O Mão de vaca no Jiu-Jitsu é uma trava de pulso e é normalmente aplicado agarrando a mão do adversário (palma da mão, costas da mão ou mesmo dedos), e dobrando e/ou torcendo-a. Uma regra aplicada a este ataque é que a articulação do cotovelo precisa ser bloqueada ou em extensão ou dobrada.
Como Funciona a Mão de Vaca no Jiu-Jitsu?
Normalmente esta trava é considerada perigosa e às vezes evitada por artistas marciais devido ao pouco tempo que a pessoa em apuros tem que bater até se machucar de fato.
Em um contexto competitivo é aplicada repentinamente e/ou com força e a “mão de vaca” pode causar lacerações ligamentares ou possivelmente até mesmo deslocamentos ou fraturas ósseas.
Além disso, esta forma de submissão no Jiu-Jitsu pode ser usada não apenas para forçar a batida, mas também para desviar a atenção do adversário, favorecendo a progressão em uma luta.
Para fins de autodefesa, os bloqueios de pulso são amplamente utilizados como forma de resistência à dor ou para escapar da pressão.
Mesmo sendo quase ignorado pelos lutadores de MMA devido às luvas e faixas ao redor do pulso, e quase não visto nas competições No-gi, este poderoso cadeado não deve ser esquecido ou subestimado.