cruzar ou triangular suas pernas, mas sim se for dada uma vantagem.
Como você ganha uma luta de Jiu-Jitsu?
Uma luta de Jiu-Jitsu pode ser ganha instantaneamente ao submeter seu oponente antes que o relógio acabe. Caso contrário, as lutas são geralmente decididas pelo resultado dos pontos. Se houver um empate de pontos, os diferentes métodos abaixo são usados para decidir o vencedor.
Como Vencedores são Decididos em um Empate?
A maneira como um vencedor é escolhido em empate depende do conjunto de regras.
Nas regras do IBJJF, o atleta com o maior número de pontos de vantagem ganha. Se ambos os pontos e vantagens forem semelhantes, o atleta com menos penalidades ganha. Se ainda houver um empate, o árbitro decidirá qual dos atletas ganha com base em qual atleta mostra maior ofensa e chega o mais próximo de marcar pontos ou submissões com sucesso durante a partida.
As regras do SJJIF diferem de ambos os conjuntos de regras acima, colocando ambos os competidores em uma rodada de morte súbita no caso de um empate. O primeiro competidor a marcar ou submeter seu adversário ganha.
Vantagens e Penalidades
Vantagens e penalidades são atribuídas e utilizadas de forma diferente nos vários conjuntos de regras do BJJ.
Nas regras do IBJJF, os pontos de vantagem são geralmente concedidos quando um atleta quase marca pontos ou quase submete seu oponente.
Por exemplo, uma vantagem é geralmente concedida quando um atleta recebe uma posição de pontuação, mas não consegue segurá-la durante os três segundos completos. As penalidades, por outro lado, são atribuídas por faltas graves ou falta de combatividade.
Em uma partida empatada do IBJJF, as vantagens são usadas para encontrar um vencedor, com o competidor com mais vantagens vencendo. As penalidades são usadas se ainda houver um empate, uma vez que as vantagens são levadas em conta.