Sabe a diferença entre karatê e kung fu? Ambas as formas de arte marcial são algo que você vai querer considerar aprender, especialmente se você estiver interessado em autodefesa.
A questão antiga é qual estilo é superior, mas isso é algo que normalmente é uma questão de preferência pessoal. Algumas pessoas dirão que o Karatê é melhor, enquanto outras argumentarão que o Kung Fu é a opção superior.
Em qualquer caso, este artigo vai analisar a diferença entre cada arte marcial, bem como considerar qual delas acabaria por sair por cima.
Todos nós queremos vencer na vida, e a competição pode ser encontrada em qualquer lugar. Mesmo que alguns digam que os estilos são um pouco semelhantes, é como se fossem rivais ao mesmo tempo!
Sobre o Karatê
O karatê é uma forma de arte marcial que é realizada sem o uso de armas e foi inicialmente desenvolvida no Japão. Os métodos de luta encontrados nas ilhas Ryuku foram tomados e polidos, que é o que conhecemos hoje como Okinawa, Japão – uma das regiões mais populares do Japão que viemos a apreciar. Não só o cenário é imaculado, mas também é o berço do próprio Karatê!
Também é chamado às vezes de “Karate-Do” e foi introduzido recentemente nos Jogos Olímpicos oficiais em Tóquio 2020.
Lendas têm sido escritas sobre o início do Karate, e como ele chegou a ser uma das artes marciais mais dominantes e marcantes disponíveis para a humanidade. O significado do Karatê é “mãos vazias”, o que é uma tradução literal, pois os praticantes de Karatê nunca usarão armas durante o combate. Ele foi projetado para ser usado como um sistema de autodefesa, em oposição a algo que pode ser usado para pressionar um oponente.
A evolução do próprio Karatê começou por volta do século V CE, quando um monge budista indiano chamado Bodhidharma chegou ao Shaolin-si (que é um pequeno templo na floresta). Com o tempo, parece que eles ensinaram a arte a outros e isso rapidamente se tornou uma sensação em Okinawa.
Sobre o Kung Fu
O Kung Fu consiste de muitos estilos de luta diferentes misturados em um só, e é por isso que a maioria das pessoas argumentarão que o Kung Fu é superior. Dito isto, o karatê também tem muitos estilos diferentes, eles simplesmente são independentes – quem pode dizer que você mesmo não pode misturar alguns deles?
Em qualquer caso, o Kung Fu é a arte marcial mais popular na China, e isso porque é algo que eles desenvolveram localmente há muito tempo. Alguns chineses até hoje aplicam o Kung Fu como um método de treino, em oposição a um mecanismo de autodefesa.
Quando você olha para ele dessa maneira, é quase como matar dois pássaros com uma cajadada só, pois você pode ficar em forma e também estar pronto para potenciais problemas na rua!
Disciplina, concentração e determinação são três características que são obrigatórias para qualquer praticante de Kung Fu. Muitos estilos de Kung Fu se unem e criam uma arte marcial artística que imita a forma dos animais.
Também conhecido como “Wushu” e centenas de outros nomes devido às muitas variações disponíveis, o Kung Fu foi inicialmente desenvolvido por monges budistas na China Antiga.
Foi oficialmente documentado por cerca de 1.500 anos, embora existam casos em que os estilos de luta dos antigos chineses também foram usados há mais de 3.000 anos!
A Dinastia Zhou (o período de 111 a 255 AC) foi a era do Kung Fu, pois era usado tanto para fins de prática como de exercício. Diz-se que os taoístas se apaixonaram imediatamente pelas artes marciais, implementando-as em sua rotina diária quase imediatamente durante o século V a.C.
Qual a Diferença entre Karatê e Kung Fu?
A principal diferença entre Karatê e Kung Fu seria a origem, pois um vem do Japão e o outro da China. É uma rivalidade tradicional nesse sentido, já que os chineses e japoneses têm tido seus “problemas” há algum tempo – acontece que Kung Fu versus Karatê é algo que você pode acrescentar à lista.
Ambos os estilos oferecem centenas de variações e fazem uso tanto de greves na parte superior do corpo quanto na parte inferior do corpo, portanto é difícil encontrar uma grande diferença.
O karatê moderno assumiu uma sensação muito diferente quando comparado com seu homólogo mais antigo, e é especialmente diferente quando comparado com as lutas de Kung Fu moderno.
O karatê é mais fácil de aplicar em “lutas genuínas”, como o MMA, e a popularidade dos esportes de combate só está crescendo hoje em dia.
Os praticantes de karatê usam um cinto colorido e gi (karategi – uniforme), enquanto os lutadores de Kung Fu usam trajes e faixas de seda extravagantes.
Qual é o melhor para a autodefesa (em uma briga de rua)?
Ambas vão oferecer um número incrível de técnicas para autodefesa, embora o Karatê seja provavelmente a melhor opção. E quando dizemos que é melhor, estamos falando do karatê dos tempos modernos onde o ataque E a defesa de si mesmo de greves e vários ataques faz parte do treinamento.
Como dissemos inúmeras vezes neste artigo, existem centenas de estilos diferentes tanto para o Karatê quanto para o Kung Fu, então encontre um que você aprecie e pratique até ser um mestre. Nesse momento, a autodefesa não será um problema para você, independentemente da escolha do estilo.