Será que existem graduação no Muay Thai? Muay Thai é um estilo de luta altamente eficaz, sendo que a experiência de luta e/ou sparring tem mais peso na classificação do que em outras artes marciais.
Embora a ênfase do Muay Thai seja baseada na aptidão e tenacidade marciais, seu sistema de classificação opera de forma similar ao das disciplinas mais tradicionais.
Todos, independentemente da idade, experiência ou nível de aptidão, têm a oportunidade de aprender e praticar o Muay Thai.
Faixas nas Artes Marciais
As artes marciais orientais são praticadas no Extremo Oriente há séculos, mas o sistema de cinturões é um fenômeno relativamente novo, com pouco mais de um século de idade.
Antes da introdução dos cintos, os artistas marciais entregavam certificados (ou diplomas) aos estudantes que tinham atingido um certo nível de conhecimento e habilidade.
Mas, na virada do século 20, um homem chamado Jigorō Kanō, mais conhecido como o fundador do judô, decidiu introduzir cintos coloridos em sua arte.
Esta não foi uma ideia completamente original, pois ele se inspirou em um sistema similar presente no jogo de tabuleiro japonês de go (semelhante ao xadrez), mas foi uma revolução no mundo das artes marciais.
O conceito por trás do sistema de cintos era permitir que os estudantes avançassem mais rapidamente, mas também permitir que os lutadores identificassem rapidamente o nível de conhecimento de seu oponente, levando assim a um campo mais nivelado no combate potencial.
As cores originais do Kanō eram azul, branco, marrom e preto, mas com o passar dos anos o sistema se tornou mais sofisticado e incluiu uma paleta maior de cores.
“Faixas” e Rankings em Muay Thai Tradicional
O sistema Kanō foi – de uma forma ou de outra – adaptado à maioria das artes marciais orientais, mas o Muay Thai é uma exceção.
O tradicional Muay Thai não tem um sistema de graduação, o que significa que não tem faixas. Os lutadores usam braçadeiras tradicionais – chamadas praciat ou prajead – mas elas não simbolizam uma classificação, são apenas peças simbólicas de equipamento e nada mais.
O Muay Thai, apesar de ser uma arte marcial, é percebido como um esporte de combate profissional na Tailândia, o que significa que os lutadores praticam o Muay Thai como um trabalho, para ganhar a vida, e não como uma arte específica. A “classificação” de uma pessoa é assim determinada pelas suas habilidades individuais, sua experiência e suas conquistas em torneios e lutas.
A graduação no Muay Thai é apenas uma reputação que um lutador tem, nada formal e nada muito específico. Os lutadores profissionais Muay Thai na Tailândia provavelmente ririam da menção de um sistema de ranking específico, já que a ideia é tão abstrata e desnecessária para eles.
Existe Graduação no Muay Thai?
Não existe graduação no Muay Thai, mas algumas escolas ocidentais possuem faixas e sistemas de classificação.
Enquanto a Tailândia evita explicitamente a ideia de um sistema de cintos, as escolas de Muay Thai Ocidental tendem a combinar o sistema tradicional de cintos Oriental com o Muay Thai ensinado em seus respectivos países e escolas. Esta é, como foi dito, uma prática comum entre as artes marciais orientais, portanto não é surpresa que os seguidores ocidentais tentem implementar estas tradições no Muay Thai.
Enquanto algumas escolas usam camisas ou shorts coloridos, a World Thai Boxing Association (WTBA), sediada nos EUA, combina as tradicionais braçadeiras com o sistema de cintos coloridos, tendo braçadeiras coloridas nas mãos dos lutadores.
A WTBA também tem um currículo específico e organizará exames promocionais para que os estudantes possam avançar para uma posição mais alta; assim, a WTBA conseguiu adaptar o Muay Thai a outras artes marciais orientais que usam um sistema similar (se não o mesmo).
As braçadeiras estão divididas em três grupos, com as cores organizadas de forma diferente das outras artes marciais. As fileiras de iniciantes têm apenas três cores, enquanto as fileiras avançadas consistem em seis cores, sendo a braçadeira preta a última entre elas.
Há também quatro fileiras de instrutores que combinam o preto com cores diferentes para significar o nível de um instrutor/mestre. Vejamos estas cores e classificações:
- Iniciante: branco, amarelo e laranja
- Avançado: verde, azul, roxo, vermelho, marrom, preto
- Instrutor: preto e branco, preto e vermelho, preto e prata, preto e ouro