Quando você começa a treinar os golpes de Jiu-jitsu pela primeira vez, você pode ficar sobrecarregado com o número de técnicas que lhe ensinam em sala de aula.
A maioria das pessoas leva pelo menos dez anos para obter seu faixa preta de jiu-jitsu, e mesmo depois disso, ainda há uma quantidade infinita de aprendizado que ocorre. As chances são de que, mesmo se você treinar sua vida inteira, você ainda não aprenderá tudo o que há para saber.
É melhor aprender as posições e técnicas mais fundamentais antes de tentar fazer omoplatas voadoras durante os rolos de fim de classe em sua academia.
Embora seu instrutor possa ter seu próprio horário de ensino a seguir, você pode ao menos dar uma olhada em algumas posições básicas para que você possa reconhecê-las no treinamento.
Quais os Golpes de Jiu-Jitsu Mais Comuns?
Escape da Montada
A montada é uma das posições mais frustrantes para se ficar preso, e enquanto algumas pessoas serão graciosas e transitarão para outra posição se virem que você não sabe como escapar dali, outras ficarão felizes em mantê-lo lá até o final da rodada durante suas sessões de ginástica rolante. Uma vez que você aprenda como escapar da montada, você abrirá muitas outras possibilidades para o resto do rolo.
Armbar
Parece haver infinitas maneiras de fazer um armbar, mas as melhores para um principiante conhecer são o armbar pela montada e o armbar pela guarda fechada.
Esta apresentação é comum e relativamente simples e segura. Além disso, uma vez que você entenda como funciona, você provavelmente achará mais fácil aplicar os mesmos princípios a outras submissões no jiu-jitsu.
Escape do Controle Lateral
O controle lateral também é uma das posições mais difíceis de escapar no jiu-jitsu, especialmente quando você está rolando com alguém que realmente entende como aplicar pressão.
Escapar desta posição pode colocá-lo de volta no controle, permitindo que você recupere sua guarda, ou você pode simplesmente criar distância para que você possa voltar aos seus pés.
Toureando
O toureando é um passagem de guarda eficaz tanto em gi como no-gi, e você pode usar os princípios dele para melhor aplicar estratégias de passagem mais avançadas à medida que você desenvolve seu jiu-jitsu ao longo dos anos.
Esta passagem permitirá que você ultrapasse a guarda aberta do adversário, impedindo que suas pernas o sigam e bloqueiem enquanto você tenta chegar ao controle lateral.
Mata Leão
Omata leão é uma das submissões mais populares no jiu-jitsu, e você provavelmente já o viu (ou alguma variante mal executada do mesmo) em filmes ou programas de TV.
Antes de tentar aplicar este estrangulamento da maneira errada, você estará melhor se souber como terminá-lo corretamente para que não fraqueje seus braços tentando espremer a cabeça de seus parceiros de treinamento direto do pescoço deles.
Quebra da Guarda Fechada
Tentar submissão de seus parceiros de treinamento de dentro da guarda fechada deles é provavelmente o número um de dar a conhecer que é sua primeira semana de jiu-jitsu. Cravar seus cotovelos em suas coxas para abrir a guarda é o número dois da entrega.
Não há nada de errado em revelar que você é um novato, é claro, mas você e seus parceiros de treinamento terão um rol muito mais agradável e produtivo se entenderem a maneira correta de primeiro abrir a guarda fechada e depois tentar a passagem.
Triângulo
Uma vez que um estrangulamento via triângulo é feito adequadamente, é muito difícil escapar. Melhor ainda, o triângulo é uma submissão transitória fácil – você pode passar de um armbar para um triângulo e voltar com bastante facilidade, e isto pode começar a treinar seu cérebro para pensar pelo menos um passo à frente enquanto você rola.
Você provavelmente acabará usando muito essa técnica ao longo de sua jornada de jiu-jitsu, por isso é bom aprender a fazer isso cedo.