Okinawa, Japão é o berço do karatê e o karatê Shorin-Ryu é a forma mais antiga e mais tradicional desta arte marcial okinawana. Suaa estratégia de luta é baseada em pura autodefesa.
Entretanto, a verdadeira essência do estilo Shorin-Ryu está incorporada em seu kata ou em suas formas. O kata é um registro vivo da história da arte. Como o kumite ou treino de luta não era feito nos tempos antigos, a única maneira segura de praticar era a repetição do kata.
O tradicional kata de Shorin-Ryu é um conjunto de exercícios solares formais que são compostos de movimentos de ataque e defesa pré-arranjados contra oponentes imaginários. Os kata são utilizados como método de treinamento primário no Karate. Como as técnicas do kata foram desenvolvidas a partir de lutas reais, o kata é a encenação clássica de antigas batalhas.
Mais importante ainda, o kata serve como dicionário de técnicas de combate, que foram testadas em combate. As aplicações de autodefesa e combate do Shorin-Ryu kata são baseadas tanto em técnicas de combate de longo alcance quanto em técnicas de combate corpo-a-corpo.
O estilo ainda contém luta de garras, travamento e arremesso conjunto, bem como kyusho jutsu (ponto vital de golpe), em oposição ao mero soco e chute. Isto o torna uma arte marcial completa.
O estilo não foi diluído ou perdeu sua ligação original com a realidade combativa. Muitos sistemas modernos orientados para torneios perderam esta ligação e sua abordagem combativa original.
Como Funciona o Karatê Shorin-Ryu?
A estratégia de luta do karatê Shorin-Ryu utiliza chutes e socos rápidos e duros para subjugar um oponente e acabar com um confronto rapidamente.
Seu sistema de luta é considerado uma extensão do kata. Além disso, o estilo enfatiza fortes movimentos de bloqueio acoplados aotaisabaki (deslocamento do corpo) permitindo que se afaste do ataque de um adversário e esteja em posição de contra-atacar. A eficácia do karatê Shorin-Ryu é uma função da simplicidade das técnicas e do movimento inerente ao estilo.
Além disso, as estratégias de luta Sen No Sen (estratégia ofensiva) e Go No Sen (estratégia defensiva) foram expostas pela primeira vez na obra clássica de Sun Tzu, A Arte da Guerra. O clássico Sun Tzu cobre estratégia e táticas para exércitos beligerantes.
É a mais antiga obra conhecida que trata da arte da guerra e é considerada insuperável em sua profundidade de compreensão do assunto. Também sugere que, se você se conhece e conhece seu inimigo, você ganhará cem por cento do tempo. O Bubishi Martial Art Spirit, o livro místico do karatê, cita os princípios de estratégia do Sun Tzu, pois eles se relacionam com o combate individual e o karatê Shorin Ryu.
Alguns elementos das táticas de combate há muito utilizados em Okinawa como parte das táticas do Shorin Ryu incluem o uso adequado de distância, velocidade e tempo.
Usar a distância (maai) corretamente significa engajar um oponente para estar a uma distância na qual você deve avançar um passo para atacar, ou recuar um passo para defender. Paradoxalmente, como em taisabaki, significa ter o oponente longe de você e ainda estar perto dele.
As vantagens da velocidade são óbvias. Sem a capacidade de atacar rapidamente, o melhor ataque e contra-ataque simplesmente não vai funcionar.
O tempo refere-se ao ataque ou à defesa no momento exato para que as técnicas aplicadas sejam mais eficazes. Atacar no momento errado permite que seu oponente aproveite a vantagem ao encontrar uma fraqueza em sua defesa. Bloquear tarde demais permite que seu oponente penetre em sua defesa.
Outro elemento de tática de combate implícito nos métodos de treinamento de karatê Shorin-Ryu é o poder. O desenvolvimento do poder de derrubar é crítico no combate real. Uma antiga expressão okinawana era Ikken Hissatsu, que significa matar com um só golpe.
Isto se refere ao desenvolvimento de poder destrutivo suficiente para matar usando um soco ou um chute. A eficácia destas medidas foi alcançada através da compreensão do kime ou do foco e do “condicionamento do impacto”. A cal é a capacidade de fazer uma contração muscular no final da execução de um chute ou soco. Isto cria o estalido do gi.
Além disso, Matsumura sensei foi frequentemente citado como dizendo “Torque [rotação do quadril] mais velocidade é igual à verdadeira potência”.
Condicionamento de impacto refere-se a golpear o makiwara (poste de golpe) repetidamente a fim de desenvolver o poder destrutivo. Isto foi necessário para tornar a tática de um soco matar uma medida eficaz do karatê Shorin-Ryu.