Os exercícios de Crossfit exigem que seu corpo inteiro execute em sincronia. Não há movimentos de isolamento. Seu corpo superior e inferior devem estar na mesma página a fim de realizar um exercício com segurança. Qual é a ligação entre as duas metades do corpo? O núcleo.
Todos os movimentos têm origem no core. Se você tiver um core fraco, não será capaz de executar corretamente muitos dos levantamentos olímpicos no CrossFit. Mas, o mais importante, você estará se colocando em risco de se machucar.
Se você quiser maximizar seu desempenho e resultados durante os exercícios no CrossFit, seu core deve ser uma prioridade. Fortalecê-lo vai além dos abdominais. Vamos dar uma olhada nos músculos que compõem o core, nos benefícios de ter um core forte e nas maneiras fáceis de melhorar sua força.
Como Funciona o Core no Crossfit?
Antes de saltarmos para os benefícios de um core forte nos treinos CrossFit, vamos esclarecer a que se refere esse termo. A maioria das pessoas acredita que o core se refere à frente de seus abdominais. Esta é apenas uma parte do que compõe o núcleo. Os principais músculos que formam o core inteiro são os seguintes:
- Rectus Abdominus: Os clássicos músculos de seis músculos de abdômen. Esta longa faixa de músculo está localizada na frente e no centro.
- Abdominus Transverso: A camada mais profunda de tecido muscular do núcleo, o abdômen transversal está localizado abaixo do reto abdominal e corre dos quadris, através das costelas e se enrola ao redor. Você pode pensar nisso como um cinto de músculo.
- Oblíquos internos e externos: Isto é tecido muscular que corre ao longo de suas costelas.
- Multifidus: Um músculo fino, especialmente quando comparado ao abdominal transverso, que corre ao longo da coluna vertebral e ajuda a estabilizá-lo.
- Erector Spinae: Outro músculo baseado no spin, o erector spinae faz mais do que estabilizar, ele também permite que você gire e gire de um lado para o outro.
- Músculos do assoalho pélvico: Localizados dentro do osso pélvico, estes músculos são importantes para o controle da bexiga. (nos ajuda a evitar acidentes relacionados à urina/sobre o intestino)
Embora estes sejam os músculos primários que compõem o core, os glúteos, os flexores de quadril e a parte inferior das costas também devem ser levados em conta durante os exercícios para garantir uma força e estabilidade bem balanceadas.
Benefícios de um Core Forte
O fortalecimento do core traz o benefício óbvio de ter um estômago magro e sexy; um estômago que lhe dará muita atenção durante a estação da praia. Fora da estética, ter um núcleo forte tem uma série de benefícios funcionais, especialmente para seus treinos,
- Elimina a sobrecompensação: Como o core é o elo para a parte superior e inferior do corpo, você verá que a supercompensação muscular diminui. Quando um músculo mais forte começa a pegar a folga para um músculo mais fraco, isto é chamado de sobrecompensação. Obter um melhor equilíbrio entre os grupos musculares significa que você não terá que se preocupar com uma parte do corpo atrasada por força ou estética.
- Ajuda a controlar os movimentos funcionais: Como mencionado acima, todos os movimentos têm origem no núcleo. Além disso, há muitos exercícios que dependem do núcleo para o equilíbrio. Para dominar os movimentos funcionais e todos os exercícios CrossFit, como o suporte de parede ou a limpeza e a prensagem, é necessária a força do núcleo. O foco no fortalecimento de seu núcleo garantirá que você seja capaz de completar sua prancha sem problemas.
- Menor risco de ferimentos: Mais importante, quando você tem um núcleo forte, você reduz seu risco de ferimentos. Exercícios Crossfit não são brincadeira. Eles dependem de muitos elevadores de estilo olímpico que podem facilmente causar danos quando realizados de forma incorreta. Um núcleo forte garante que seu corpo seja capaz de desnudar a carga e estabilizar-se durante estes exercícios.