A crescente popularidade do esporte de artes marciais mistas trouxe uma dúvida pertinente: faço Jiu-Jitsu ou Muay Thai?
Sobre Jiu-Jitsu
O Jiu-Jitsu é tanto uma arte marcial quanto um esporte. Ele se desenvolveu a partir da arte marcial japonesa do judô, por volta de 1882. O “jiu” no jiu-jitsu e o “ju” no judô são meramente nuances anglicizadas e na verdade são a mesma palavra japonesa, que significa “gentil” ou “suave”.
A ascensão desse esporte à fama e destaque veio no caminho do domínio de Royce Gracie nos anos iniciais do Ultimate Fighting Championship (UFC), nos anos 90.
Royce Gracie é um membro da proeminente família de artes marciais Gracie que foi fundamental para o desenvolvimento da BJJ. Sua excelência no combate terrestre chamou a atenção para a eficácia do Jiu-Jitsu e, desde então, a arte de luta tem se tornado um acessório permanente no repertório de cada artista marcial misto.
Sobre Muay Thai
O Muay Thai, ou kickboxing tailandês, foi desenvolvido a partir das artes marciais tradicionais tailandesas do Muay Boran, incorporando elementos do boxe ocidental no início do século XX.
Como o boxe, o competitivo Muay Thai envolve rodadas definidas, regras, luvas acolchoadas e acontece dentro dos limites de um ringue.
O Muay Thai ganhou destaque internacional nos anos setenta e oitenta, quando os lutadores tailandeses derrotaram notáveis praticantes de outras artes marciais em lutas bem documentadas e sancionadas.
O Muay Thai é mais diferenciado de outras artes pugilísticas pelo uso de cotovelos, joelhos e chutes de empurrão (teeps). Exceto pela cabeça, todas as partes do corpo são utilizadas. Os lutadores Muay Thai são bem conhecidos por serem os lutadores mais duros através do intenso condicionamento do corpo, tornando-se essencialmente uma arma humana.
Ao longo dos anos, o Muay Thai evoluiu de um esporte de luta onde os praticantes treinam para competir, para uma atividade física que abrange também pessoas de todos os estratos sociais que treinam para a condição física ou para a recreação.
Jiu-Jitsu ou Muay Thai: Como Escolher?
Este continua sendo um debate muito acalorado com proponentes de ambos os lados, apresentando seus respectivos argumentos. Os apoiadores de Muay Thai acreditam que, se bem treinado, poderia nocautear o lutador de Jiu-Jitsu.
Da mesma forma, os adeptos do Jiu-Jitsu estão confiantes de submeter o lutador Muay Thai, uma vez que a luta seja levada ao chão. Então, qual dos dois é mais eficaz quando é colocado um contra o outro?
Em uma situação hipotética onde os dois artistas marciais se encontram, o lutador Muay Thai que tem zero experiência de combate terrestre pode se tornar completamente desamparado uma vez derrubado. Assim, um puro Nak Muay sem treinamento em luta contra a luta, tem pouca esperança de escapar das inúmeras submissões de Jiu-Jitsu.
Por outro lado, um praticante de Jiu-Jitsu puro provavelmente recorreria a socos ineficazes sem treinamento em uma troca de stand-up e seria vulnerável a uma enxurrada de pontapés baixos, joelhadas, socos e chutes de corpo de Muay Thai.
Para alguém que não está condicionado a suportar golpes no corpo, ser atingido por um Nak Muay experiente será uma experiência excruciante.
Em uma briga de rua, os socos são a arma mais intuitiva de escolha. Uma pessoa com experiência em Muay Thai será capaz de defender e contra-atacar eficazmente, ganhando a vantagem de estar equipada com o conhecimento do uso de várias partes do corpo para golpear.
O ideal é que o praticante de Jiu-Jitsu se empenhe para levar a luta ao chão e a maioria das pessoas não terá o know-how para escapar das submissões. Na realidade, as lutas de rua vêm sem regras.
Morder, armas, golpes abaixo da cintura e múltiplos oponentes são todos cenários possíveis. É difícil dizer qual será mais eficaz, embora seja seguro dizer que ambos são habilidades valiosas contra antagonistas não treinados.
Muitos dos vídeos entre os dois que circulam regularmente pela Internet frequentemente mostram uma versão deficiente ou deturpada do Muay Thai, onde certos movimentos são deliberadamente restringidos.
Nos casos em que um expoente Muay Thai é mostrado para dominar um praticante de Jiu Jitsu, o primeiro pode ter tido algum treinamento para evitar as derrubadas. A menos que uma série de lutas seja sancionada onde lutadores de igual experiência sejam equiparados e permitam toda sua gama de armas, qualquer conclusão sobre a superioridade de uma arte marcial será apenas mera especulação.
Decidir entre JIu-Jitsu ou Muay Thai é como comparar maçãs com laranjas. O Muay Thai é, fundamentalmente, um combate de ataque em pé enquanto o Jiu-Jitsu é um combate de luta de chão.
Em termos de técnicas, enquanto pode haver uma longa lista de submissões no Jiu-Jitsu, o Muay Thai pode ser muito técnico nas mãos (e pernas) certas com infinitas combinações de golpes e movimentos.
O básico do Muay Thai pode ser aprendido muito rapidamente, mas ambos os sistemas são difíceis de dominar verdadeiramente sem anos de trabalho árduo e grana. Ambos são mais eficazes em suas respectivas arenas sob suas respectivas regras.
Escolhendo as artes marciais certas para treinar
Para qualquer pessoa que tenha mesmo um interesse passageiro no MMA, certamente está familiarizada com os movimentos do Jiu-Jitsu como bloqueios de braços, e travas de pernas.
Um dos maiores apelos é aprender a ampla gama de técnicas que podem ser executadas para forçar um oponente a se render ou até que uma articulação se rompa ou alguém desmaie ao ser sufocado.
O Jiu-jitsu tem sido frequentemente descrito como um jogo de xadrez humano, um combate intelectual no qual uma pessoa menor pode superar com sucesso uma pessoa maior com as técnicas adequadas e uma boa estratégia. Um exemplo principal é a luta de Royce Gracie de 2004 contra o famoso lutador Sumo Akebono com uma enorme vantagem de peso de 300 libras. Gracie foi capaz de travar o colosso Akebono em apenas 133 segundos.
O Muay Thai, por outro lado, é um sistema de luta muito franco. Ele é projetado para ferir o adversário, da maneira mais direta e dolorosa possível. O treinamento em si é cardiointensivo e envolve muito condicionamento e aprendizagem de corda. Este é um esporte que pode realmente fortalecer uma pessoa tanto física quanto mentalmente.