No início do século XX, o esporte mais popular do cenário nacional era o remo, pelo menos até o futebol entrar em cena. Com a popularização do esporte, outras modalidades como basquete, vôlei, remo e atletismo foram perdendo cada vez mais seu espaço na prioridade do brasileiro.
Já na metade do século XX, o futebol era o esporte mais acompanhado no país, gerando o maior giro de capital em uma modalidade esportiva do que em muitas outras. Apesar disso, os amantes de outros esportes não desistiram de seus esportes e continuaram investindo e procurando novos entusiastas para apoiar as modalidades.
Foi desta forma que esportes como basquete, vôlei, atletismo e boxe conseguiram se manter firmes no mercado esportivo brasileiro. No cenário do basquete, o Brasil contou muito com um dos melhores jogadores do mundo para popularizar a modalidade.
Nos dias de hoje, o Brasil pode até ser conhecido como “O país do futebol”, porém, nosso país tem se desenvolvido cada vez mais em outros esportes. Para se ter ideia, nas últimas Olimpíadas, o Brasil conseguiu passar de 20 medalhas conquistadas, um feito que jamais tinha acontecido antes.
Essa evolução está tendo um impacto extremamente positivo no basquete brasileiro. Na última edição do mundial de clubes, o São Paulo chegou a grande decisão do torneio, mas acabou sendo derrotado pelo time espanhol Tenerife.
Entretanto, o resultado é uma grande demonstração do que o basquete nacional pode fazer com incentivo.
Hoje, você verá a história da evolução do basquete no Brasil, desde a chegada do esporte no país até o aumento significativo de sua popularidade.
Chegada do Basquete
A chegada do basquete no Brasil foi quase simultâneamente a chegada do futebol, porém a diferença de interesses foi enorme. Enquanto o futebol conquistava o coração de cada vez mais pessoas, que criavam clubes como Grêmio, Fortaleza, Palestra Itália, Flamengo e outros, o basquete foi ficando para trás.
Em 1896, um professor americano chamado Augusto Shaw veio para o Brasil com o objetivo de lecionar no Colégio Mackenzie, na cidade de São Paulo. Sua vinda para a cidade significou a introdução do basquete no Brasil.
Foi somente em 1912 que as primeiras competições de basquete foram acontecer. O primeiro clube do país que adotou a modalidade em sua instituição foi o América do Rio de Janeiro.
A primeira liga de basquete foi disputada em 1919, quando alguns clubes do Rio de Janeiro aderiram a modalidade, que teve o Flamengo como primeiro campeão. Três anos depois, foi convocada a primeira equipe que iria representar a seleção brasileira para disputar um mini torneio contra a Argentina e Uruguai, onde o Brasil se sagrou campeão.
Com o passar do tempo, o interesse pelo basquete foi aumentando gradualmente, até que o surgimento da maior estrela do basquete brasileiro movimentou as atenções dos brasileiros para o esporte.
Oscar Schmidt, a maior estrela do basquete nacional
Se no futebol o Brasil teve Pelé, no basquete tivemos Oscar Schmidt como a grande referência nacional. Oscar nasceu em 16 de fevereiro de 1958, época em que o Brasil conseguiu conquistar um tricampeonato mundial.
O ex-jogador de basquete cresceu acompanhando o sucesso da seleção nacional contra outros países que contavam com mais investimentos, o que acabou sendo crucial para sua preferência ao basquete.
Além disso, sua altura acabou fazendo com que Oscar tivesse mais oportunidades no basquete do que em qualquer outro esporte, tirando o vôlei, é claro.
Schmidt não é considerado o maior jogador brasileiro de todos os tempos à toa, sua carreira é detentora da maior marca de pontuação que um jogador conquistou na história do esporte, com incríveis 49.737 pontos! Superando até mesmo as grandes estrelas da NBA.
Em 1987, a seleção de Oscar viajou até os Estados Unidos para disputar os jogos Pan-americanos, e mais uma vez fez história. A seleção brasileira, liderada por Oscar, conseguiu bater a seleção americana em Indianápolis, sacramentando a primeira derrota do time americano em casa.
Todo esse talento atraiu a atenção de grandes franquias da NBA, o problema era que, na época, os jogadores não nascidos nos Estados Unidos deveriam escolher entre jogar a NBA ou defender sua seleção nacional. Oscar não pensou duas vezes e escolheu defender as cores do Brasil. Essa ação aumentou ainda mais a popularidade do cenário nacional.
O momento atual do basquete brasileiro
Após a aposentadoria de Oscar, o basquete brasileiro passou por altos e baixos, até que em 2008 as coisas começaram a mudar, foi criado o Novo Basquete Brasil, mais conhecido como NBB.
A criação da liga veio para substituir o antigo torneio que era disputado no Brasil, o novo formato procura se assemelhar com os padrões da famosa NBA. Esse investimento na modalidade tem atraído cada vez mais instituições para aderirem o basquete como uma de suas modalidades.
Os times de Flamengo e Franca são os mais bem sucedidos nessa nova era, entretanto, clubes emergentes como o São Paulo tem investido pesado para conquistar seu espaço no cenário.
Existem expectativas de que, nos próximos anos, a grande maioria das instituições com boas condições passem a fazer parte do basquete brasileiro. Caso essas previsões aconteçam, existem boas possibilidades de o Brasil se tornar uma grande potência no esporte, assim como já é no futebol e no vôlei.