O karatê é uma arte marcial muito popular que também tem muitos estilos e formas, das quais a Kyokushin representa uma das mais eficazes.
O karatê Kyokushin é o primeiro karatê de contato integral, criado por Masutatsu Oyama nos anos 60 no Japão. Ele se concentra na luta a curta distância onde os karatecas utilizam chutes na cabeça, corpo e pernas, bem como socos na área superior do corpo abaixo do pescoço.
É amplamente considerado como um sistema brutal de karatê onde estudantes e competidores realizam lutas sem usar qualquer equipamento de proteção.
Como Funciona o Karate Kyokushin?
Kyokushin é um estilo de karatê de contato completo desenvolvido nos anos 60 no Japão. O nome se traduz para “verdade última” e suas origens vêm de dois estilos principais de karatê: Goju-Ryu e Shotokan.
A história da Kyokushin começa nos anos 50, quando um famoso karateca Mas Oyama decidiu projetar um novo estilo de karatê.
Enquanto a maioria dos outros estilos enfatiza o contato com a luz e se concentra nas regras de luta pontual, Oyama tinha um conceito diferente em mente. Seu principal objetivo era criar o primeiro sistema de karatê de contato completo que fosse mais realista e eficaz do que outros estilos.
O resultado final de seu trabalho foi um estilo que se concentra em:
- Chutes (pontapés baixos, chutes de corpo, pontapés de cabeça)
- Punções na parte superior do corpo abaixo do pescoço
- Golpes de joelho
- Métodos duros de treinamento e muita luta com contato completo
- Golpe sem o uso de luvas ou caneleiras
- Agressão, potência, velocidade e danos
Em 1953, Oyama decidiu abrir seu próprio dojo em Tóquio. Ele usou seu dojo para treinar novos instrutores e promover sua nova versão de karatê. Nos anos seguintes, seu dojo ganharia a reputação de ser uma das escolas mais difíceis do Japão.
Os alunos costumavam se poupar muito e se machucar constantemente como resultado. O conceito e os métodos de treinamento eram fisicamente mais exigentes e brutais do que em qualquer outro estilo de karatê da época, e Kyokushin rapidamente subiu à proeminência.
O maior momento chegou em 1964 quando Oyama decidiu fundar a “Kyokushin Kaikan”, uma organização oficial. Isto também marca o nascimento da Kyokushin como um estilo oficial de karatê, e a partir de então, Oyama se concentraria em expandi-la em todas as partes do mundo.
No final dos anos 60, Kyokushin já era um estilo bem estabelecido de karatê, e em 1969, o mundo testemunhou o primeiro torneio “All-Japan Full Contact”.
Quais são as vantagens e desvantagens do karatê Kyokushin?
O treinamento em karatê Kyokushin tem muitas vantagens tanto quando se trata de saúde geral quanto de ensinar uma pessoa a lutar na vida real.
Por outro lado, existem mais do que algumas desvantagens que você deve estar ciente se estiver pensando em se inscrever neste estilo de karatê. Aqui está um breve olhar sobre os prós e contras do karatê Kyokushin.
Vantagens do treinamento de karatê Kyokushin:
- Muitos sparring
- Treinamento sem o equipamento de segurança (na maioria das escolas)
- Habilidades de autodefesa
Sparring
O Sparring é frequentemente visto como um dos melhores métodos de treinamento para ensinar uma pessoa a aplicar técnicas de arte marcial em combate real.
Sabendo disto, Mas Oyama colocou muito foco neste aspecto do treinamento enquanto projetava Kyokushin. Na verdade, ele foi ainda mais longe, permitindo que os alunos poupassem sem as luvas ou caneleiras.
O sparring é uma parte do treinamento onde dois alunos trocam greves enquanto tentam simular uma luta real. Não se pode esperar aprender a manter a calma em uma luta, julgar a distância, desenvolver o tempo e acertar o alvo sem muitos rounds de sparring.
É por isso que os alunos da Kyokushin passam muito tempo fazendo todos os tipos de exercícios ao vivo e sessões completas de sparring de contato. De fato, existem dojos onde os alunos lutam todos os dias.
Treino de mãos nuas e sem usar caneleiras
Você pode ver isto como vantagem e desvantagem quando se trata de treinamento da Kyokushin. Embora bater no saco pesado, almofadas e até mesmo lutar sem as luvas soe brutal (e é), este método de treinamento tem muitos benefícios.
Por exemplo, os boxeadores ou Kickboxers não são treinados para bater ou bloquear uma batida sem luvas e envoltórios de mão. É por isso que muitas vezes eles quebram as mãos em uma luta de verdade porque não se pode dar o mesmo soco e usar a mesma força com e sem as luvas.
Os estudantes da Kyokushin sabem como dar socos e quanta força usar para não machucar suas pernas e mãos. Sua tolerância à dor também é muito maior simplesmente porque seus corpos e mentes estão condicionados a absorver tiros com a mão descalça. Isto lhes dá uma grande vantagem em uma verdadeira luta nas ruas.
Mas vale a pena apontar que, nos tempos modernos, cada vez mais escolas estão começando a aceitar luvas e caneleiras.
Sólidas habilidades de autodefesa
Todas as habilidades e técnicas que você aprende em Kyokushin são práticas e podem ajudar você a sair de problemas. Mas tenha em mente que o sistema não é tão avançado tecnicamente quanto algumas outras artes marcantes como o Muay Thai.
Ainda assim, lutar o tempo todo sem usar equipamentos de segurança e aprender como misturar chutes e socos para golpear à distância ou a curta distância irá melhorar muito suas habilidades de autodefesa. Acima de tudo, irá treinar sua mente para não entrar em pânico, e você desenvolverá sólidas habilidades de golpes e reações automáticas.
Karate Kyokushin é eficaz para autodefesa em lutas de rua?
O karatê Kyokushin é muito prático para a autodefesa, pois ensina muito sobre os aspectos físicos e mentais de um combate real. No final, Mas Oyama projetou o Kyokushin para ser mais eficaz em combate real do que qualquer outro estilo de karatê. Cada técnica que você aprende funciona na vida real e pode ajudá-lo a defender-se e a escapar de problemas.
No treinamento, os alunos passam muito tempo lutando sem usar nenhum equipamento. Em primeiro lugar, a luta dura treina sua mente para permanecer calma, e permite que você desenvolva reações automáticas, sentimento de distância e tempo. Estas são as habilidades cruciais quando se trata de qualquer tipo de luta.
Em seguida, todos aqueles golpes duros com a mão nua tornariam você física e mentalmente forte, e melhorariam a tolerância à dor. Por último, mas não menos importante, você desenvolverá um sólido trabalho de pés, chutes e socos e aprenderá muitas técnicas que são altamente eficazes, notadamente a curta distância.
A maior desvantagem da Kyokushin é a falta de socos na cabeça. Você não aprenderá como bloquear ou escapar corretamente dos socos, e atacar usando suas mãos, que é a principal razão pela qual não está entre as melhores artes marciais para autodefesa, mas vale a pena aprender.
Confira: Karatê Shotokan