O triângulo no Jiu-Jitsu ou “Sankaku-Jime” (japonês), é uma apresentação muito comum que se originou do judô.
Ele ocorre quando o atacante envolve suas pernas ao redor do pescoço do adversário (comumente) deixando um dos braços do alvo dentro deste “envoltório de pernas” e outro braço para fora.
A pressão da coxa através do pescoço fará com que o fluxo de sangue seja interrompido levando o alvo a se submeter (desistir) ou a desmaiar.
Como Funciona o Triângulo no Jiu-Jitsu?
A criação do triângulo é concedida tanto ao Tsunetane Oda quanto ao Kanemitsu Yachibei Hyoe, dois famosos mestres de judô do início do século 20 e estudantes diretos de Jigoro Kano. Oda (de acordo com Judo Info) recebeu seu 1º dan (faixa preta) com apenas 1 ano de treinamento.
Um verdadeiro talento de sua época, a especialidade de Tsunetane Oda tornou-se Katame Waza (submissões e pinos). O sistema de judô de Kano era mais Nage Waza (derrubadas & arremessos) orientado, o desenvolvimento do jogo de submissão em judô é frequentemente atribuído a Tsunetane Oda.
É um equívoco comum que o triângulo não existia no Jiu Jitsu brasileiro antes de Rolls Gracie, que (de acordo com alguns círculos) teria encontrado a técnica em um antigo livro de Judô. Quando perguntado sobre a veracidade desta afirmação, Mario Tallarico, o segundo faixa preta de Rolls Gracie, disse:
O triângulo era uma técnica muito antiga do judô que era usada no jiu-jitsu desde o início. Como não estava associado ao arco ou ao cruzamento do braço para o lado, era muito fácil de defender e raramente utilizado.
Foi o grupo que iniciou a guarda fechada no ginásio de Osvaldo Alves que associou o estrangulamento triangular com o arco, montando um dos combos mais famosos do Jiu Jitsu.
O triângulo se tornou uma arma de escolha da guarda fechada e mais tarde, com o crescimento de novos ataques da guarda aberta, esta técnica foi solidificada como uma das mais populares submissões no Jiu Jitsu e nas artes marciais mistas (MMA), sendo usada para decidir algumas das lutas mais memoráveis nos esportes de combate, como Royce Gracie vs Dan Severn (UFC 4), Fabricio Werdum vs Emilianenko Fedor (Strikeforce: Fedor vs. Werdum) ou Anderson Silva vs Chael Sonnen (UFC 117).