O atletismo paralímpico é uma adaptação do atletismo para atletas com deficiências, incluindo deficiências visuais, físicas e intelectuais. As regras gerais do jogo são baseadas nas regras feitas para atletas capazes.
Eles competem de acordo com sua classificação de deficiência em cada evento. Alguns competem em cadeiras de rodas, outros com próteses e os atletas com deficiência visual recebem orientação dos guias de visão.
A primeira competição de atletismo paralímpico aconteceu em 1952 nos Jogos de Mandeville, organizados pelos veteranos da Segunda Guerra Mundial.
O esporte estreou nos Jogos Paraolímpicos de Verão em 1960 e sempre atraiu um grande número de espectadores e o primeiro Campeonato Mundial de Atletismo do IPC foi realizado em 1994 em Berlim, Alemanha.
Como Funciona o Atletismo Paralímpico?
Para completar a corrida no tempo mais rápido possível em sprints, médias/longa-distâncias, eventos de revezamento e maratona, para saltar/apontar o mais longe possível em um poço de areia de um ponto de decolagem em salto longo e triplo, para saltar na maior altura possível sobre uma barra horizontal sem derrubá-la no chão em salto alto, para jogar o equipamento o mais longe possível de um disco ou dardo e arremessos e para marcar o máximo de pontos em cada uma das cinco disciplinas em pentatlo.
História do Atletismo Paralímpico
O atletismo paralímpico foi realizado inicialmente em 1952, quando as corridas em cadeiras de rodas faziam parte dos Jogos Stoke Mandeville, organizados para veteranos da Segunda Guerra Mundial. Foi um dos primeiros oito jogos incluídos nos primeiros Jogos Paraolímpicos em 1960, que foram realizados em Roma, Itália.
Durante os 20 anos seguintes, outros grupos de deficientes foram acrescentados à rivalidade paraolímpica, e hoje o jogo é furado por competidores em mais de 120 nações, tornando-o o esporte paraolímpico mais disputado.
Em 2016, o jogo foi renomeado de IPC Athletics para Para-Athletics, e a Federação Internacional foi renomeada para World Para Athletics.
Eventos de Atletismo Paralímpico
- Sprints: 100m, 200m e 400m
- Corrida: 800m, 1500m, 5000m e 10000m
- Revezamento 4 x 100m, relé 4 x 400m
- Maratona de Corrida de Estradas
- Saltos
- Arremesso de peso, Arremesso de disco, Arremesso de dardo e Arremesso de martelo
- Eventos combinados (pentatlo)
Equipamento
Cadeira de rodas
A cadeira de rodas é um equipamento necessário para os atletas que competem em eventos de pista e de campo em cadeira de rodas. Estes são muito leves com pneus pneumáticos e devem ter dimensões e características especificadas nas regras do IPC Athletics.
Capacete
As classes esportivas T32-34, T51-54 (atletas pertencentes a todas as corridas de pista e de cadeira de rodas de estrada) devem usar capacetes com uma capa protetora dura para garantir proteção contra lesões.
Corredor-guia
Ao competir com um corredor-guia, os atletas pertencentes às classes T11 e T12 devem ser fixados ao corredor-guia através de um cabo feito de um material não elástico. Seu comprimento máximo em toda sua extensão não deve exceder 100cm.
Máscara para os olhos
Os atletas pertencentes às classes esportivas T/F11 devem usar óculos opacos que bloqueiam toda a luz para garantir uma competição justa.
Próteses e Ortopedia
As classes para-atléticas T/F 35-38, T/F 42-47 e F51-57 podem usar dispositivos protéticos ou ortopédicos para garantir um funcionamento equilibrado e simétrico.
Sapatos
Os atletas podem optar por competir descalços ou com calçados em um ou ambos os pés. Os calçados devem proporcionar proteção e estabilidade aos pés e podem ter qualquer número de espigões até 11.
Vestuário
Os atletas usam um par de shorts/calças e uma camiseta/camiseta de manga curta ou sem mangas ou leotardas feitas de material leve.
Área de Jogo
Os eventos de corrida (sprints, distância média/longa e revezamento) ocorrem em uma pista de corrida que normalmente tem 400m de circunferência (pista ovalada) que consiste de duas retas paralelas e duas curvas de raios iguais.
A pista consiste em um número de pistas (geralmente oito ou nove) que geralmente têm 1,22 m de largura para corredores individuais.
A maratona se realiza em estradas criadas para o evento. A área de jogo dos saltos longos e triplos inclui uma pista de pouso, uma prancha de decolagem e um poço de areia que é a área de pouso.
O local do salto em altura inclui uma pista semicircular, uma barra horizontal de aproximadamente 4 metros de comprimento colocada em dois longos montantes verticais sobre os quais os atletas saltam na área de pouso.
A área de jogo para os eventos de lançamento inclui um círculo/ pista de lançamento, uma gaiola de proteção (para lançamento de disco e martelo) e uma área de pouso para o lançamento de tiro/disco/ martelo/clube.