O skate é um esporte de prancha extremamente popular no mundo todo, e é um esporte olímpico a partir dos Jogos de Verão de Tóquio 2020.
Ele foi desenvolvido relativamente recentemente, com as primeiras versões de um skate tendo estreado nos anos 50. Continue lendo para saber mais sobre skate e sua curta mas rica história.
Qual a História do Skate?
O skate é um esporte relativamente jovem quando comparado a outros esportes, como futebol ou basquete, mas sua história ainda é profunda.
O skate de competição foi fundado em 1963, quando a primeira competição foi realizada na praia Hermosa. Tornou-se tão popular que mais de 50 milhões de pranchas foram vendidas nesse mesmo ano.
Em 1966, a nova onda de popularidade do skate caiu porque as pessoas estavam preocupadas com a segurança de seus filhos. Poucos concorrentes usavam capacetes, e as rodas eram feitas de barro ou metal, por isso patinavam facilmente.
Entretanto, em 1972, Frank Nasworthy, um jovem surfista da época, criou rodas que permitiam uma melhor aderência, um modelo que os patinadores usam atualmente até hoje.
Este novo modelo de patinação permitiu que as pessoas patinassem com segurança em mais áreas, como piscinas, o que começaram a fazer em 1976 para preservar a água durante uma série de secas que atingiam a Califórnia.
Este período foi quando nasceu a antena. O patinador de Santa Monica, Tony Alva, descobriu que se podia subir pela lateral da piscina e fazer uma volta de 180 graus no ar enquanto se descia na direção oposta.
Em 1978, Alan Gelfand criou o ollie: um truque em que ele pulou com sua prancha de uma forma que fez parecer que estava presa a seus pés. Isto revolucionou a maneira como as pessoas patinavam e se tornou a base para os truques de skate mais complicados vistos no skate contemporâneo.
Nos anos 80, novos formatos de pranchas também foram desenvolvidos, para que os patinadores pudessem superar diferentes obstáculos e personalizar seus passeios.
Quase duas décadas mais tarde, em 1995, os X-Games foram fundados. Isto deu início à era do skate televisivo e popularizou amplamente o esporte além da costa leste. O skate de rua também se tornou muito popular à medida que o esporte se tornou um assunto da cultura pop e entrou no mainstream.
O século 21 trouxe o maior crescimento para a indústria do skate. Em 2010, foi fundada a Street League Skateboarding e os patinadores de rua subitamente tiveram um formato universal no qual competir contra outros patinadores em todo o país.
Atualmente existem mais de 20 milhões de skatistas no mundo todo, e esse número continua a crescer.
Qual País Inventou o Skate?
O skate foi inventado nos Estados Unidos, especificamente por surfistas do sul da Califórnia que queriam surfar em terrenos planos.
Eventos esportivos populares que têm competições de skate, como os X-Games e Street League Skating, também foram fundados nos Estados Unidos.
Os primeiros X-Games foram realizados em Rhode Island, em 1995. Em 2010, a Street League Skateboarding foi fundada pelo skatista profissional Rob Dyrdek, que queria fazer crescer a comunidade do skate de rua.
Quem Inventou o Skate?
Bill Richards inventou o skate moderno em 1958, quando fixou rodas de skate a uma prancha de madeira. Este foi chamado de Roller Derby Skateboard, e foi colocado à venda em 1959. Eram tábuas extremamente grossas com caminhões estreitos e rodas de barro.
Estas pranchas não eram tão seguras quanto os skateboards contemporâneos porque não possuíam aderência de qualidade. Larry Stevenson é outro inventor do skate que inovou a indústria. Ele inventou o kicktail em 1969, o que permitiu que os skatistas tivessem mais controle e realizassem truques. Sua empresa, Makaha, foi uma das primeiras empresas a utilizar rodas de argila em vez de rodas de metal.
Isto permitiu que as pessoas manobrassem melhor em suas pranchas. No final dos anos 70, Alan Gelfand inventou o ollie. Isto permite que os skatistas saltem enquanto estão na prancha e é um aspecto fundamental de quase todos os truques modernos de skate que se aprende. Cada um desses inventores e inovadores ajudou a moldar e mudar o skate para o que ele é hoje.
Confira: