Para entender a natação competitiva, é imperativo estar familiarizado com cada tipo de nado. Cada curso envolve diferentes movimentos, respiração e técnicas em uma corrida. Vamos aprender sobre cada um deles e algumas coisas que você deve saber sobre cada uma.
Como Funciona o Nado Crawl ou Nado Livre?
Para o nado crawl ou nado livre, os braços e pernas do nadador devem estar se movendo simultaneamente e em sincronia entre si, devendo estar totalmente estendidos e esticados durante toda a corrida.
Além disso, o nadador quer manter seu corpo em um nível igual na água, para evitar o arrasto. Uma técnica chave é ter um golpe potente e largo no braço. Isto ajudará o nadador a ser mais rápido. Este é conhecido por ser o nado mais rápido e incorpora quase todas as partes do corpo.
Como Respirar no Nado Crawl?
Para respirar com eficiência, o nadador deve escolher um lado (normalmente seu lado dominante), e cada vez que nada com esse braço, deve estar subindo para respirar. Ao respirar no nado livre, o nadador também deve saber exalar quando estiver debaixo d’água.
Erros no Estilo Livre
Um erro comum é que o nadador levante a cabeça para frente quando respira, isto pode atrasar o movimento do corpo. É muito mais eficiente para o nadador virar a cabeça para o lado, simultaneamente com o seu nado, ao respirar fundo.
Outros erros são nadar horizontalmente, logo, posicionando-se de forma sábia, é melhor nadar alternadamente em cada lado, ao invés de plano. Além disso, os cotovelos dos nadadores devem ser altos e estendidos a cada batida.
Quanto às pernas do nadador, os joelhos não devem estar dobrados. É imperativo mantê-los totalmente estendidos e chutar dos quadris usando toda a perna para ganhar o máximo de força.
Confira: