Sabe a diferença entre crossfit e treino funcional? Todos nós conhecemos alguém que está encantado com a loucura do Crossfit, mas você já ouviu falar do treino funcional?
Embora ambos os regimes de treino compartilhem muitas semelhanças comuns, existem algumas diferenças importantes que você deve conhecer.
Qual a Diferença entre Crossfit e Treino Funcional?
Objetivos
Enquanto muitos de nós trabalhamos para perder peso, construir músculos ou simplesmente queremos manter o nível desejado de saúde e condicionamento físico, o treino funcional visa facilitar as tarefas físicas e os movimentos naturais que ocorrem ao longo de nossa vida diária.
Isto pode ser tão simples quanto dar a você a energia para brincar mais tempo com seus filhos, ou ajudar a reduzir a tensão que você tende a sentir quando você carrega sacos de compras para seu carro.
O principal objetivo do treino funcional é proporcionar força e equilíbrio geral. Muitos dos exercícios têm como alvo todo o seu corpo, desenvolvendo sobre os músculos que você usa quase todos os dias.
Os agachamentos são um grande exemplo de exercício funcional, pois o movimento replica uma ação que normalmente ocorre, como sentar e levantar-se de uma cadeira ou pegar objetos do chão.
O treinamento de Crossfit, no entanto, visa preparar seu corpo para qualquer desafio que você possa lançar a ele. Ele pode ser muito competitivo e exigente, com treinos divididos em eventos cronometrados para as pessoas competirem umas contra as outras. Com vários tipos de exercícios a serem realizados, cada um exigindo técnicas diferentes, seu corpo está constantemente se adaptando a novos cenários que podem aumentar drasticamente seus níveis de condicionamento físico.
Local de Realização
Uma das principais vantagens do treinamento funcional é que você não precisa de nenhum equipamento para realizar os exercícios ou obter os melhores resultados. Ao invés disso, a maioria dos exercícios depende inteiramente de seu peso corporal para resistência. Se você quiser aumentar a intensidade, incorpore pesos em sua rotina.
Enquanto isso, o treinamento do CrossFit geralmente requer muitos equipamentos diferentes, como grandes halteres e pesos para realizar o exercício. Por esta razão, não é algo que possa ser facilmente replicado em casa, e muitos dos exercícios precisam ser ensinados para serem realizados de forma segura e com boa forma.
Incidência de Lesão
Se você for propenso a ferimentos ou inexperiente usando certos equipamentos, você pode achar o treino funcional mais atraente do que o Crossfit.
Os treinos são autolimitados devido ao fato de que você só é capaz de colocar seu corpo em exercícios que você sabe que ele pode suportar – qualquer resistência tende a vir inteiramente de seu próprio peso corporal.
Seu corpo logo deixará claro que você não será capaz de completar seu último conjunto de agachamentos, tornando improvável que você se machuque por excesso de esforço ou técnica imprópria.
O treinamento de crossit, entretanto, é exigente. Envolve uma combinação de exercícios que se concentram em torno do levantamento de peso olímpico, ginástica e treinamento em intervalos de alta intensidade, tornando mais fácil causar danos acidentais a si mesmo.
Também pode levar a lesões sem treinamento e treinamento adequados, devido aos diferentes estilos de atividade e técnicas complexas envolvidas.
Resumo
- Crossfit é baseado em treinamento funcional, mas tem exercícios de muito maior intensidade.
- O treinamento funcional pode incluir diferentes níveis de intensidade.
- As rotinas do Crossfit incluem levantamento de peso e exercícios de ginástica.
- A reabilitação de lesões foi uma das principais ideias quando o treinamento funcional foi desenvolvido pela primeira vez.
- No Crossfit, as capacidades físicas e a idade de uma pessoa podem ser um fator limitante; nem todos podem fazer isso.
- O treinamento de aptidão funcional não discrimina. A idade ou as capacidades físicas não são uma restrição, uma vez que você pode variar a intensidade e o peso.
- Crossfit se concentra na melhoria pessoal e no progresso.
- Melhorar a aptidão física para algum esporte ou para o esforço na vida diária é o objetivo principal do treinamento funcional.