Qual é a história do Karatê? Quais são suas origens? De onde veio o karatê? Quem o inventou? Aqui está a história do Karatê.
Qual a História do Karatê?
O karatê começou em Okinawa, Japão. Na época, as armas eram proibidas pelas forças japonesas, então os locais tinham que descobrir como se defender. Como resultado, eles inventaram o karatê, que significa “mãos vazias” em japonês.
Embora o karatê seja japonês, há muito pouca informação sobre de onde ele obteve sua influência. Uma lenda diz que ele veio da Índia há milhares de anos, e foi trazido à China por um monge budista com o nome de Bodhidarma.
Ele chegou para ensinar o Zen Budismo e um estilo de boxe que tornava o corpo e a mente fortes.
Quem Inventou o Karatê?
O karatê foi conhecido pela primeira vez como Te, um estilo de luta usado pelo povo das ilhas Ryukyu do Japão. Foi primeiramente ensinado por Sakugawa Kanga e Sokon Matsumura. Te era popular nas cidades de Shuri, Naha, e Tomari. Este estilo cresceria mais tarde e se tornaria o karatê dos tempos modernos.
Muitos acreditam que Gichin Funakoshi inventou o karatê em sua forma mais moderna. Nascido em Shuri, Okinawa em 1868, Funakoshi estava treinando sob os professores de Anko Itosu, e Yasutsune.
Como adulto, Gichin tornou-se um mestre em karatê. Como resultado, Hirohito, o príncipe herdeiro do Japão, visitou-o em Okinawa para uma demonstração pública. Mais tarde, ele desenvolveria o estilo do karatê shotokan, que é considerado o karatê moderno.
Quando Karatê foi Estabelecido?
O karatê remonta ao início do século XVI. Durante este tempo, o rei Shoha proibiu a posse de armas na ilha de Okinawa.
Como resultado, o clã Satsuma invadiu Okinawa e o karatê foi desenvolvido posteriormente para que as pessoas pudessem se defender com combate desarmado.
Gichin Funakoshi e seus seguidores estabeleceram a Associação Japonesa de Karatê em 1948 para promover o karatê. Em 1955, foi construída a primeira sede do dojo em Yotsuya, Tóquio. O karatê era hoje uma parte estabelecida da sociedade.
Popularidade do Karatê
Em 1949, a Associação Japonesa de Karatê (JKA) foi desenvolvida por Gichin Funakoshi, e seus seguidores.
Após a Segunda Guerra Mundial, os instrutores mestres da JKA emigraram para diferentes partes do mundo para ensinar karatê. A arte marcial então se espalhou em popularidade em todo o mundo.
O karatê Shotokan, fundado por Gichin, Funakoshi, é a forma mais popular de karatê praticada atualmente. Tem mais de 6 milhões de praticantes em 190 países. O karatê continua a crescer até hoje e é uma arte marcial popular utilizada para autodefesa.
Linha do Tempo do Karatê
O karatê começou como a arte marcial de Te, por volta de 1600s. Isto foi fortemente influenciado pela arte marcial chinesa kempo. A arte marcial seria ilegal no início, de modo que as pessoas teriam que praticar em segredo. No entanto, as coisas mudaram no século 20.
No início deste século, Anko Itosu, um antigo mestre de Te, recebeu permissão para praticar esta arte marcial em público.
Ele então ensinou Te nas escolas de Okinawan. O número de alunos cresceu, e um de seus alunos foi Gichin Funakoshi, que ajudou a fundar e popularizar o karatê moderno.
Gichin foi o primeiro Okinawan a introduzir o karatê no Japão. Em 1922, o Ministério da Educação japonês pediu a Gichin para ensinar em uma demonstração de artes marciais em Tóquio.
Gichin passou sua vida ensinando esta arte marcial e tornando-a acessível para que todos aprendessem.
A Organização Japonesa de Karatê foi criada em 1955. O que começou como uma demonstração para o povo de Tóquio transformou-se em uma organização credenciada. O desenvolvimento da organização ajudou a popularizar a arte em todo o mundo.
O karatê Gichin Shotokan é agora o estilo de karatê mais popular do mundo. Alguns praticantes famosos incluem o campeão de pesos pesados leves Lyodo Machina, que tem seu cinto preto de terceiro grau em karatê de shotokan. Seu irmão tem seu quarto, e seu pai Yoshizo tem seu sétimo na Associação Japonesa de Karatê no Brasil.
O karatê fará sua estréia nas Olimpíadas de Tóquio 2020. As pessoas vêm tentando introduzir as artes marciais nas Olimpíadas desde os anos 70. Em 2015, o Comitê Organizador apresentou a proposta de acrescentar o karatê aos Jogos Olímpicos de 2020.